IPBeja - Serviços de Tecnologias de Informação
IPBeja > Serviços Centrais do IPBeja > Serviços de Tecnologias de Informação

Com o objectivo de modernizar as comunicações de voz no seu campus, o Instituto Politécnico de Beja participa no projecto RCTS VoIP. Este projecto é coordenado pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e tem como objectivo a implementação de um serviço de de voz sobre IP (VoIP) entre as Instituições de Ensino Superior do País.

A implementação desta tecnologia no campus do IPBeja oferece vários benefícios, nomeadamente:

  • Redução de custos nas comunicações de voz.

    Redução nos tarifários já que as chamadas VoIP são substancialmente mais baratas.
    Encaminhamento de chamadas para diferentes operadores através da rota de menor custo.
    As chamadas entre todas as instituições participantes no projecto RCTS VoIP são directas, sem passar por qualquer operador de voz e isentas de custos directos.

  • Simplificação e a modernização da infraestrutura de comunicações de voz através da convergência das redes de dados e voz.

    Deixa de existir toda a infraestrutura e cablagem da rede analógica de voz bem como a sua manutenção que passa a ser executado como outro qualquer serviço de rede e Internet.

  • Associação de funcionalidades avançadas ao serviço de voz.

    O utilizadores passam a dispor de serviço de voicemail e os serviços do IPBeja de centros de atendimento automático e reencaminhamento de chamadas.
    Sendo um serviço de rede pode ser ser acedido em qualquer local, seja na rede interna do IPBeja como pela Internet, utilizando uma aplicação VoIP no computador, tablet ou smartphone.

  • Maior segurança.

    Encriptação de tráfego de VoIP.

O Instituto Politécnico de Beja foi uma das primeiras instituições de ensino superior do país a migrar toda a infraestrutura de voz para o novo sistema RCTS VoIP e conta já com cerca de 300 terminais VoIP instalados.

Consulte a página da FCCN para mais informações sobre o projecto RCTS VoIP.

O que é a Voz sobre IP (VoIP).

 
©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica