Equipa:
Luís Luz, Pedro Bento, Teresa Monteiro, Vânia Loureiro e entidade externa
Pertencer a um grupo e sentir-se bem-vindo ajuda os alunos a continuar a estudar. Ao ver-se como integrante da instituição de ensino, o aluno tem orgulho em estar nesse lugar e é este sentimento que deve ser cultivado.
Esta tarefa visa a organização de atividades extracurriculares como eventos culturais, desportivos e académicos, as quais contribuem para estreitar os laços entre o aluno e a instituição:
Iniciativas para o conhecimento local (Equipa: Luís Luz, Pedro Bento, Teresa Monteiro, Vânia Loureiro e entidade externa) – Pretende-se englobar atividades e programas ao ar livre como “Caminhadas para a integração”, com o objetivo de inserir os alunos na região, para que os alunos a sintam como sua e criem uma ligação emotiva à mesma. Serão realizadas atividades que levarão os alunos a conhecer, de uma forma informal, o território, ou seja, o contexto/comunidade onde o IPBeja se encontra. Nestas atividades serão levados a conhecer e a interagir, por exemplo, com entidades que promovem o desenvolvimento local, a inclusão, o turismo, conhecer também meios de comunicação social regionais, etc. Nestes passeios, os alunos serão também desafiados a propor ideias que promovam as potencialidades, ou diminuam as fragilidades que identificaram.
Iniciativa “O outro lado de nós” (Equipa: Luís Luz, Pedro Bento, Teresa Monteiro, Vânia Loureiro e entidade externa) – Exposições, espetáculos e outras atividades onde as competências dos estudantes e dos docentes bem como dos não docentes (comunidade IPBeja) serão mostradas, permitindo uma maior interação entre todos e facilitando o diálogo em contextos de ensinoaprendizagem e comunicação não formais.
Coro académico pop/rock (Equipa: João Rodrigues, Maria João Ramos, Pedro Bento e Sandra Dias) – Pretende-se proporcionar, por via da música, a oportunidade aos estudantes de criarem laços com a instituição, contribuindo para a construção de relações de sociabilidade e elos afetivos que fomentem de forma eficaz e eficiente a integração dos estudantes, o seu bem-estar físico e psíquico e o seu desempenho/sucesso académico. A música possui múltiplas e comprovadas propriedades benéficas para a saúde e para o bem-estar individuais, ao nível do relaxamento, da regulação do sono e das emoções, do combate ao stresse e à ansiedade, da melhoria do estudo e da concentração, do aumento da motivação, entre outras. De igual forma, a música constitui um elemento importante para o desenvolvimento de sociabilidades e de identificação e relacionamento interpessoais, contribuindo desta forma para a construção de comunidades de interesses e de afetos. Existe, no contexto académico, uma longa tradição coral. Neste âmbito, propõe-se a oferta aos estudantes, como atividade cultural de cariz extracurricular, da possibilidade de integrar um coro de música popular (pop/rock), aberto a toda a comunidade da instituição – estudantes e funcionários docentes e não docentes, por forma a atingir os objetivos acima enumerados.
Workshops de Teatro ‘Express Yourself’ (Equipa: João Rodrigues, Maria do Sameiro Masseno, Maria João Ramos, Pedro Bento, Sandra Dias e entidade externa) – Estes workshops visam potenciar, através de uma oferta cultural extracurricular diversificada, nomeadamente no âmbito das artes e da literatura, e particularmente do teatro/da expressão dramática, a integração eficaz dos estudantes na instituição, contribuindo de igual forma para o seu bem-estar, formação e desenvolvimento holísticos. A importância que as diversas práticas associadas às artes e às humanidades possuem para o desenvolvimento humano é inequívoca e encontra-se cientificamente comprovada. A expressão dramática, em particular, constitui uma forma única de expressão individual, fomentando a autoconfiança, a criatividade e competências comunicativas ao nível da linguagem verbal e não verbal. Além disso, promove o desenvolvimento de importantes aptidões de cariz interpessoal, tais como a empatia, a colaboração e o trabalho em equipa. Propõese, assim, a oferta de workshops de teatro, com o propósito fundamental de contribuir para a integração e para o bem-estar, desenvolvimento pessoal e sucesso académico dos estudantes.
Criação de um campeonato de ESport do Instituto e constituição de equipas para participação em torneios (Equipa: Aldo Passarinho, Elsa Rodrigues, Isabel Sofia, João Domingos, Nuno Amaral, Tiago Nunes e entidade externa) – Na atualidade multiplicam-se os interesses dos estudantes assumindo os vídeojogos um papel muito relevante no dia a dia de muitos deles. Constituindo-se os campeonatos de ESport objeto de interesse alvo de atenção e investimento de muitos dos estudantes, a criação de um campeonato para a qualificação de equipas em diferentes modalidades que possam representar o IPBeja em torneios, pretende numa primeira fase constituir-se como um motivo de identificação de um grupo muito significativo de estudantes do Instituto que jogam com regularidade. Numa segunda fase, e valorizando o interesse dos estudantes pelos videojogos, pretende-se associar o apoio do Instituto às equipas de jogadores ao seu sucesso académico, procurando incutir uma cultura de conciliação entre o percurso académico e o jogo, procurando igualmente contribuir para a prevenção da adição aos videojogos com as consequentes consequências académicas.