O Gabinete de Apoio Psico-pedagógico (GAPP) do Instituto Politécnico de Beja, integrado nos Serviços de Ação Social (SAS), funciona no Gabinete 8 da Escola Superior de Saúde e disponibiliza um conjunto de recursos, de forma presencial, como resposta às diversas necessidades dos estudantes:
- Identificação e prevenção de situações de risco. Pretende-se que haja uma identificação das situações de maior risco, de forma a desenvolver, de forma individualizada, uma intervenção adequada.
- Prevenção e Promoção da Saúde Mental. É necessário planear ações que atendam às necessidades de Saúde Mental dos estudantes e que aumentem a literacia em Saúde Psicológica. Pretende-se que os estudantes reconheçam os sinais das patologias mais frequentes nesta faixa etária, nomeadamente stresse, ansiedade e depressão.
- Promoção das competências socioemocionais cognitivas, académicas e profissionais dos estudantes, de modo a contribuir para uma melhor adaptação ao contexto do Ensino Superior, a uma melhoria do desempenho académico e dos resultados profissionais (por exemplo, autoconhecimento, estratégias de concentração, metodologias de estudo, resolução de problemas, tomada de decisão, gestão do tempo, assertividade, autorregulação emocional, entre outros).
- Proporcionar aconselhamento de carreira e apoio à decisão vocacional, em todos os ciclos de estudo.
- Apoiar atividades culturais, de lazer e de voluntariado adequadas aos interesses dos estudantes.
- Facilitação da adaptação e integração psicossocial dos novos estudantes. O ingresso no Ensino Superior é, para a maior parte dos estudantes, marcado por diversos acontecimentos impactantes, nomeadamente a saída de casa dos pais, sendo que algumas das repercussões poderão incluir o distanciamento do núcleo familiar e da rede social de suporte, bem como a tomada de decisões importantes para os percursos de vida pessoais e profissionais. É por isso, crucial, preparar os estudantes para estas mudanças e implementar programas que facilitem a adaptação psicossocial ao contexto académico (por exemplo, programas de transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior, programas de mentoria entre pares, ações de acolhimento e integração dos novos estudantes, redes de aconselhamento e interajuda entre colegas).
- Aconselhamento psicológico aos estudantes do Instituto Politécnico de Beja que apresentam problemas de Saúde Psicológica ou dificuldades significativas de adaptação, ao contexto do Ensino Superior. De referir que será desenvolvido um plano de intervenção, adequado a casos mais graves, que serão encaminhados para o Serviço Local de Saúde Mental (SLSM) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
- Promoção da educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Deverá ser implementado um modelo de suporte à aprendizagem e à inclusão, que garanta a existência de um contínuo de respostas à diversidade das necessidades de todos os estudantes.
Além do apoio dado aos estudantes, pretende-se promover:
- Apoio psicológico ao pessoal docente e não docente, contribuindo para diminuir os riscos psicossociais e os fatores de stress decorrentes da sua atividade profissional, de modo a evitar situações de burnout, stress ocupacional, absentismo e presentismo laborais.
- A cooperação entre todos os membros da comunidade (Stakeholders), em função de objetivos educativos (Docentes, Agentes Educativos, Técnicos de diferentes áreas de especialização, Administradores...). Estabelecem também a articulação com outros serviços e recursos da comunidade (autarquias locais, centros de saúde, IPSS’s, associações, etc.), promovendo as potencialidades da intervenção através da otimização dos recursos existentes.
A pedido do estudante ou por razões excecionais, a prestação de serviços poderá ser assegurada com recurso a sistemas de videoconferência.