IPBeja - Serviços de Tecnologias de Informação
IPBeja > Serviços Centrais do IPBeja > Serviços de Tecnologias de Informação

E-learning 

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle é um software de gestão de disciplinas (Course Management System - CMS) livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

O programa é gratuito e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC. É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reune programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e usuários de todo o mundo. Encontra-se disponível em diversos idiomas, inclusive em português.

O IPBeja adaptou a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também é utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação e até desenvolvimento de projetos.

A partir do ano lectivo 2011/12, foi criado um servidor único para as Escolas do Instituto.
Neste servidor serão criadas todas as disciplinas a começar em Setembro de 2011, ficando os antigos servidores de Moodle para as disciplinas que ainda não terminaram (para cursos que são transversais aos anos lectivos: Mestrados, etc.)

Para quem estiver interessado em importar as disciplinas dos moodles antigos para o novo, pode seguir as instruções de como fazer no seguinte documento:
http://www.ipbeja.pt/servicos/sti/paginas/moodle_bk.aspx


Outros aspectos relevantes:

- O que alterou dos antigos Moodles para o novo?
O novo Moodle passa a integrar todas escolas num único sistema, que anteriormente estavam em sistemas separados. Desta alteração resultou uma redução de custos com a infraestrutura de funcionamento e de gestão do sistema. Em termos mais técnicos, a alteração mais importante para o utilizador (além do novo endereço de internet) foi o processo de autenticação.

Os alunos e docentes podem aceder a este serviço utilizando o seu login e password institucional.
No caso dos docentes, devem utilizar as mesmas credenciais usadas para acesso ao correio electrónico, computadores dos gabinetes, etc.
No caso dos alunos, devem utilizar as credenciais institucionais constituídas pelo código do curso seguido do nº  de aluno (ex: 911910234), que já utilizam para acesso aos computadores das salas de aula. A password é inicialmente dada a conhecer ao aluno pelos serviços académicos (no acto da matrícula).

Os alunos passam a utilizar o email institucional (ex: 911910234@alunos.ipbeja.pt) para a troca de mensagens através do Moodle. Além do Moodle, todas as comunicações por email entre o IPBeja e os alunos é efectuada com recurso a esse email.

- Que novas funcionalidades existem?
Por haver um mecanismo de autenticação integrado com o novo Moodle, os utilizadores passam a receber alertas de expiração de password através desta plataforma, além dos alertas já recebidos através dos computadores das salas de aula.
O novo Moodle tem integrado um sistema de conferência para realização de aulas à distância baseado em video e áudio em tempo real.

- Quais os endereços de Internet para acesso aos Moodles do IPBeja?

Novo Moodle (desde 2011/12):

cms.ipbeja.pt

Moodles antigos (até 2010/11):

Escola Superior Agrária
Escola Superior de Educação

Escola Superior de Saúde

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica