IPBeja - Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico
IPBeja > Serviços Centrais do IPBeja > Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico

 

Apresentação – Nota do Presidente

A Estratégia “Europa 2020” aponta o caminho a seguir, tendo em vista um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Os esforços coletivos de todas as partes interessadas, governamentais e não-governamentais, serão decisivos para fazer desta visão uma realidade.
Em cada território o papel ativo, e em rede, de cada agente é fundamental, e se, simultaneamente se assumir que qualquer processo de inovação e de crescimento está diretamente indexado ao capital social disponível, facilmente se constata o valor e a importância que a educação e os processos de formação e qualificação têm para o desenvolvimento socioeconómico.
O Ensino Superior Politécnico tem induzido desenvolvimento pela inovação, pela transferência de conhecimento adaptado às especificidades do território e às suas atividades tradicionais (e.g. agricultura, têxteis, património), potenciando a fixação de jovens quadros e a criação de empresas. Simultaneamente, e não menos importante, têm contribuído para a preservação da cultura local e capacitação competitiva das regiões no contexto global.
O IPBeja é uma instituição preparada para se adaptar, aproveitar e potenciar as oportunidades económicas e sociais que se colocam ao seu território e ao mundo. Somos uma comunidade académica jovem e empenhada. Temos condições infraestruturais únicas num campus que agrega as quatros unidades de formação e investigação em que nos estruturamos: a Educação, a Agricultura, a Saúde e a Tecnologia e Gestão. Acrescem os campos laboratoriais e de experimentação agrícola, três residências e a ligação direta à vasta zona de lazer e de atividade física que nos circunda. Estas condições infraestruturais e de investigação são fator de atração e de visita constante por inúmeros investigadores, docentes e alunos não nacionais, orgulhando-nos uma das instituições de ensino superior a nível regional que, nos últimos anos, apresentou níveis de mobilidade internacional de alunos acima da média.
A vitalidade de qualquer território e de qualquer instituição depende estruturalmente dos seus recursos humanos e das suas lógicas de vivência, de governação e de criação coletiva e individual. Devemos todos e cada um de nós, empresas, autarquias, escolas, associações e demais autoridades públicas e privadas, reforçar o trabalho conjunto cumprindo o desígnio de tornarmos o nosso território - mais próximo ou mais longínquo - mais dinâmico e com capacidade adicional de assegurar a empregabilidade dos recém diplomados, de aceitar as novas ideias de negócio, de enquadrar a dinâmica de mudança.
Devemo-nos orgulhar dos índices de empregabilidade dos nossos alunos; do potencial de empreendedorismo existente, e reforçado recentemente, pela criação de uma incubadora de empresas; dos laços estreitos que nos unem às empresas âncora do Alentejo no setor agroalimentar; do potencial de aproveitamento da água e do sol, riquezas e fontes de energia únicas; e das relações privilegiadas que temos com as regiões transfronteiriças, com os países de língua oficial portuguesa, com todo o espaço europeu e, também, com Macau.
Somos uma academia profundamente comprometida com a dimensão social, conscientes da função social da educação e do papel de acompanhamento personalizado e ajustado a cada caso, a cada aluno. Temos para o efeito uma vasta equipa de apoio social e psicossociológico que tem feito, e continuará a fazer, um trabalho imprescindível e que ajuda a consolidar essa imagem que nos distingue: uma instituição próxima de todos!
Situado numa cidade e numa região com atrativos e riquezas patrimoniais e culturais únicas no mundo, o IPBeja, em continuidade com o assumido e concretizado no anterior Plano Estratégico de 2010-2013, pugna pelo cumprimento do desígnio coletivo da assunção da excelência, da credibilidade, da qualidade e da inovação na educação, na investigação aplicada, na prestação de serviços, no desenvolvimento regional e nacional!

Na atualidade, este PE 2014-17 assume particular importância na medida em que o IPBeja, à semelhança das restantes instituições de ensino superior, abraça o desafio imposto por diretrizes políticas governamentais de reorganização da rede nacional de ensino superior. Mais do que nunca, a estratégia deverá ser tida como fulcral para decisões futuras, na medida, em que se baseia nos pilares, passados e presentes, garantes do património científico do IPBeja mas, simultaneamente, indica qual o caminho a seguir, consensualmente assumido por todos, para inovar.

Assumimos como fulcral para o sistema de ensino superior em Portugal:

• a consolidação de um sistema de ensino superior sustentado num modelo binário;
• a garantia de uma dinâmica de funcionamento do ensino superior devidamente articulada com os ciclos educativos, básico e secundário, e em complementaridade, com a opção estratégica de oferta de perfis formativos diferenciados (de cariz mais científico/humanístico ou mais profissionalizante);
• a defesa de uma rede de ensino superior promotora da coesão e desenvolvimento regionais que garanta uma oferta educativa para todos e de proximidade.

Em suma, somos defensores de um Ensino Superior que garanta uma oferta de formação diferenciada, estruturada segundo um modelo binário, e fortemente comprometido com os cluster de competitividade regionais.

É de acordo com estes pressupostos que o IPBeja desenvolverá a sua ação nos próximos 4 anos!

Vito Carioca
Presidente do Instituto Politécnico de Beja

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica