IPBeja - Seminario Conservação da Natureza e Turismo
IPBeja > Seminario Conservação da Natureza e Turismo

 
 
  

 

 


Conservação da Natureza
e Turismo
uma relação de conflito ou simbiose?

 

Objectivos

A relação entre a Conservação da Natureza e o Turismo sempre deu origem a opiniões ambíguas, muitas delas motivadas por interesses extremistas, quer da parte dos defensores da natureza quer das entidades turísticas que outrora defendiam interesses puramente economicistas gerando assim uma imagem negativa da actividade turística.

Constituindo estas temáticas uma valência relevante para os cursos ministrados no IPBeja, entendeu-se realizar este seminário que se pretende constituir como um fórum de discussão entre os principais actores-chave da Conservação da Natureza e do Turismo em Portugal, de forma a promover um debate esclarecedor das possibilidades reais de perspectivar um turismo de qualidade, de futuro e com futuro, com respeito aos valores ambientais e aos recursos naturais.


Estrutura do Seminário

A conferência compreende 2 painéis dominantes, com comunicações de oradores nacionais ligados a entidades públicas e privadas de relevância e 2 comunicações livres perfeitamente enquadradas em cada um dos painéis por forma a consolidar a temática geral do seminário. Destaca-se as principais temáticas que se pretende ver discutidas:

  • Conservação da Natureza e políticas de actuação;
  • Actividades de carácter turístico em áreas sensíveis;
  • Construção sustentável;
  • Desenvolvimento Sustentável;
  • Relação Homem – Ambiente;
  • Turismo e Ambiente

A conferência será finalizada com uma reflexão conclusiva sobre os temas focados na conferência, possibilitando perspectivar as tendências actuais e recomendar algumas acções/medidas de carácter político e/ou técnico, passível de implementar num futuro próximo. Segue-se um momento de lazer/convívio que permite a interacção entre todos os participantes ao som das tunas académicas.


Público-Alvo

 

» Organizações e indivíduos interessados na temática do ambiente que lidam directa ou indirectamente com as questões da Conservação da Natureza e do Turismo.

» Administração pública: entidades com competências no domínio do ambiente, da conservação da natureza e turismo.

» Sector privado e sociedade: Organizações Não Governamentais de Ambiente; Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento; Associações de Desenvolvimento Local; Associações Profissionais; Associações relacionadas com a Caça, Agricultura e Floresta;

» Empresas Turísticas em geral;

» Ensino: Professores e alunos do ensino superior e técnico na área do turismo ambiental, ecoturismo e conservação da natureza.

Data e Local

27 de Maio de 2009 – Auditório da Escola Superior Agrária/Instituto Politécnico de Beja.

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica