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Competências

Compete ao Setor Financeiro, zelar pela qualidade na elaboração e execução do orçamento, da contabilidade, no controlo da legalidade, regularidade e economia da administração financeira do IPBeja. Assegurar o reporte da informação financeira para as diversas entidades internas e externas. Promover um sistema de informação para a gestão, de modo a definir padrões de rendibilidade dos serviços. Promover e coordenar a elaboração de estudos de carácter económico e financeiro.
Definir e propor os critérios que garantam o cumprimento dos princípios contabilísticos, fiscais e de controlo interno geralmente aceites, no âmbito dos diversos circuitos internos com impacto contabilístico.
Compete, ainda:

  • Produzir de informação prospetiva, na área financeira, para auxílio na tomada de decisões por parte dos órgãos de gestão;
  • Elaborar dos mapas económico-financeiros de planeamento anual, proposta de orçamento e relatório de gestão;
  • Realizar estudos técnico/contabilísticos e a gestão orçamental interna 
  • Efetivar e controlar as transferências internas;
  • Controlar a execução do orçamento;
  • Cabimentar e comprometer os contratos de pessoal, empreitadas e aquisição de bens e serviços;
  • Assegurar a aplicação das normas legais, das instruções tutelares e das diretivas do órgão de gestão, na atividade económico-financeira da Instituição;
  • Proceder à análise e controlo dos princípios contabilísticos, nas vertentes orçamental e patrimonial, de acordo com o Plano Oficial de Contabilidade aplicável;
  • Proceder à análise e controlo, relativamente à aplicação, a todo o perímetro da consolidação de contas, das regras e procedimentos de controlo interno, ao nível da contabilidade, património e de tesouraria;
  • Assegurar o cumprimento das obrigações fiscais e declarativas;
  • Analisar e controlar a aplicação dos princípios contabilísticos, das regras e procedimentos;
  • Realizar a conciliação bancária dos movimentos contabilísticos e de tesouraria;
  • Proceder a todos os trabalhos necessários à elaboração das Demonstrações Financeiras;
  • Processar toda a faturação inerente aos processos de despesa;
  • Apurar, validar e entregar toda a documentação necessária ao cumprimento das obrigações fiscais e declarativas;
  • Proceder à elaboração da consolidação de contas;
  • Processar a faturação de serviços e bens ao exterior;
  • Controlar as contas correntes de clientes.

 

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Ficha Técnica