IPBeja - Serviços de Tecnologias de Informação
IPBeja > Serviços Centrais do IPBeja > Serviços de Tecnologias de Informação

 

Serviços Federados

Actualmente as instituições possuem vários serviços que são fornecidos aos seus utilizadores perante a realização de um mecanismo de autenticação. Como consequência os utilizadores têm que efectuar uma gestão alargada das suas credenciais de acesso aos diversos recursos 'web'.

É com vista a ajudar a que essa gestão seja minimizada que surgem as infra-estruturas de autenticação e autorização. Estas infra-estruturas, simplificam o processo de acesso a esses recursos, com base no conceito de gestão de identidades federadas. Este conceito assenta no princípio de que um utilizador ao aceder a um recurso que lhe é disponibilizado, é autenticado com base em credenciais na sua instituição de origem, e é autorizado com base em atributos por ela disponibilizados de uma forma segura e confidencial.

Para aceder aos serviços federados, será remetido para uma página de login, onde lhe será pedido para se autenticar.

As suas credênciais são, no caso dos alunos, as mesmas que usam para entrar nas salas de aulas. No caso de funcionários docentes ou não docentes, o login é o mesmo da sua conta de email.

 

Serviços Disponibilizados

 

MS Imagine Store

  

  
"Microsoft Imagine" é um serviço que a Microsoft disponibiliza aos alunos e funcionários do IPBeja que permite a aquisição de software variado a custo zero. A Microsoft alterou a forma de disponibilizar o software, sendo que pode agora ser acedido através deste link.
Atenção: Para efectuar o 'login' correctamente, siga estas instruções.

 

google apps

  
 
O "Google Apps for Education" oferece um conjunto gratuito de ferramentas personalizáveis que permitem que professores, funcionários e estudantes trabalhem em grupo e aprendam de forma mais eficiente.Veja as ferramentas disponíveis neste serviço.
 

colibri


O COLIBRI é um Ambiente de Colaboração WEB sofisticado. Disponibiliza ferramentas para a realização de aulas, reuniões ou trabalhos de grupo para professores e alunos através da Internet. Permite a realização de sessões sincronas ou visonamento posterior das mesmas, integrado com ferramentas de e-Learning utilizadas nas Instituições ligadas à RCTS.

Pode aceder ao serviço neste link.

 

filesender


Desde o início do ano a FCCN tem activo um serviço vocacionado para o envio de ficheiros de elevada dimensão designado de Filesender.

O serviço é de uso gratuito para as instituições participantes na federação de serviços RCTS. O Filesender serve para enviar e armazenar temporariamente ficheiros de grande dimensão, tendo sido testado com ficheiros até 12 GB.

O Filesender, de utilização gratuita, destina-se a utilizadores federados da RCTS, como professores, funcionários ou alunos, sendo um software suportado pela comunidade académica Europeia, nomeadamente, em especial, pelas seguintes organizações: AARNet, HEAnet, SURFnet e UNINETT. Esta instância do Filesender em particular está instalada em datacenter, servidores e storage geridos pela FCCN.

Instruções de configuração e utilização: https://filesender.fccn.pt/help.php

b-on


A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de milhares periódicos científicos e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.

Pode aceder aos diversos sites com integração nos serviços federados através da página do serviço de Mobilidade b-on

authenticus


O Authenticus tem como objetivos:

• associar de forma automática autores de publicações a investigadores e instituições portuguesas
• permitir que os investigadores, de forma simples e eficaz, confirmem ou anulem as publicações que lhe foram associadas
• ajudar os investigadores a propagarem as suas publicações para repositórios da sua instituição, ou da FCT, evitando a inserção manual em múltplas entidades
• fornecer indicadores bibliométricos centrados no investigador, na área científica, ou na instituição
• fornecer aos investigadors e instituições interfaces especializadas para acesso à sua informação

Pode aceder ao Autheticus em: https://authenticus.up.pt/pt

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica