IPBeja - LipDub
IPBeja > IPBEja LipDub 2012

O que é um LipDub?

Lip dub ou LipDub é um video musical. É geralmente produzido filmando grupos de pessoas que fazem sincronização labial ao som de um aparelho móvel de reprodução musical, sendo o áudio original reposto mais tarde aquando da edição do vídeo. É um fenómeno que ficou popular a partir da segunda metade da década de 2000, graças à existêcnia de vídeos on-line como no YouTube.

Desde a sua invenção em 14 de Dezembro de 2007 por Jakob Lodwick, o Lipdub tem atraído milhares de pessoas. A palavra "LIPDUB" vem da contração entre a palavra "lábio" e "dobragem". É geralmente definida como um vídeo em que as pessoas aparecem a cantar em playback uma música conhecida ou uma nova composição.
O lipdub universitário deve ser:
- Filmado em sequência e sem cortes;
- Ter músicas apelativas e divertidas de modo a proporcionar uma brincadeira maior com as letras, assim como com os quadros que estão a participar nas filmagens;
- Filmado na universidade ou campus da universidade;
O que irá dar maior ênfase ao Lipdub, é a espontaneidade, a animação e brincadeiras das personagens, assim como a tradução da música através de gestos e acções.
Para a realização do LipDub, este tem de ser organizado em quadros (grupos de dança, btt, tuna, banda, ténis, etc..) para que depois se possam colocar em pontos estratégicos no campus do IPBeja.
É de salientar que o LipDub ficou conhecido no mundo universitário, sendo uma forte ferramenta de Marketing, ou seja, uma ferramenta de divulgação do Instituto Politécnico de Beja.


 

 
©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica