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Tarefa 3.1 - Programa de Reforço de Literacias
Equipa: Carla Santos, Elisete Sepanas, Elsa Rodrigues, João Rodrigues, Luís Domingues, Maria João Ramos, Sandra Guerreiro Dias e entidade externa
Uma das principais causas do insucesso escolar no ensino superior deriva, em grande medida, das lacunas detetadas nos diferentes domínios de literacia: na produção e compreensão textual, escrita e oral, em língua materna e em língua inglesa, na literacia matemática, digital, entre outras. As dificuldades registadas encontram-se, não raro, na génese de fracos resultados académicos nas unidades curriculares de 1.º ano, conduzindo a situações de abandono escolar. Tais obstáculos revelam-se, frequentemente, irremediáveis/inultrapassáveis na sala de aula regular — um espaço que se tem caracterizado, ao longo dos últimos anos, por uma notória heterogeneidade de estudantes que ingressam no ensino superior com percursos académicos distintos e, em muitos casos, com origem em contextos culturais profundamente diversos. É, pois, urgente, o desenvolvimento de recursos pedagógicos centrados no reforço de várias literacias acima mencionadas e de relevância transversal aos diferentes ciclos de estudos e áreas disciplinares. Nestas incluem-se: - a literacia verbal (em língua materna e inglesa), nomeadamente o processo de produção textual em contexto académico – pesquisa, análise e tratamento de informação, estruturação de trabalhos/relatórios, redação/revisão textual e ainda a organização e realização de apresentações orais do trabalho desenvolvido; - na área científica da matemática, a consolidação de conceitos basilares através de uma revisão sistemática. O desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos irá apoiar os estudantes na aquisição das competências-chave almejadas nestas áreas. Tais recursos poderão servir de base não só à dinamização de ações de formação de curta duração presenciais, mas também, mediante a disponibilização dos conteúdos num ambiente virtual de aprendizagem, ao trabalho autónomo dos estudantes, consoante as suas necessidades específicas. Considerando as tendências atuais na produção de conteúdos educativos, privilegiar-se-ão conteúdos em diversos formatos (vídeo, webinars), atividades interativas e lúdicas, bem como mecanismos que permitam a avaliação do progresso por parte dos próprios estudantes. No âmbito desta tarefa será ainda criado um grupo de debate de modo que os estudantes possam treinar competências discursivas ao mesmo tempo que pesquisam e discutem temáticas do seu interesse. Este será dinamizado por estudantes, docentes e não docentes. . |