IPBeja - Newsletter
IPBeja > IPBeja Newsletter > IPBeja Newsletter > IPBeja Newsletter

 
 

 

IPBEJA NEWSLETTER  

Livro de Estilo

APRESENTAÇÃO

. IPBeja Newsletter é uma newsletter mensal de informação geral e atualização permanente, orientada por critérios de rigor, isenção, transversalidade à instituição, com o objetivo de divulgar conteúdos que evidenciem o IPBeja como instituição de ensino superior ao serviço da sociedade, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.


. As opções editoriais são definidas sem hierarquias prévias entre as diversas unidades orgânicas, departamentos, áreas de conhecimento e outras estruturas, numa constante disponibilidade para o estímulo dos acontecimentos e situações que valorizem o IPBeja como instituição de Ensino Superior Politécnico.


. O IPBeja Newsletter considera que a existência de uma opinião pública atenta, ativa, participativa e informada sobre a atividade do IPBeja é condição fundamental para o entendimento da sua importância e responsabilidade como instituição de Ensino Superior Politécnico dentro das suas atribuições, num contexto regional e nacional.


. Uma breve nota para orientar o leitor na compreensão da estrutura do IPBeja Newsletter: o campo do “Destaque” que pretende dar relevância a notícias consideradas como estruturais e estratégicas ao IPBeja; o que vai ter lugar no próximo mês encontra-se em “Eventos a Seguir”; o que ocorreu no mês passado é tratado nas “Notícias Recentes”. O campo “Mais Notícias” tem como objetivo estabelecer ligação para micro-sites do IPBeja onde o serviço a que corresponde disponibiliza mais informação. O “Editorial” é redigido por um convidado diferente cada mês, com responsabilidades na Instituição e cujo contributo é relevante e oportuno pela visão que tem sobre a mesma.


. O IPBeja Newsletter assume-se como mais um canal de comunicação institucional do IPBeja integrado com as restantes redes sociais ao serviço desta Instituição.


. Por fim, os leitores são convidados a fazer chegar à Coordenação do IPBeja Newsletter todas as sugestões, críticas, comentários com vista a enriquecer o propósito deste meio de comunicação interno e externo do IPBeja.

 

NORMAS GERAIS

1.       Componentes da notícia

 

a)      Títulos

. Síntese precisa; poucas palavras; informação mais relevante do texto; curtos; claros; directos

. Não há antetítulos, nem pós-títulos;

. Título com o objetivo permitir que o essencial da notícia seja imediatamente percetível;

2.       Recolha e seleção da informação

. A origem das notícias a divulgar no IPBeja Newsletter surge por meio de duas vias: a) Identificação, recolha e seleção feito diretamente pelo GiCom de conteúdos considerados de interesse estratégico para o IPBeja; b) Pedido de divulgação de notícias pelos órgãos dirigentes, estruturas internas, docentes e alunos com base no formulário disponível para o feito.

 

. O pedido de divulgação de notícias deverá ser feito através de formulário a disponibilizar brevemente (neste momento o pedido de divulgação é feito para o gicom@ipbeja.pt) até ao dia 15 do mês anterior à divulgação da newsletter.

 

. O envio das notícias não vincula a sua publicação.

 

. A seleção final das notícias a constar em cada número assenta em dois princípios-chave: transversalidade e oportunidade da notícia. O primeiro refere-se às notícias cujo impacto privilegie um efeito integrador e aglutinador à Instituição; o segundo prima pela relevância e atualidade da informação em causa face ao contexto que envolve a instituição.

 

Construção das notícias

 

a)      Tipo de escrita

 

. Escrita viva e rigorosa. A informação deve ser viva, clara, incisiva e rápida, usando palavras simples de entendimento geral face à diversidade de públicos.

 

b)      Extensão das notícias

 

. As notícias do IPBeja Newsletter não devem ser demasiado extensíveis em número de caracteres. Devem ser redigidas em pirâmide invertida (do mais para o menos importante) de modo a que o leitor “entre e contacte” rapidamente com o assunto.

c)       Redação das notícias

. O `lead´ é encarado como uma entrada para o texto, a primeira parte da notícia que fornece informação básica sobre a temática em causa. As notícias devem ser redigidas com base no `lead´ que deve ser claro e direto (sujeito + predicado + complementos), devendo responder às questões: O Quê?, Quem?, Quando? e Onde? (Como? e Porquê?, se for relevante para perceber a notícia). Não deve ser interrogativo nem iniciar com uma negação. Deve transmitir vigor e clareza.

. Na estruturação da notícia deve ser usada a técnica da pirâmide invertida na redação dos textos. Ou seja, a notícia deve ser escrita do maior para o menor grau de interesse; isto significa que se cortarmos os parágrafos finais, o texto não perde o seu significado principal.

d)      Títulos

. Síntese precisa; poucas palavras; informação mais relevante do texto; curtos; claros; diretos. Tem o objetivo de permitir que o essencial da notícia seja imediatamente percetível.

. Não há antetítulos, nem pós-títulos.

e)      Hipertexto/Hipermedia

. O IPBeja Newsletter privilegia o uso do hipertexto e hipermedia. Estimula-se o uso de ligações internas, ou seja, entre as notícias e a informação contida no sítio do IPBeja e respetivas redes sociais. As hiperligações devem ser feitas a palavra ou expressão mais adequada e evidente para a página exata do que se pretende transmitir.

f)       Imagens

. O IPBeja Newsletter utiliza preferencialmente imagens suas ou imagens de livre uso. Sempre que seja necessário recorrer a imagens exteriores deve-se indicar no final do texto a sua origem. O IPBeja Newsletter não publica imagens protegidas por direitos de autor sem prévia autorização do(s) respetivos autor(es) e proprietário(s).

g)      Alguns avisos/indicações

No quadro seguinte apresentam-se algumas incorreções a evitar e indicações que seguem opções de estilo da newsletter.

Sim

Não

18h50

18,50; 18:50; 18h50m

PME

P.M.E

Três PME; cinco PME

Três PMEs; três PME´s

Snesup

SNESUP

Presidente do Instituto Politécnico

Presidente do Instituto Politécnico

Os Pró-Presidentes do Planeamento e da Investigação

Os Pró-Presidentes do Planeamento e Investigação

Câmara Municipal de Beja

Câmara de Beja

A maioria considerou

A maioria consideraram

O Gabinete considera

O Gabinete, considera

Gabinete de Relações Internacionais

gabinete de Relações Internacionais 

Seguido de um

O que se seguiu um

Beja

A nossa cidade

Comunicado

Press-release

(1 a 3 dias antes/depois) segunda-feira

Dia 12, depois de amanhã, anteontem

Imprensa

Imprensa escrita

Seriamente

Sériamente

Privilegiar, feminino, perspetiva

Priviligiar, feminino, prespetiva

“Os Maias”, “O principezinho”

Os Maias, o principezinho

Fonte fidedigna

Fonte bem informada

 

 

Algumas orientações na redação das notícias

- Evitar a utilização excessiva de adjetivos.

 

- Parágrafos curtos; uma ideia por frase.

 

- Atenção à utilização de maiúsculas (nomes próprios, nomes geográficos, títulos de livros, produções científicas, nomes de festas públicas tradicionais, etc).

- Atenção à utilização de siglas (não fazem plural “as ONG; as PME”; devem ser descodificadas na sua primeira referência a não ser que sejam amplamente conhecidas “EUA”; são escritas sem pontos “PME”; os nomes pessoais não formam siglas).

- Cuidado especial com a acentuação correta das palavras.

 

Fontes Consultadas:
(a)  Livro de Estilo da Agência Lusa. Disponível em http://www.lusa.pt/lusamaterial/PDFs/LivroEstilo.pdf
, consultado em Janeiro de 2014.
(b) Livro de Estilo do Jornal Público. Disponível em
http://static.publico.pt/nos/livro_estilo/
, consultado em Janeiro de 2014.
(c) Livro de Estilo do Jornal digital Jornalismo PortoNet da licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Disponível em 
http://jpn.c2com.up.pt/documentos/livro_de_estilo_jpn.html, consultado em Janeiro de 2014.

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica