A6 – Implementação do Programa de Mentoria do IPBeja
Objetivos:
Disponibilizar programas de mentoria e acompanhamento de estudantes, na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono.
O Programa de Mentoria tem como ponto de partida a preocupação pelo abandono e insucesso escolar considerando que o mesmo é um fenómeno complexo e multicausal. Parte da convicção de que os estudantes não são uma estrutura homogénea, apresentado um «background» social, institucional e familiar diferenciado, e têm formas diferentes de pensar, de aprender e de «mover-se» no mundo. É tendo este facto em consideração, que o Programa de Mentoria do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) é perspetivado como uma estratégia educativa que parte da base da diversidade, considerando-a não como uma dificuldade, mas como um recurso para promover aprendizagens significativas. Esta estratégia educativa, ao considerar a diversidade, tem efeitos benéficos para a inclusão e sustentação dos estudantes dentro do sistema de Ensino Superior, reduzindo a incidência do abandono e insucesso escolar.
Este Programa de Mentoria pretende constituir-se como um apoio permanente que é dado aos estudantes (1º ano, 1ª vez) aquando da sua chegada ao Ensino Superior, permitindo o estabelecimento de uma relação entre o mentorando - estudante recém-chegado ao mundo académico e um mentor - estudante voluntário já integrado no ensino superior com formação específica para este tipo de intervenção. Pretende-se que seja um processo recíproco de construção e de benefícios mútuos.
Os Estudantes Mentores constituem-se como guias, conselheiros, que prestam todo o tipo de informações úteis aos mentorandos, apoiam, escutam, aceitam, compreendem e orientam, a partir das suas próprias experiências e vivências pessoais, sociais e académicas (Lamas & Couto, 2017).
Por outro lado, pretende-se que os Estudantes Mentores sejam apoiados e supervisionados por docentes mentores com formação específica em Mentoria.
Este Programa de Mentoria tendo como principal foco os estudantes de 1º ano, 1ª vez, numa perspetiva inclusiva, beneficiará todos os estudantes que solicitem apoio ou que sejam recomendados (por insucesso académico, dificuldades de integração, ou outras
razões) e articulando-se diretamente com o Gabinete de Inclusão para o Conhecimento, assegurará uma resposta complementar aos estudantes com necessidades educativas específicas.
Assim, a implementação do Programa de Mentoria do IPBeja, pretende constituir-se como uma experiência enriquecedora enquanto processo de transformação individual de cada um dos estudantes, mas também como um marco na construção coletiva com outros, os pares, os docentes e os responsáveis institucionais nos diferentes contextos.