Objetivos Gerais
Promover a integração dos estudantes do IPBeja através da participação em atividades de interpretação artística, com o potencial de favorecer o espírito de grupo, o sentido identitário e de pertença, contribuindo simultaneamente para a preservação do Cante Alentejano enquanto Património Imaterial da Humanidade.
Desenvolver a constituição de coro de Cante Alentejano, a partir da matriz identitária de um coro polifónico de canto alentejano, mas que simultaneamente seja representativo da diversidade cultural da comunidade académica do IPBeja, nomeadamente com a inclusão de estudantes do espaço da lusofonia.
Adotar e divulgar um reportório de melodias e poesias orais (modas) a partir de recolha e estudo de diferentes fontes documentais (escritas, audiovisuais) permitindo dessa forma uma melhor compreensão da cultura regional e da sua relação com a cultura global.
Potenciar as características do Cante Alentejano enquanto expressão cultural da vida social da comunidade alentejana, onde o IPBeja está integrado, “...permeando reuniões em espaços públicos e privados” como um fator de integração dos novos estudantes ou a permanência dos atuais estudantes.
Inovar o reportório de melodias e poesias orais (modas), através da realização de masterclasses e workshops com interpretes de outros géneros musicais (eletrónica, blues, folk rock, hip hop, funk, reggae, jazz).
Dinamizar uma digressão do “PoliCante - GRUPO CORAL DE CANTE ALENTEJANO DO IPBEJA” por outras academias de ensino superior nacionais e internacionais, promovendo assim o “Cante Politécnico-Universitário”.
Responder e sensibilizar para o objetivo décimo sexto do ODS - Desenvolvimento Sustentável na construção e promoção de sociedades e instituições inclusivas», na responsabilidade social da instituição, no ativismo de políticas não discriminatórias, e no incentivo à cidadania participativa, enquanto construção coletiva.