IPBeja - Educação e Comunicação Multimédia
IPBeja > Cursos > Licenciaturas > Educação e Comunicação Multimédia

 (versão inglesa) 

Ana Rita Gama

Licenciada em Educação e Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico de Beja.

Actividade Profissional: Editora de Vídeo e Designer

Entrevista:

1. Como avalia o seu desempenho profissional tendo em conta as competências adquiridas durante o curso de licenciatura?

R: As competências adquiridas durante a licenciatura são importantes para os princípios básicos na inserção activa do meu desempenho profissional actual. No entanto, é de ter em conta, que como antiga aluna do curso educação comunicação multimédia procurei desenvolver e aplicar fora do contexto escolar todas as bases dadas no curso. O aluno deverá ser autodidacta, autónomo e motivado por esta área. É fundamental o exercício criativo na área de interesse. Durante o curso, procurei também, exceder e arriscar as minhas opções apostando em ERASMUS onde tive a oportunidade de elevar as minhas habilidades na área.

2.O carácter profissionalizante do Curso de Educação e Comunicação Multimédia foi facilitador da sua inserção no mercado de trabalho, na vida profissional/académica?

R: Confesso que poderá ser assustador, a transição de estudante para profissional, no entanto foi fácil pois já tinha alguma experiência no meu ramo, devido ao estágio curricular sugerido pela lista do curso Educação Comunicação Multimédia. Senti-me confiante para desempenhar o papel de Editora de vídeo e Designer, e até agora, tenho vindo a superar as minhas expectativas. Deverei aconselhar, se me for permitido, que o aluno não deverá duvidar de si próprio, manter sempre a postura, e nunca negar uma oportunidade por ter receio de arriscar. Deverá sempre transmitir ao próximo que é competente o suficiente para o emprego/projecto.

3. Para que área se sente mais preparado/motivado e habilitado para desenvolver a sua actividade profissional?

R: Um pouco de tudo. Penso que neste ramo é importante ser-se versátil. No entanto, neste momento, estou bastante mais inclinada para televisão devido ao meu actual emprego.

4. Que memórias guarda da sua vida académica em Beja?

R: Muitas. Trago de Beja grandes amigos, conheci excelentes professores, e o meu querido e maravilhoso namorado.

5. Que outros comentários gostaria de fazer?

R: Caso alguém se cruze com esta entrevista, desejo um excelente futuro repleto de alegrias sejam elas profissional ou pessoais. Alunos, a entrevista é muito esperançosa, mas nada me foi dado de mão beijada é necessário trabalhar arduamente para se fazer aquilo que gosta. SEJAM CRIATIVOS E ESPONTÂNEOS!


António Bule

Licenciado em Educação e Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico de Beja.

Site: facebook.com/antoniobule

Entidade Empregadora: Seeboot Lda – Marina Solutions | www.seeboot.com

Actividade Profissional: Multimédia Designer

Entrevista:

1. Como avalia o seu desempenho profissional tendo em conta as competências adquiridas durante o curso de licenciatura?

R: A licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia permitiu-me adquirir conhecimentos de diversas áreas, pelo que me possibilita uma maior abrangência na altura de olhar para o mercado de trabalho. Posso dizer que na área multimédia já desempenhei várias funções, tais como, operador de câmara, editor de vídeo, técnico de luz e som, designer gráfico, designer de comunicação, webdesigner... Por vezes podia não ter as competências necessárias no momento, mas o espírito de querer saber mais que me foi incutido durante a licenciatura, levou-me a procurar o conhecimento para dar resposta à necessidade.

2. O carácter profissionalizante do Curso de Educação e Comunicação Multimédia foi facilitador da sua inserção no mercado de trabalho, na vida profissional/académica?

R: Considero que sim. Depois de terminar o curso, encontrei o meu primeiro trabalho ao fim de dois meses, o que foi muito bom. O estágio profissional que fiz na altura na TV Beja foi determinante para conseguir o lugar na Portimão Tv onde estive mais de 2 anos.

3. Para que área se sente mais preparado/motivado e habilitado para desenvolver a sua actividade profissional?

R: Na empresa onde trabalho actualmente, tenho a possibilidade de trabalhar em diversas áreas da multimédia. Seja criar um website, uma cartão de visita, editar um vídeo ou fotografar um evento, considero-me motivado e preparado para tal. Mas talvez a área pela qual sinto mais motivação seja o vídeo pois foi o meu primeiro trabalho e também o webdesign, que gosto muito.

4. Que memórias guarda da sua vida académica em Beja?

R: Boas naturalmente! As noites a preparar trabalhos e as noites nos infantes! A exposição conjunta na Galeria do Desassossego ficou na memória, como também a apresentação pública do final de estágio no Teatro Pax Julia! Foram bons momentos que ficaram marcados para sempre! Bons Tempos!


©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica