Tarefas
Como metodologia de desenvolvimento do projeto, pretende-se começar por potenciar o talento e as capacidades artísticas de um grupo de estudantes cantadores, membros de grupos corais na comunidade, numa estratégia em crescendo a partir de um grupo fundador, e de acordo com as seguintes fases:
1.ª fase - Envolvimento de um primeiro núcleo de estudantes do IPBeja com talento e a experiência na interpretação de Cante Alentejano, pela participação anterior em grupos corais ou por terem beneficiado de ações de educação artística de salvaguarda do Cante Alentejano.
2.ª fase - Contratação de um ensaiador com experiência no trabalho com jovens cantadores e reconhecido no meio cultural.
3.ª fase - Constituição de uma equipa de estudantes responsáveis pela produção audiovisual e comunicação do grupo coral através dos canais de comunicação online (redes sociais);
4.ª fase – Pesquisa e Seleção de um reportório de modas do cancioneiro tradicional, em fontes documentais e recolha oral, num processo participativo e com o envolvimento da comunidade académica.
5.ª fase - Estabelecer a relação do conteúdo do reportório de modas, numa estratégia de integração dos estudantes internacionais, com o contexto etnográfico do espaço sociocultural através do conhecimento e discussão participada de fontes documentais diversificadas (textos, fotografias, filmes/documentários, objetos museográficos) e diálogo com atores culturais, numa relação com o clube de leitura do IPBeja (IPBeja aLer), através da organização de workshops e/ou ciclos de conversas/visitas em diferentes contextos com a participação de pessoas da comunidade que ajudem à compreensão da memória histórica em contexto identitário
6.ª fase - Definição e aquisição da indumentária associada à imagética que se pretende construir para o grupo coral.
7.ª fase - Agendamento de um plano de ensaios e orientação dos ensaios a decorrer no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial – Beja.
8.ª fase - Gravação da interpretação de modas nos estúdios de áudio e de produção audiovisual da Escola Superior de Educação de Beja, com a captação audiovisual dos ensaios para publicação sistemática nas redes sociais.
9.ª fase - Ronda de audições para integração de novos estudantes no grupo com a preocupação de envolver estudantes internacionais e vozes femininas.
10.ª fase - Atuações ao vivo e digressão por instituições de ensino superior de acordo com um plano que inclua, num primeiro ano, 8 atuações ao vivo, das quais 3 sejam saídas de âmbito nacional e 1 internacional.
11.ª fase - 4 workshops e masterclasses com artistas consagrados na preparação de projetos de cocriação, procurando uma dimensão de inovação e renovação do reportório com outras sonoridades.
12.º fase - Edição de clipes de vídeo de cada uma das modas do reportório para divulgação nas redes sociais, nomeadamente através do IPBeja TV e Rádio Clube IPBeja - nomeadamente com roadmap de entrevistas orientadas pelo Clube de leitura IPBeja – aLer – com podcasts - de outros grupos/experiências de intervenção social, artística, em que a música, ou as artes sejam instrumento integrador e de inclusão.