Equipa:
Igualdade de género:
Ana Piedade, Sandra Saúde e entidade externa.
Foram realizadas, no âmbito da tarefa e com o objetivo de promover o reconhecimento da importância da diversidade cultural, multiculturalidade e interculturalidade, duas ações de capacitação de pessoal docente em Igualdade de Género, Identidade de Género e Orientação Sexual, com a duração de 25 horas cada. Intitularam-se: “Diversidade cultural, multiculturalidade e interculturalidade” e “Competências interculturais”. As ações foram realizadas em simultâneo com a capacitação de pessoal não docente.
Cidadania:
Albertina Raposo, Ana Piedade e entidade externa
Refletir com os formandos sobre os conceitos ligados à cidadania e intervenção cidadã na organização. Dotá-los de ferramentas que permitam exercer uma cidadania activa e participativa no âmbito da instituição e na comunidade envolcvente. Capacitar todas e todos os que fazem parte da instituição de que é fundamental aliar o progresso científico, técnico e tecnológico às questões de cidadania, e que esta pode e deve ser uma prioridade da comunidade educativa. As mudanças rápidas a que temos assistido nas vidas das pessoas obrigam a uma atenção constante e redobrada às questões técnicas e tecnológicas, confrontando-nos com realidades onde a ciência e os diferentes campos do saber nem sempre têm em conta outras necessidades humanas. Inclui 2 ações, com a duração de 8 horas/cada;

Diversidade cultural:
Ana Piedade
Foram realizadas, no âmbito da tarefa e com o objetivo de promover o reconhecimento da importância da diversidade cultural, multiculturalidade e interculturalidade, duas ações de capacitação de pessoal docente em Igualdade de Género, Identidade de Género e Orientação Sexual, com a duração de 25 horas cada. Intitularam-se: “Diversidade cultural, multiculturalidade e interculturalidade” e “Competências interculturais”. As ações foram realizadas em simultâneo com a capacitação de pessoal não docente.
Educação para saúde no contexto pós-pandémico:
Nuno Loureiro, Vânia Loureiro, Ana Clara Nunes, Susana Pestana, Jorge Rosário e entidade externa
Educação para a saúde em contextos laborais - O contexto laboral, tanto pelo tempo que é ocupado no dia do individuo quer pelo impacto que pode ter na saúde do trabalhador, pode ser um importante contexto para aumentar a eficácia formativa e perceção de bem-estar e sentido de pertença institucional. Serão desenvolvidos conteúdos de modo a aumentar a probabilidade das iniciativas efetivas e sustentadas nos locais de trabalho, a saber: apoio e compromisso da liderança ativa (a liderança torna a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador uma prioridade clara para toda a organização e impulsionam a responsabilidade e fornecem os recursos e o ambiente necessários para criar condições de trabalho positivas); participação das partes interessadas na organização, incluindo funcionários e sindicatos (desta forma ajudam a planear e realizar esforços para proteger e promover a segurança e saúde do trabalhador; construção de apoio e ambientes sociais); políticas, programas e práticas que fomentam condições de trabalho favoráveis (a organização melhora a segurança, saúde e bem-estar do trabalhador com políticas e práticas que melhoram as condições de trabalho); estratégias abrangentes e colaborativas (funcionários de toda a organização trabalham juntos para desenvolver iniciativas abrangentes de saúde e segurança); adesão, (a organização segue os regulamentos estatais, bem como as normas éticas, que promovem a segurança, saúde e bem-estar do trabalhador) e a mudança baseada em dados para informar as iniciativas presentes e futuras (a avaliação regular orienta a definição de prioridades de uma organização, tomada de decisão e melhoria contínua de iniciativas de segurança, saúde e bem-estar do trabalhador). - Inclui 2 ações, com a duração de 10 horas/cada;