Objetivos
Tendo em consideração a sua visão estratégica 2022-2025 e em concordância com as condições previstas no âmbito do Aviso n.º POCH-I2-2020-07 Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior – Sucesso e Resiliência no Ensino Pós-Pandemia, designadamente nos pontos 1. Enquadramento das Operações a Apoiar e 2. Tipologia de Operação, o IPBeja define como prioritário a prossecução dos seguintes objetivos:
O1 – Caracterizar o fenómeno de abandono e insucesso académico no IPBeja - É essencial que se identifiquem e mapeiem os pontos que precisam ser melhorados. A partir de uma abordagem honesta, será possível tomar medidas de contingência e melhoria.
O2 – Introduzir novas metodologias de ensino - Alguns países, como a Finlândia, já aplicam metodologias conhecidas como “ensino baseado em problemas ou projetos” e também “ensino ativo” nos seus sistemas educacionais e obtêm ótimos resultados. É possível adaptar estas iniciativas à realidade do IPBeja e experimentar novas abordagens.
O3 – Usar a tecnologia como aliado - A conectividade da web, as redes sociais e os smartphones vieram para ficar. Estes recursos podem canalizar a atenção e a curiosidade do aluno para determinados assuntos, criando conexão à instituição.
O4 – Investir em capacitação dos técnicos para apoio ao aluno - A forma de abordar e transmitir informações por meio de recursos tecnológicos que não existiam há algumas décadas será o foco de workshops direcionados aos técnicos do gabinete de acesso e serviços académicos.
O5 – Criar uma relação mais próxima e personalizada com os alunos - Utilizar diversas formas e momentos de interação com o aluno, principalmente do 1º ano.
O6 – Nivelar alunos no 1º e 2º semestres que demonstrem dificuldades de aprendizagem e / ou deficiências de conteúdos básicos necessários para o desenvolvimento de competências e habilidades do curso superior. - Recuperar conteúdos que estejam a dificultar o processo ensinoaprendizagem do aluno, permitindo que este possa continuar os seus estudos de maneira eficaz. |