Dia Aberto 2015

IPBeja > Eventos > Dia Aberto 2015 > Atividades > Série 4 - 14:40h às 15:30h

WP4- A
Curso: Licenciatura em Agronomia
Nome da Atividade: Á descoberta das sementes e dos frutos de que nos alimentamos
Descrição da Atividade: Observação de uma coleção de sementes e de frutos e explicação do seu uso na confeção de diversos produtos alentares transformados (exemplo: semente de cacao e chocolate)
Sala: Laboratório 1 da ESAB

WP4- B
Curso: Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia
Nome da Atividade: Impressão em Serigrafia
Descrição da Atividade: Atividade de demonstração do processo de impressão Serigráfica com o Mestre António Inverno.
Sala: Sala 2.1.3 do edifício da ESEB

WP4- C
Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos
Nome da Atividade:
Utilização de culturas Lácteas: evolução do pH e acidez ao longo da incubação de iogurte
Descrição da Atividade: Em amostras de iogurte previamente preparadas e refrigeradas com 0 min, 30 min, 1h, 2h, 3h, 4h e 5h de incubação é determinado o pH e a acidez.
1. Determinação do pH: o pH é determinado por introdução direta de um elétrodo de pH na amostra.
2. Determinação da acidez: num balão Erlenmeyer pesar 10 g de iogurte, diluir em 50 ml de água destilada, adicionar 6 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína e titular com solução de NaOH 0,1N até viragem do indicador. O volume de gasto de NaOH 0,1N corresponde à acidez da amostra expressa em ml NaOH 0,1N/100g.
Sala: Laboratório 16 da ESAB

WP4- D
Curso: Licenciatura em Desporto e TeSP em Atividade Física, Recreação e Lazer
Multiactividades de Desporto
Descrição da Atividade: Circuito de atividades (1- Rapel; 2- Exercício físico na BOX; 3- Atividades Gimnicas)
Sala: Espaço desportivo em frente ao bar da ESEB e sala 0.1 da ESEB

WP4- E
Curso: Licenciatura em Educação Básica
Nome da Atividade:
Atividades Práticas ou Experimentais???
Descrição da Atividade: Realização de algumas atividades, utilizando materiais de uso comum, em que os alunos irão descobrir quais são as práticas e quais as experimentais
Sala: Laboratório 2.5.1 da ESEB

WP4- F
Curso: Licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia e TeSP de Som e Imagem
Programa de Televisão
Descrição da Atividade: Atividade de Estúdio de Produção Audiovisual
Sala: 1.20 (Estúdio) da ESEB

WP4- G
Curso: Licenciatura em Enfermagem
Nome da Atividade:
Cuidados de enfermagem ao recém-nascido
Descrição da Atividade: Simulação de situações de intervenções de enfermagem com enfoque nos cuidados ao recém nascido
Sala: Laboratório 1 da ESSB

WP4- H
Curso: Licenciatura em Engenharia do Ambiente
Nome da Atividade: Avaliação ecotoxicológica do efeito de contaminantes em ecossistemas aquático e terrestre
Descrição da Atividade: Os alunos irão observar/participar na realização de dois ensaios ecotoxicológicos de avaliação do efeito tóxico de contaminantes nos ecossistemas, utilizando dois bioindicadores (i) o crustáceo Daphnia magna; e (ii) o invertebrado Eisenia fetida.
Sala: ESA – Laboratório 22 (Laboratório de Ecotoxicologia)

WP4- I
Curso: Licenciatura em Engenharia do Ambiente
Nome da Atividade: Determinação do poluente atmosférico amoníaco (NH3), existente junto a exploração pecuária alentejana
Descrição da Atividade: O amoníaco é um poluente acidificante, isto é contribui para a ocorrência de chuvas ácidas, levando à degradação da vegetação, qualidade das águas e solos. O trabalho consiste em analisar o conteúdo de um “cartridge” (dispositivo com capacidade de absorver este poluente) que esteve exposto junto à exploração pecuária durante uma semana. O doseamento será feito por espectrofotometria.
Sala: ESA – Laboratório 8

WP4- J
Curso: Licenciatura em Engenharia Informática e TeSP de Tecnologias Web e Dispositivos Móveis
Nome da Atividade: Desenvolvimento de Apps para Android
Descrição da Atividade: Desenvolvimento de aplicações para telemóvel Android
Sala: Laboratório 15 da ESTIG

WP4- K
Curso: Licenciatura em Terapia Ocupacional
A prática da Terapia Ocupacional em contexto Terapêutico
Descrição da Atividade: Exposição de materiais/equipamentos de baixo custo e produtos de apoio
Sala: Laboratório de Reabilitação da ESSB

WP4- L
Curso: TeSP em Análises Laboratoriais
Nome da Atividade:
Controle da qualidade de águas de consumo através da utilização de métodos instrumentais de análise
Descrição da Atividade: Os alunos irão observar/participar na realização de alguns parâmetros químicos de avaliação da qualidade da água para consumo humano que são executadas nos laboratórios da ESABeja, de modo a terem contacto com as potencialidades de alguns equipamentos ao dispor dos alunos desse curso, nomeadamente utilizando as técnicas de Espectrofotometria de Absorção Atómica e a Cromatografia Iónica.
Sala: ESA-Laboratório 7 (Sala de Equipamentos Especiais)

WP4- M
Curso: TeSP em Sistemas de Proteção do Ambiente
Produção laboratorial de CO2 e seu uso na neutralização de águas residuais
Descrição da Atividade: Produção Laboratorial de CO2 a partir de HCl e de bicarbonato de sódio e sua aplicação na neutralização de lixiviados de RSU tratados por precipitação química básica.
Sala: Laboratório 8 da ESAB

WP4- N
Curso: TeSP em Sistemas de Proteção do Ambiente
Fitorremediação de lixiviados pré-tratados
Descrição da Atividade: Observação do funcionamento de uma Instalação Piloto plantada com Vetiveria Zizanioides em argila Expandida no tratamento de lixiviados de RSU  pré-tratados.
Sala: Laboratório 8 da ESAB

WP4 - O
Curso:
TeSP em Culturas Regadas
Nome da Atividade: Nova Fruticultura no Alentejo
Descrição da Atividade: Apresentação do Centro Hortofrutícola do IPBeja divulgando as novas oportunidades criadas à Fruticultura pelo Regadio de Alqueva
Sala: Centro Hortofrutícola
Duração: 30 minutos