IPBeja - VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo e VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem
IPBeja > VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo e VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem

IPBeja > Eventos > VIICICS-VICNRD
 

(versão espanhola)  

 
 


Folheto (ficheiro em anexo)
 


VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2016)

VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem

 

   13 a 15 de Setembro de 2016 (nova data)

 

Apresentação

 

Solos e água: fontes (esgotáveis) de vida e desenvolvimento

Após 2015 – Ano Internacional dos Solos, os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável mantêm bem presente o vínculo entre os recursos solo e água e alguns desses grandes desafios para os próximos 15 anos. Erradicar a fome, assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água para todos, combater as alterações climáticas, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradados e lutar pela neutralidade de degradação da terra, são objetivos explícita e fortemente dependentes de uma gestão mais eficiente do solo e da água em cada território, desde o nível local até ao nível global.

Com a realização conjunta do VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2016) e do VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem (CNRD) pretende-se promover abordagens integradas de investigação, gestão e administração dos solos e da água tendo em vista a sustentabilidade dos ecossistemas e dos agro-ecossistemas, bem como a valorização geral do território. A promoção de um uso mais eficiente e sustentável dos solos e da água torna-se uma tarefa estratégica para aumentar a produtividade do uso destes recursos e minimizar o impacto ambiental negativo associado à agricultura. No contexto ibérico de influência mediterrânea, em que se localizam os presentes congressos, pretende-se ainda dar especial atenção aos agro-ecossistemas de regadio.

O VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2016) e o VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem (CNRD) resultam de uma organização conjunta das seguintes entidades:

• Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)

• Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS)

• Sociedad Española de la Ciencia del Suelo (SECS)

• Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR)

• Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH)

• Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP)

• Universidade de Évora (UÉvora)

• Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG)

 


©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica