| |
Tarefa 1.4 - Saúde e bem-estar
Equipa: Nuno Loureiro, Vânia Loureiro, Ana Clara Nunes, Susana Pestana, Jorge Rosário e entidade externa.
O estudo realizado permitiu caracterizar o Instituto Politécnico de Beja como Ambiente de Trabalho e Aprendizagem Saudável numa perspetiva sistémica e multidimensional, tendo em consideração a ética e valores da organização, o compromisso da liderança, o envolvimento dos profissionais, o ambiente e riscos psicossociais do trabalho e aprendizagem, o envolvimento com a comunidade e responsabilidade social, o ambiente físico e os recursos para a saúde.
São apresentadas, infra, algumas das principais conclusões:
Em relação aos profissionais - Verificamos valores elevados no sentido positivo nas dimensões: Ética e Valores, Envolvimento do Profissional, Ambiente Psicossocial, Ambiente Fisico, Teletrabalho e Envolvimento com a Comunidade. Encontramos valores moderados para as seguintes dimensões: Compromisso da Liderança, Risco Psicossocial relacionado com a Saúde Mental e Recursos para a Saúde Pessoal.
As dimensões do Ambiente de Trabalho relacionam-se e influenciam-se entre si, salienta-se a correlação entre a Ética e Valores e o Compromisso da Liderança (r=0,842), as correlações entre o Ambiente Psicossocial do Trabalho relacionado com o Conteúdo do Trabalho e Relação com a Liderança e o Envolvimento do Trabalhador (r=0,681), o Compromisso da Liderança (r=0,653) e a Ética e Valores (r=0,619), e entre o Envolvimento com a Comunidade e o Compromisso da Liderança (r=0,667), o Ambiente Psicossocial do Trabalho relacionado com o Conteúdo do Trabalho e Relação com a Liderança (r=0,667) e a Ética e Valores (r=0,619).
Em relação aos estudantes - Verificamos valores elevados no sentido positivo nas dimensões: Ética e Valores, Compromisso da Liderança, Envolvimento do Profissional, Ambiente Psicossocial, Ambiente Fisico, Teletrabalho e Envolvimento com a Comunidade. A dimensão dos recursos para a saúde encontra-se em risco moderado e a dimensão dos riscos psicossociais relacionados com a saúde mental encontra-se em risco elevado.
Salienta-se a correlação forte entre a Ética e Valores e o Compromisso da Liderança/Direção (r=0,806), as correlações entre o Ambiente Psicossocial do Trabalho/Aprendizagem relacionado com o Conteúdo do Trabalho e Relação com a Liderança/Direção e o Envolvimento do Estudante (r=0,694), o Envolvimento com a Comunidade (r=0,619), a Ética e Valores (r=0,607) e o Compromisso da Liderança/Direção (r=0,551), e entre o Envolvimento com a Comunidade e a Ética e Valores (r=0,598), o Compromisso da Liderança/Direção (r=0,596), o Ambiente Físico (r=572) e o Envolvimento do Estudante (r=0,535).
Concluímos que o Ambiente de Trabalho e Aprendizagem Saudável deve ser compreendido de forma integral e sistémica.
As dimensões prioritárias de intervenção são os riscos psicossociais relacionados com a saúde mental e recursos para a saúde para profissionais e estudantes.
Quer os profissionais quer os estudantes sugerem a promoção de atividade de convívio e de facilitação de relações interpessoais, fora do contexto de sala de aula, para a promoção do seu bem-estar.
Os participantes salientam a necessidade de desenvolver atividades promotoras de bem-estar e de saúde no contexto laboral, promover comunicação entre profissionais.
A intervenção ao nível da saúde mental, prevenção do burnout e desenvolvimento de recursos para a saúde biopsicossocial são áreas prioritárias de intervenção.
|