IPBeja - Desporto
IPBeja > Cursos > Licenciaturas > Desporto

TestemunhoFiltro
João Vargas
Treinador de futebol no Sporting Clube de Portugal

Testemunho:
Nos 3 anos que frequentei o curso de desporto da ESEB, foram determinantes para mim, não só pelo conhecimento técnico que adquiri, mas também pela transmissão de valores importantes a nível profissional, que me ajudaram a concretizar o meu sonho.”

Ruben Lança
Técnico da C. M. Castro Verde

Testemunho:
“Se existem decisões das quais não me arrependo, ter realizado a minha licenciatura no IPBeja é uma delas. Foi sem dúvida uma das fases mais marcantes e intensas da minha vida, onde o crescimento pessoal e académico foi a todos os níveis enorme.
Tenho que agradecer a todos os profissionais que contribuíram para esse crescimento e relembro, sem dúvida, os fantásticos colegas que me acompanharam nessa aventura. Era o momento ideal para diz: “Oh tempo volta para trás...”.

Justino Pereira
Personal Trainer

Testemunho:
“No ano de 2010 trazia na “bagagem” a minha vida até então numa ilha (Madeira), e a entrada para o Curso de Desporto no IPBeja, longe dos meus e de tudo o que tinha vivido, teve tanto de difícil e gratificante que uma experiência desta nos pode trazer.
Durante os 3 anos de curso, estive longe da “casa” que me viu crescer, todavia aqui neste cantinho Alentejano tive a felicidade de encontrar uma nova "casa" que me ajudou, muito, na minha formação enquanto pessoa, enquanto profissional, contando para isso com o conhecimento e apoio dos melhores.
Todas as cadeiras, todos os trabalhos foram a base para a realidade que ia encontrar no mundo do trabalho.
Um muito obrigado a todos pela paciência e por tudo o que transmitiram, por serem e estarem presentes neste meu caminho, ajudando-me assim a ser mais e, melhor a cada dia. Aqui, neste lugar, encontrei uma família.”

Gonçalo Martins
Técnico Superior da CM de Almeirim

Testemunho:
“Tudo o que sou hoje, enquanto profissional do ensino na área da Educação Física, devo à Escola Superior de Educação de Beja e aos docentes que fizeram parte do meu percurso de estudante. Um local de formação, tanto académica como pessoal, onde passei 4 anos fantásticos que recordarei para toda a vida. A qualidade do ensino e a preparação para o mundo do trabalho é sem dúvida imagem de marca desta instituição, onde concluímos o curso munidos de ferramentas que nos permitem encarar a vida profissional com otimismo e sem receios.
As amizades com colegas, professores e funcionários, e a proximidade existente nestas relações, deixam saudade e recordações para sempre.
Um grande obrigado a todos e um abraço ribatejano!”

Joaquim Saldanha
Téc. Sup. Desporto CM de Redondo

Testemunho:
“Beja! Linda e histórica cidade de Beja.
Frequentei o curso de Educação Física da ESEBeja do instituto Politécnico de Beja. Durante 4 anos foram muitas atividades, muitas noites passadas a estudar, mas também muitas, muitas noites de folia. Cidade muito simpática, onde se encontrava sempre alguém conhecido na rua... Saudades!!!
A escola tinha um bom ambiente em que se pode enaltecer a boa relação de cumplicidade e proximidade entre todos os alunos, funcionários e docentes. No nosso curso, havia um sentimento de camaradagem indescritível que nos proporcionaram momentos inesquecíveis.
Voltei uns anos mais tarde, desta vez como docente, a estrutura e o ambiente mantinha o mesmo bem-estar e a boa relação de cumplicidade e proximidade entre todos os alunos, funcionários e docentes.
O curso de Educação Física era ministrado por um grupo de docentes com muita qualidade, com muita seriedade e muito profissional. Tinha um plano curricular muito atrevido e preponderante na preparação dos alunos para o difícil mercado de trabalho. Existiam parcerias com os diversos agentes desportivos locais que proporcionaram aos seus alunos vivências gratificantes e muito enriquecedoras. São estas bases que atualmente nos levam a encarar todos os desafios da nossa função de uma forma motivante, séria, profissional e didática.
Obrigado por tudo..
Bem hajam!!!”

Rui Carriço
Professor

Testemunho:
A caminho dos 17 anos de serviço como docente, sinto orgulho, pela formação académica que a ESEB me transmitiu ao longo dos 4 anos do curso. Aí cresci e aprendi as ferramentas que hoje são a principal base do meu trabalho.

Ricardo Argente
Instrutor/treinador

Testemunho:
Os 3 anos que passei no Politécnico de Beja no curso de Desporto foram bastante enriquecedores na minha aprendizagem enquanto profissional de exercício e saúde. Durante este tempo aprendi bastante e isto deve-se não só ao meu interesse pessoal pelas matérias lecionadas como também à grande organização e a excelência dos professores quem compõem o curso. Para além disto, foi-me concedida a oportunidade por parte da direção do curso de estagiar no estrangeiro (Espanha) e de poder aprender diariamente com um dos melhores professores espanhóis na área de alto rendimento/recuperação física. Posso dizer que, se neste momento, tivesse de realizar de novo o curso, escolheria o instituto politécnico de Beja para o fazer pois a meu ver é das poucas instituições a nível nacional que prepara realmente os alunos (e bastante bem) para o mercado de trabalho.

Milene Dias
Instrutora

Testemunho:
“Na hora de escolher onde me candidatar em Desporto, não tive qualquer dúvida em colocar a Escola Superior de Educação na primeira opção. Já tinha ouvido falar muito bem do curso e dos professores e então senti que era o lugar certo para crescer, aprender e ter tudo nas mãos para ser uma grande profissional. Não vou dizer que foi fácil, porque não foi, mas se tivesse sido não me teriam ensinado aquilo que me ensinaram e eu não teria aprendido aquilo que aprendi. A Licenciatura em Desporto tem um painel de professores de excelência, que me permitiram chegar onde cheguei, sempre com um incentivo incansável para ser cada vez melhor a cada dia que passava. A cada ensinamento transmitido, senti que era feito com muito rigor, de coração, de vontade, de amor pela profissão, de ensinar sempre o melhor para que nós alunos nos tornássemos excelentes profissionais no futuro. Sinceramente, não há palavras que os descrevam, são uns excelentes docentes, rigorosos é verdade, mas muito amigos, sempre dispostos a me ajudarem, a mim e à turma, fosse a que horas fosse, pois a formação dos seus alunos sempre teve em primeiro lugar. Os conteúdos programáticos permitem a nós alunos/estudantes adquirir conhecimentos bastante atuais os quais considero fundamentais para o sucesso profissional na área do Desporto. Ao fim destes três anos, esta Licenciatura deu-me as ferramentas mais que necessárias para desempenhar o meu trabalho e preparou me para a minha carreira futura. Hoje, sou Licenciada em Desporto e sinto que aprendi com os melhores. Obrigada aos meus docentes. Obrigada por me ajudarem a realizar um sonho.”

Lauro Ribeiro
Instrutor

Testemunho:
"Foi uma experiência bastante enriquecedora tanto a nível pessoal como profissional. O curso de Desporto dispõe de uma equipa de docentes bastante experientes e sempre dispostos a ajudar ”

Jorge Costa
Técnico da CM de Ferreira do Alentejo

Testemunho:
"Em 2008, depois de ter estado cerca de 15 anos sem estudar, fui “desafiado” para me candidatar ao curso de Desporto, Atividade Física e Lazer da ESEB, como já trabalhava nesta área numa autarquia, vi neste curso a possibilidade de enriquecer os meus conhecimentos, de ter uma perspetiva diferente das varias áreas da atividade física e também de poder melhorar a minha situação profissional e na verdade, hoje posso dizer que foi mesmo isso que aconteceu, porque tive a possibilidade de partilhar experiencias com outros alunos e de receber por parte dos Docentes deste curso, novas ferramentas e novos conteúdos que me permitiram abrir novos horizontes pessoais e profissionais, sendo que após a frequência deste curso, sinto-me um técnico muito melhor preparado para abordar todas as exigências que esta área abrange. Este curso dispõe ainda dum corpo Docente com profissionais de excelência, que sempre se mostrou disponível para nos ajudar, orientando-nos para o caminho mais adequado e desafiando-nos permanentemente para abordagens inovadoras, que permitiram uma visão diferenciada dos conhecimentos antes adquiridos.”

Hugo Ventura
Treinador

Testemunho:
"Quatro anos inesquecíveis, onde predominaram a aprendizagem, experiencias únicas e uma grande janela de oportunidades". "As aprendizagens adquiridas, possibilitaram uma entrada direta no mercado de trabalho, o que define a qualidade de quem leciona o curso" "Conhecimento, amizades e profissionalismo - eis o nosso curso!!!"

Andreia Matos
Instrutora

Testemunho:
"Foram 3 anos recheados de um turbilhão de emoções e aprendizagens, muitos momentos de partilha, brincadeiras, entreajuda, diversão, trabalho, e muito muito exercício físico, mas tudo valeu a pena quando o que fica são apenas memórias boas. Obrigado Desporto por me teres tornado naquilo que sou hoje, uma pessoa feliz e apaixonada por aquilo que faço. ”

André Gomes
Treinador

Testemunho:
"A minha passagem pelo curso de Desporto da ESEB ficou marcada pelo meu crescimento como profissional e como pessoa. Adquiri todo o conhecimento que tenho sobre a área de desporto e acima de tudo os valores pessoais pelos quais me cinjo no meu percurso como profissional.”

Fernando Pereira
Treinador pessoal-Synergym España

Testemunho:
"Uma experiência vivida insuperável, aquela que vivi durante a minha passagem pelo Instituto Politécnico de Beja no curso de Desporto, desde o seu conteúdo, ao grau de conhecimentos que me aportaram e aportam ainda hoje ao desenvolvimento da minha carreira profissional. O meu mais profundo agradecimento.”

Helena Ferreira
Instrutora

Testemunho:
"Quando penso na minha passagem pelo curso de Desporto, penso em primeiro lugar nos excelentes professores que me acompanharam, desafiaram, motivaram, que me incentivaram a desenvolver as minhas capacidades para superar todos os desafios com sucesso. Graças ao seu conhecimento, disponibilidade, dedicação, permitem que os alunos terminem o curso com mais competências e valores para entrar diretamente num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, mercado onde estou inserida há quase 6 anos, desde que terminei o curso em Julho de 2010. Hoje tenho a certeza que o meu futuro começou aqui, nesta escola, à qual agradeço muito daquilo que sou hoje enquanto profissional. ”

Mauro Montemor
Instrutor

Testemunho:
"Em 2007, de malas e bagagens, receios e desafios avizinhavam-se… mas a certeza da minha decisão fazia-me sentir confiante e seguro! A viagem começava…e nesta aventura que decorreu durante 3 anos, o companheirismo, a amizade e todo o nosso crescimento pessoal como futuros profissionais foi crescendo! Sem esta aprendizagem e experiencia não teria consolidado valores e atitudes que fazem o profissional que sou hoje! Obrigado ao IPB, a toda equipa docente e a todos os meus colegas por terem feito parte desta aventura! A palavra que se guarda é SAUDADE.”

Nuno Malpão
Instrutor

Testemunho:
"Uma experiência, uma janela de oportunidades, a possibilidade de realizar um objetivo adiado.”

Ricardo Mestre
Militar do exercito

Testemunho:
"A minha passagem pelo curso de Desporto na ESEB ajudou-me a realçar o que faço, dando-me mais capacidades de atingir lugares outrora distantes.”

Vitor Rolim
Instrutor

Testemunho:
"A Licenciatura em Desporto na Escola Superior de Educação de Beja foi um marco importante na minha vida, não só como desenvolvimento humano, mas também pelos conhecimentos e pelas experiências adquiridas nesta área tão rica que é a atividade física/desporto. Durante o curso enriqueci muitos conhecimentos, vivi muitas experiências, conheci amigos, conheci professores e principalmente comecei a traçar aquele que hoje é o meu caminho, caminho esse que estava completamente escondido na minha ideia, o Fitness!! Hoje, trabalho naquilo que gosto, sou feliz a cuidar do bem-estar dos outros, e isso devo-o ao curso, aos professores e a todos os meus colegas que fizeram parte da minha formação, que me alargou as ideias e me orientou para aquilo que é a minha profissão hoje. Obrigado!”

Ricardo Rodrigues
Instrutor

Testemunho:
"Ter estudado na ESEB/IPB não foi apenas uma passagem pelo ensino superior, foi sem dúvida uma experiência, uma fase extremamente marcante na minha vida. O curso de Desporto supera-se e tenta chegar sempre mais longe a cada ano que passa. Proporcionou-me três anos inesquecíveis de convívio, tradição académica e sobretudo aprendizagem que sempre me deixaram uma eterna saudade. Permitiu-me crescer, quer a nível intelectual, quer a nível pessoal, através dos colegas e docentes e por tudo o que passei, aprendi, orgulho-me de dizer que a minha passagem pelo curso de Desporto na ESEB/IPB tornou-me num verdadeiro estudante e mais do que tudo, num verdadeiro profissional. Obrigado.”

Jorge Vicente
técnico superior desporto da CM Évora

Testemunho:
"Eseb, foi a grande responsável pelas funções que exerço quer no âmbito profissional quer na área desportiva. Sou treinador futebol há 13 anos. Sou técnico superior desporto da cm Évora a formação de base facultada pelos professores desta instituição foi grande qualidade, sendo que o método e sistematização foram as principais características que reconheço que me ajudaram a melhorar profissionalmente. Obrigado ESEB ”

Fábio Camacho
Instrutor

Testemunho:
"Embora viesse de lugar mais reservado, os meus objetivos estavam bem definidos na minha chegada a Beja: Concluir com sucesso o programa de licenciatura de Desporto do IPBeja. Além do sucesso alcançado, o crescimento enquanto pessoa e como profissional foi exponencial. Garantiu-me conhecimentos para a vida e forçou-me a superar barreiras várias vezes ao longo do percurso académico. Não foi fácil ao principio, mas acho que foi no âmbito dessa dificuldade que encontrei o que mais necessitava: concentração e foco no objetivo. Mas para isto tudo houve uma enorme contribuição de um conjunto de pessoas que levaram-me a ser melhor e a ajudar a construir um melhor caminho. Desde de alguns professores, funcionários e colegas. Criou-se uma "família, fomentou-se amizades que jamais esperava e conquistei objetivos extra nos quais não estavam programadas, dentro e fora do Desporto. Beja vai sempre ser aquele "cantinho do céu", que fez parte de mim e do meu longo percurso da minha vida. Obrigado por tudo.”

Pedro Sousa
Instrutor

Testemunho:
"É com enorme orgulho e sentido de agradecimento que deixo presente nesta página o testemunho da minha passagem pela Licenciatura de Desporto do Instituto Politécnico de Beja. É, sem dúvida alguma, uma licenciatura com uma estrutura bastante enriquecedora quer a nível prático quer a nível teórico que permite a qualquer aluno ingressar e estar perfeitamente apto para o mercado de trabalho e poder disfrutar daquilo que mais gosta na vida. Na minha opinião, a grande componente prática presente neste curso é fundamental para o desenvolvimento de todas as qualidades de um Técnico Superior de Desporto. Como ponto essencial desta componente prática, destaco o contacto e o trabalho que foi desenvolvido com as várias entidades ao longo dos 3 anos da licenciatura, pois este fatores são, sem dúvida alguma, uma ferramenta essencial para a nossa adaptação e familiarização com o mercado de trabalho. Não posso deixar de mencionar neste meu testemunho o apreço e importância que os professores tiveram na minha experiência por Beja, posso dizer que sem eles não utilizaria a palavra “inesquecível” e sim a palavra “vulgar” para descrever a Licenciatura. Todos eles conseguiram transmitir de forma brilhante e exemplar os seus conhecimentos e experiência ao longo do curso, ajudando-nos de forma incansável e dando o melhor de si em todos os momentos, tornando-nos assim melhores profissionais de Desporto. Por último, e não menos importante, estão os colegas e amigos que percorreram comigo esta caminhada e que me ajudaram a ultrapassar todas as adversidades que surgiram ao longo da Licenciatura. Para terminar, gostaria de expressar todo o meu agradecimento à Licenciatura de Desporto do IPB e, quando falo na palavra “Licenciatura” falo em tudo o que está descrito acima, por me terem proporcionado uma das melhores experiências da minha vida! O meu Muito Obrigado!”

Mara Almeida
Instrutora na Fitness First Middle East

Testemunho:
"Olá, o meu nome é Mara Almeida, fui estudante do Curso de Desporto na Escola Superior de Beja, pertencente ao IPB no ano de 2004... já se passaram uns aninhos mas ainda resta muita memória daquilo que eu considero os melhores anos da minha vida. Era um curso bastante recente mas com muito potencial para demonstrar aos seus alunos. Inicialmente e para ser sincera achei que seria um curso "fraquinho" por ainda ser recente no entanto e com a minha evolução profissional de "fraquinho" não teve nada. Os nossos professores estiveram sempre super dedicados ao desenvolvimento e ao progresso deste novo curso. No entanto parte de nós também, proatividade, interação, pesquisa e envolvimento são palavras de ordem para se tirar um curso superior e foi sempre o que tentei fazer do início ao fim. Obrigada a todos os professores que estiveram comigo no meu crescimento durante os 4 anos de curso, aos meus colegas, e a todos as pessoas que conheci na cidade maravilhosa de Beja. Neste momento encontro-me numa aventura por terras árabes (em Abu Dhabi), aplicando tudo aquilo que aprendi e ainda continuo a aprender. Continuação de muito sucesso para o curso de Desporto e para todos aqueles que o frequentam. Maa alsalama... Quer dizer adeus/até um dia 😉 Obrigada”

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica