Constança Almeida. Estudante do IPBeja em Macau.

"Caros colegas,

Chamo-me Constança Almeida, tenho 34 anos e adoro viajar, contactar com novas culturas, com outros idiomas, fazer da vida uma verdadeira experiência. Estou a terminar a minha licenciatura em Gestão de Empresas na ESTIG em Beja, depois de ter terminado mais duas licenciaturas anteriormente. Esta história dos intercâmbios e dos programas de mobilidade já não é nova para mim. Aquando da licenciatura de Turismo, também na ESTIG, tive a felicidade de participar em dois programas de intercâmbio, o primeiro na Universidade Politécnica de Valência e o segundo na Universidade Kodolanyi Janos Foiskola na Hungria.

As experiências foram óptimas mas todas pela nossa Europa, eis que estava eu a ler informação dos programas de intercâmbio mais uma vez, e, me apercebo da oportunidade Macau, sim Macau, uma antiga colónia portuguesa algures no continente Asiático. Pensei que seria uma grande ousadia dados os enormes custos que iria ter de suportar  mas nada como ler toda a informação primeiro e só depois tirar conclusões.

Uma viagem de avião Lisboa- Macau que de certa forma foi comparticipada pela bolsa dada pelo Instituto Politécnico de Beja, no valor de 500€, uma bolsa mensal em patacas dada pelo Instituto Politécnico de Macau que é suficiente para as nossas necessidades quotidianas e ainda alojamento gratuito, apenas temos o encargo da electricidade.

O campus fica localizado numa zona central de Macau, a residência, escola e cantina ficam todas situadas no mesmo campus, têm também um ginásio que pode ser utilizado gratuitamente pelos alunos.

Em relação às aulas, são em inglês, neste sentido, será bom que o teu nível de inglês seja pelo menos médio para que possas acompanhar as aulas. Os docentes são muito acessíveis mas o sistema é diferente do que estamos habituados! Pontos a considerar: assiduidade, só se pode ter 30% de faltas a cada disciplina, as aulas geralmente são de 3h apenas com um intervalo de 15m, temos quase sempre trabalhos de casa, avaliações em sala de aula e um mid term teste a cada disciplina. Todos este elementos geralmente somam 50% da avaliação que vai juntar-se aos 50% do exame final, para a média final. De certa forma, o sistema de ensino é preparado de modo a que estejamos sempre ocupados com as actividades escolares. Mas afinal é o que nós somos, Estudantes !

Embora o português seja um dos idiomas oficiais de Macau praticamente não se encontra ninguém que fale português, mas o inglês será suficiente. A comida, na cantina maioritariamente come-se arroz, mas nos supermercados podem-se encontrar os mais variados ingredientes para confeccionar comida tradicional portuguesa.

Nada como vir até cá,  por isso, atreve-te a aproveitar esta oportunidade também :)

Constança Almeida

Macau, 2015