Tarefa 3.9 - Ações de capacitação digital para utilização de Inteligência Artificial na disponibilização de serviços públicos mais eficientes, nomeadamente reduzir o tempo necessário para executar tarefas pelo ser humano, criando disponibilidade para a realização de trabalho de alto valor.
Equipa:
Elisete Sepanas, João Paulo Barros, Filipe Vieira, Isabel Sofia Brito, Consultores e formadores externos
Nesta tarefa realizaram-se ações de capacitação enquadradas nos objetivos de aceleração da transformação digital dos serviços públicos e da capacitação digital da comunidade (stakeholders), com aplicabilidade de distintas tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) na facilitação do atendimento público, ou o uso da realidade aumentada (AR) em metodologias interativas de formação/aprendizagem como a gamificação. Ambas como abordagens de envolvimento com a comunidade académica (estudantes e docentes) na proposta final de um produto que lhes é dirigido. Tendo como base a criação de skillings, numa perspetiva de transdisciplinaridade de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida.
1. Formação e implementação de chatbot na Biblioteca - Serviço de Apoio ao Utilizador, com a participação dos stakeholders (estudantes e docentes); Workshop aberto à comunidade académica «O Poder da Inteligência Artificial: Construindo um Futuro de Inovação potenciado por GPT».
2. Formação e implementação de ferramentas interativas e transformadoras de descoberta/capacitação no âmbito do uso de tecnologias como a realidade aumentada, no âmbito da educação e das bibliotecas em particular - literacia de informação e literacia digital – como competências transversais essenciais para a comunidade. Elaboração de tutorial interativo, com recurso à gamificação – como metodologia exploratória de aprendizagem e capacidade de pensamento crítico; Workshop aberto à comunidade académica «AR (Augmented Reality) - Um desafio na Educação».

