Tarefa 2.2 – Programa de co-gestão de conteúdos informativos, de apoio à integração académica e apoio à participação sociocultural, para difusão através dos suportes e canais de Comunicação dirigidos aos estudantes
Equipa: Aldo Passarinho, Elisete Sepanas, Fátima Raposo, Luís Luz, Marta Cardador, Nelson Nunes, Paula Monteiro, Tiago Nunes e entidades externas
No âmbito de uma estratégia de comunicação integrada, pretende-se consolidar os canais e os suportes de comunicação com os estudantes, e entre estes, através da mediatização de conteúdos informativos de apoio à integração académica e participação sociocultural no instituto e na cidade. Com esta tarefa, pretende-se estabilizar tanto os canais de comunicação como os suportes de comunicação, evitando redundâncias desfavoráveis à assertividade da comunicação institucional dirigida aos estudantes, ou deste para com as estruturas e serviços de apoio. Desta forma, pretende-se assumir a cogestão e produção de conteúdos a difundir numa perspetiva integrada, de acordo com o eixo de comunicação do instituto, facilitando assim o acesso a informação relevante sobre aspetos fundamentais para combater o absentismo, o insucesso e o abandono escolar.
- Criação de um conselho de informação e comunicação do IPBeja, com a participação de alunos, docentes e não docentes que permita identificar e acompanhar as necessidades de informação e comunicação dos estudantes do Instituto;
- Consolidação de uma ferramenta de CRM que permita uma gestão da comunicação com os estudantes de acordo com os diferentes segmentos de comunicação, permitindo assim a distribuição de e-mail, newsletters e campanhas de comunicação dirigidas:
UP.IPBeja#01 (ver Newsletter)

- Produção de conteúdos para difusão através:
i) do site do IPBeja;
ii) newsletter do IPBeja dirigida para alunos;
iii) IPBeja TV;
iv) agenda do IPBeja;
v) redes sociais;
vi) whatsapp.
- Desenvolvimento da Rádio Clube IPBeja com uma grelha de programação co-produzida por alunos, docentes e não docentes, com difusão de video-casting;
- Desenvolvimento do Guia de Apoio ao Estudante, orientado para as diferentes dimensões dos apoios académicos e socioculturais de integração dos estudantes (em complemento e na continuidade do manual de acolhimento:
Guia de Apoio ao Estudante

- Produção de Conteúdos Multimédia orientados para a divulgação da utilização de aplicações adotadas pelo IPBeja:
Planta dos Serviços Comuns II

- Criação de blog e PodCast, feito por alunos - Ninguém melhor que os próprios alunos para saberem o que gostam e esperam da instituição. Pretende-se criar um espaço na página do IPBeja para um blog em que os estudantes farão as suas próprias produções para se comunicarem com a comunidade académica. Com certeza os estudantes têm muito a dizer, e gostarão de ter um espaço para expor as suas ideias e mostrar o trabalho que conseguem produzir. Ter um blog e criar um Podcast, chama a atenção de cada um dos alunos ao utilizar uma linguagem que a eles é comum, clara e prática. Além disso, é uma estratégia de aproximação que promove e colabora com o caráter dos alunos ao trabalhar com eles conceitos distintos como participação, proatividade e companheirismo, entre outros valores. Os alunos serão cativados para a escrita de artigos para o blog através de desafios lançados por email e ainda alguns concursos temáticos com prémios. Através do Podcast os alunos podem divulgar as suas experiências de vida até integrarem o IPBeja, dando assim a conhecer, através do seu exemplo, estórias de integração. O Podcast pode igualmente ser usado para trazer até ao IPBeja estórias de vida de pessoas/associações/etc. da região, mostrando assim à comunidade estudantil partes deste território. |