IPBeja - Serviços de Tecnologias de Informação
IPBeja > Serviços Centrais do IPBeja > Serviços de Tecnologias de Informação

 

A criação das contas para acesso à rede eduroam é da responsabilidade da instituição de origem do utilizador. Por este motivo cada utilizador deverá solicitar o acesso aos serviços de informática da respetiva instituição. Se já tem acesso na instituição de origem à rede e-U/eduroam então deverá seguir para o ponto número 2 da seguinte lista, caso contrário continue a ler.

A configuração da rede Eduroam poderá ser automática ou manual. Sugerimos para o utilizador típico a configuração automática, no entanto existem dispositivos onde tal não e possível, obrigando a efetuar uma configuração manual, se este é o seu caso continue a ler no ponto número 3.

1) Configuração automática da rede Eduroam

Qualquer utilizador do IPBeja tem acesso à rede Eduroam. Para efetuar a configuração automática no seu dispositivo clique na imagem seguinte para aceder à pagina de descargas do software de configuração:

Ao abrir a página web selecione o perfil de utilizador (student, staff ou faculty), seguido de clique no botão de descarga "Faça download do seu instalador eduroam"  para o sistema operativo que foi detetado. Se o sistema operativo não corresponde ao que tem instalado no seu dispositivo, clique no link "Todas as plataformas" para escolher outras alternativas. Se ainda assim continua sem haver correspondência poderá tentar a versão mais aproximada possível ou proceder à configuração manual da rede Eduroam.

 

Após conclusão da descarga, abra o menu e clique em "Abrir" para correr o programa de configuração automática. Como alternativa poderá abrir a pasta onde se encontra o ficheiro (ex: pasta de "Transferências") e faça duplo clique no mesmo.

 

Ao iniciar a aplicação surge a janela de boas-vindas. Clique no botão "Seguinte" para iniciar a instalação.

 

Clique em "Ok" na janela de informação do instalador e na janela de "Credenciais do utilizador" preencha os campos com os dados que lhe foram atribuídos e clique no botão "Instalar". A terminação do username deverá estar de acordo com o tipo de perfil escolhido inicialmente, por exemplo no caso de faculty deverá terminar em @faculty.ipbeja.pt.

 

O processo de instalação finaliza ao surgir a janela de "Instalação concluída".  Para terminar clique no botão "Concluido". Após este processo devera estar ligado á rede Eduroam. Para outros sistemas operativos poderá utilizar como guia o modelo apresentado nesta pagina. 

Em caso de dificuldades:

  • Verifique que o sistema operativo do seu dispositivo esta atualizado para a ultima versão.
  • Verifique se a hora e a data do seu dispositivo estão corretas.
  • Verifique se o seu dispositivo tem um botão para ligar e desligar a rede sem fios (placa de rede sem fios).
  • Verifique se tem a sua password válida (num outro dispositivo tente aceder a serviços institucionais  como por exemplo o Correio Eletrónico, portal dos Académicos, computadores institucionais, etc,).
  • Verifique que está a introduzir corretamente o seu utilizador no configurador automático. Respeite o formato Nome do Utilizador seguido de uma das seguintes terminações @stu.ipbeja.pt, @staff.ipbeja.pt, ou @faculty.ipbeja.pt. Por exemplo 4747@stu.ipbeja.pt.
  • Se nenhuma das sugestões anteriores resolveu o seu problema de ligação à rede Eduroam queira contactar os serviços dos STI, ou dirija-se ao Centro de Atendimento dos STI localizado no Edifício da Escola Superior Agrária (ESA).

 

2) Utilizadores externos com rede Eduroam configurada pela Instituição de origem

Os utilizadores externos com rede Eduroam configurada pela instituição de origem geralmente não necessitam de efetuar alterações para terem acesso nas instalações do IPBeja. Em caso de dificuldade queira contactar os serviços dos STI, ou dirija-se ao Centro de Atendimento dos STI localizado no Edifício da Escola Superior Agrária (ESA)..

 

3) Configuração manual da rede Eduroam

  • Guia em PDF para Sistema Operativo Windows :

http://www.ipbeja.pt/servicos/sti/Documents/wireless_eduroam.pdf

  • A configuração para Windows e MacOSX podem ser encontradas em:

http://www.ipbeja.pt/servicos/sti/Documents/wireless_eduroam.pdf

http://www.youtube.com/watch?v=Pxwer6l_m14

http://www.youtube.com/watch?v=m9g5MasSqsk

  •  Guia em PDF para iPhone e Android:

 Android

 iPhone 

  • Outras características técnicas da rede wireless do IPBeja
    • Tipo de segurança/security type -  WPA2-Enterprise;
    • Tipos de encriptação/encryptation type - AES;
    • Métodos de autenticação suportados/EAP type - PEAP (Protected EAP));
    • Modos de autenticação (inner) - EAP-MSCHAPv2;
    • Normas wireless disponíveis 802.11a/b/g/n/ac.

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica