IPBeja - Fórum para o Desenvolvimento
IPBeja > Fórum para o Desenvolvimento

Temas

Quais os sectores estratégicos que devem ser considerados como orientadores e que permitirão posicionar territorialmente num contexto nacional e transnacional?

Quais devem ser considerados, ao nível da região, os recursos onde se deve investir?

Para que áreas devem convergir os projectos estruturantes e como estabelecer parcerias que os rentabilizem?
Em que sectores se deve desenvolver investigação aplicada e, por fim, em que áreas se deve potenciar a empregabilidade dos recursos humanos da região?

 

A definição de uma estratégia territorial visa obrigatoriamente a análise do potencial associado a:

  • sectores estratégicos de desígnio nacional com relevância internacional;
  • oportunidades e necessidades da Região Alentejo e, em particular, do“triângulo de desenvolvimento” Sines-Alqueva-Aeroporto de Beja;
  • dos recursos, know-how e da capacidade instalada de cada uma das instituições que operam neste território, ou que com ele interagem, e na capacidade para potenciar essa mais valia.

Da análise dos diversos documentos ressaltam algumas áreas estratégicas (v. fig.)


Sectores estratégicos na óptica do PRIAlentejo, PROT e Impactes previsíveis do
projecto de Fins Múltiplos do Alqueva na configuração dos recursos humanos do Alentejo

 

Destacamos na primeira edição deste evento os seguintes: Tecnologias e Industrias Criativas, Turismo e Sustentabilidade Territorial, que servirão de base ao Seminário que será realizado onde serão conhecidos bons exemplos de negócios e de projectos já desenvolvidos na região ou com potencial para o serem no futuro.

A estas temáticas acrescem certamente outras que resultarão dos contributos, parcerias de trabalho que se irão construindo ao longo deste fórum, nomeadamente da relação que o IPBeja já estabeleceu com os interventores prioritários neste território.

 

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica