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Tarefa 1.4 - Promoção da Numeracia
Equipa: Carla Santos, Luís Domingues, Teresa Monteiro e entidade externa
A Matemática constitui um dos pilares da formação ao nível do ensino superior pela sua importância transdisciplinar e aplicações nas mais diversas áreas. A contrastar com a relevância das competências matemáticas para a vida na sociedade do sec. XXI, nas vertentes pessoal, social e profissional, surgem as dificuldades que muitos alunos experienciam nas unidades curriculares que envolvem a Matemática. Analisando essas dificuldades fica evidente que muitos alunos não só não estão dotados das competências matemáticas basilares para o estudo de conceitos e métodos matemáticos mais avançados, abstratos e complexos, como demonstram dificuldade em aplicar os conhecimentos que possuem em situações concretas e na resolução de problemas da vida real. Estando amplamente documentada a ineficácia do percurso académico até ao ensino superior para a promoção da numeracia (literacia matemática), e a repercussão que as lacunas nas competências próprias da numeracia tem no insucesso dos alunos nas unidades curriculares de Matemática no ensino superior é importante proporcionar oportunidades para o reforço dessa numeracia. O programa de promoção da numeracia consistirá num ciclo de workshops e seminários que, em conformidade com as definições de numeracia mais comuns, serão direcionados para a capacitação dos alunos para a identificação e compreensão do papel da Matemática no mundo que os rodeia, para o uso de conhecimento matemático para lidar com exigências práticas da vida quotidiana e para o uso de informação de caracter matemático (na forma de números, gráficos, diagramas) para a tomada de decisão e para a realização de julgamentos bem fundamentados.
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