Competências
Compete ao Setor Financeiro, zelar pela qualidade na elaboração e execução do orçamento, da contabilidade, no controlo da legalidade, regularidade e economia da administração financeira do IPBeja. Assegurar o reporte da informação financeira para as diversas entidades internas e externas. Promover um sistema de informação para a gestão, de modo a definir padrões de rendibilidade dos serviços. Promover e coordenar a elaboração de estudos de carácter económico e financeiro.
Definir e propor os critérios que garantam o cumprimento dos princípios contabilísticos, fiscais e de controlo interno geralmente aceites, no âmbito dos diversos circuitos internos com impacto contabilístico.
Compete, ainda:
- Produzir de informação prospetiva, na área financeira, para auxílio na tomada de decisões por parte dos órgãos de gestão;
- Elaborar dos mapas económico-financeiros de planeamento anual, proposta de orçamento e relatório de gestão;
- Realizar estudos técnico/contabilísticos e a gestão orçamental interna
- Efetivar e controlar as transferências internas;
- Controlar a execução do orçamento;
- Cabimentar e comprometer os contratos de pessoal, empreitadas e aquisição de bens e serviços;
- Assegurar a aplicação das normas legais, das instruções tutelares e das diretivas do órgão de gestão, na atividade económico-financeira da Instituição;
- Proceder à análise e controlo dos princípios contabilísticos, nas vertentes orçamental e patrimonial, de acordo com o Sistema de Normalização Contabilística para Administrações Públicas - SNC-AP aplicável;
- Proceder à análise e controlo, relativamente à aplicação, a todo o perímetro da consolidação de contas, das regras e procedimentos de controlo interno, ao nível da contabilidade, património e de tesouraria;
- Assegurar o cumprimento das obrigações fiscais e declarativas;
- Analisar e controlar a aplicação dos princípios contabilísticos, das regras e procedimentos;
- Realizar a conciliação bancária dos movimentos contabilísticos e de tesouraria;
- Proceder a todos os trabalhos necessários à elaboração das Demonstrações Financeiras;
- Processar toda a faturação inerente aos processos de despesa;
- Apurar, validar e entregar toda a documentação necessária ao cumprimento das obrigações fiscais e declarativas;
- Proceder à elaboração da consolidação de contas;
- Processar a faturação de serviços e bens ao exterior;
- Controlar as contas correntes de clientes.