IPBeja - Serviços de Tecnologias de Informação
IPBeja > Serviços Centrais do IPBeja > Serviços de Tecnologias de Informação

 

e-U  eduroam

Iniciativa e-U

A iniciativa e-U (Universidade Electrónica) tem como objectivo disponibilizar uma rede de comunicações móveis, conteúdos, aplicações, serviços aos estudantes e professores do ensino superior para permitir o acesso e partilha de conhecimento.

É permitido o acesso à universidade electrónica aos alunos e professores de uma instituição e-U (Universidades e Institutos portugueses, públicos e privados). Cada instituição e-U tem vários serviços disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano, garantindo também a mobilidade local assim como nacional.

Para informações sobre a iniciativa e-U consultar em www.e-u.pt .

 

Serviço de Mobilidade e-U / Eduroam

O projeto eduroam (Education Roaming) tem por objetivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários.

Em Portugal o eduroam tem vindo a ser tratado no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual, projecto parcialmente financiado pelo governo português, através do programa Plano de Acção para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e desenvolvido e mantido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).  

A e-U Campus Virtual visa a massificação do acesso online a conteúdos académicos, assim como o uso das tecnologias de acesso wireless, através do desenvolvimento de serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis dentro e fora da Universidade, para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentivam e facilitam a produção, acesso e partilha de Conhecimento. Esta iniciativa pretende congregar todas as redes das diferentes instituições de ensino superior, criando assim uma rede académica do tipo "anytime, anywhere".  

O interesse no alargamento do eduroam a outras comunidades fora das fronteiras Europeias tem sido cada vez mais evidente, havendo já como resultado desse crescente interesse um primeiro eduroam não Europeu na Austrália.

Para obter informação das instituições aderentes ao eduroam em Portugal, utilize o mapa do lado esquerdo. Para informação das instituições eduroam internacionais, consulte o sitio eduroam.pt. 

 

 

 

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica