IPBeja - Terapia Ocupacional
IPBeja > Cursos > Licenciaturas > Terapia Ocupacional

(versão inglesa) 

Licenciatura
Terapia Ocupacional

"A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde centrada no cliente, com enfoque na promoção da saúde e bem-estar, através da ocupação. O principal objectivo da Terapia Ocupacional é capacitar as pessoas a participar nas actividades da vida diária. Os Terapeutas Ocupacionais atingem resultados, prestando cuidados/serviços a pessoas e comunidades para melhorar a sua capacidade de envolvimento nas ocupações que querem, precisam ou em que se espera que participem, ou modificando a ocupação ou o ambiente para melhorar o seu envolvimento ocupacional.” (World Federation of Occupational Therapists, 2012)

 “A Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de capacitar o envolvimento na vida diária, através da ocupação; de capacitar as pessoas para desempenhar as ocupações que promovam saúde e bem-estar; capacitar uma sociedade justa e inclusiva para que todas as pessoas possam participar com todo o seu potencial nas ocupações da vida diária.” (Canadian Association of Occupational Therapists, 2007)


Pode acompanhar a atividade do curso nas seguintes redes sociais

   

 

Notícias

CorpoFiltro
 
A Terapia Ocupacional na Plataforma Design the Future
 
Entrevista realizada a uma colega do corpo docente a tempo integral do Curso de Terapia Ocupacional.
 
Curso “Proprioceção na reeducação de fraturas do Membro Superior e Drenagem Linfática”
 
 
O Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional, do Instituto Politécnico de Beja, em parceria com a APTM - Associação Portuguesa de Terapia da Mão irá organizar o Curso “Proprioceção na reeducação de fraturas do Membro Superior e Drenagem Linfática”, orientado pela formadora Janine Hereau (Terapeuta Ocupacional/Fisioterapeuta), Especialista em Terapia da Mão e Diretora da Clínica de Rehabilitación de la Mano (Uruguai), nos dias 23 e 24 de abril de 2018, na ESS do IPBeja. As inscrições deverão ser realizadas através do link

https://goo.gl/forms/9GNWxfB7S4N3HAyF2  

 

 
Dia Mundial da Terapia Ocupacional – 27 de outubro de 2017
 
 
No dia 27 de outubro de 2017 celebrou-se o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, sendo que este é o ano em que se celebra o seu primeiro centenário (1917-2017). O Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Beja dinamizou diversas atividades ao longo deste dia, de forma a sensibilizar a comunidade académica para algumas das áreas de prática clínica em que os Terapeutas Ocupacionais intervêm, nomeadamente as acessibilidades (muitas vezes implicam a modificação do ambiente), bem como a utilização de produtos de apoio. No período da manhã foram dinamizadas atividades no parque exterior da Escola Superior de Saúde, com os utilizadores do Centro de Paralisia Cerebral de Beja e da Cerci Beja; no período da tarde dinamizaram-se atividades no Edifício dos Serviços Comuns, de forma a sensibilizar a comunidade académica relativamente à necessidade de utilização de produtos de apoio bem como à necessidade de acesso a determinados ambientes em que existem barreiras que impedem o desempenho ocupacional da pessoa que apresenta uma disfunção específica. • Acesso à entrada do edifício • Refeitório/Bar • Biblioteca • Máquina de café Partilhamos o link com alguns dos momentos registados ao longo deste dia.

https://www.flickr.com/photos/40478366@N08/sets/72157690043329856

 

 

 
Internacionalização do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional 2017/2018
 
 
Alguns dos alunos do 4ºAno do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional encontram-se em mobilidade internacional, a desenvolver um estágio curricular na Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo (Daniela Palma e Tânia Rosa) e na Universidade de Cáceres (Mónica Carocinho e Raquel Silva).
Partilhamos algumas das suas vivências.

 

 
Curso “Fraturas do Membro Superior: Reeducação da Mão”
 
 
O Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional, do Instituto Politécnico de Beja, em parceria com a APTM - Associação Portuguesa de Terapia da Mão irá organizar o Curso “Fraturas do Membro Superior: Reeducação da Mão”, orientado pela formadora Janine Hereau (Terapeuta Ocupacional/Fisioterapeuta), Especialista em Terapia da Mão e Diretora da Clínica de Rehabilitación de la Mano (Uruguai), nos dias 17 e 18 de novembro, na ESS do IPBeja.

 

 World Federation Of Occupational Therapists

A World Federation of Occupational Therapists (WFOT) faz a divulgação de um vídeo acerca da Terapia Ocupacional, relativamente ao que foi realizado pelo mundo inteiro, durante o ano 2013

 

 Vídeo 5ª Edição Primeiro Plano

 Vídeo Colóquio "Ocupar é Preciso?"

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica