|
Tarefa 3.2 – Promoção de Metodologias Ativas de Aprendizagem
Equipa: Ana Canhestro, Elsa Rodrigues, Teresa Godinho e entidade externa
As metodologias ativas de aprendizagem permitem que professores e estudantes estreitem os vínculos existentes e criem outros por meios das metodologias ativas de aprendizagem. Nesse sentido, deve haver um reforço das metodologias ativas de aprendizagem, dado que favorecem o aumento da atração, da captação e da continuidade dos estudantes nas instituições de ensino promovendo além disso, o reconhecimento da instituição de ensino no mercado.
A promoção de metodologias ativas de aprendizagem, promove também metodologias ativas de avaliação. A avaliação deve ser vista como um mecanismo que permite visualizar os resultados das aprendizagens alcançadas como aquelas que se devem reforçar tanto de forma individual como em grupo. A realização de trabalhos de grupo permite aumentar o potencial colaborativo dos grupos o que pode melhorar a aprendizagem a nível geral. Deverá ser desenvolvido um bot que irá gerar/criar os grupos de trabalho, de acordo com as suas interações com as aplicações de estudo, com as suas avaliações individuais, por forma a não permitir que existam grupos de estudantes somente constituídos só com estudantes de rendimento elevado ou vice-versa.. |