IPBeja - Artes Plásticas e Multimédia
IPBeja > Cursos > Licenciaturas > Artes Plásticas e Multimédia

(versão inglesa) 

Licenciatura
Artes Plásticas e Multimédia

A Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia tem a duração de 3 anos e integra um Estágio Curricular em contexto profissional. Visa formar profissionais para trabalhar de forma multidisciplinar no domínio das Indústrias Criativas - em áreas emergentes como o Cinema de Animação, Ilustração, Video Mapping, Artes Digitais, Character e Game Design -, cujo mercado exige um diálogo permanente entre a vertente artística e comercial. Atentos às dinâmicas económicas regionais e globais, é estimulada uma postura interventiva não só ao nível das novas tecnologias, mas também em relação a um entendimento assertivo do poder da imagem e dos media no contexto contemporâneo. A formação de um criativo multifacetado é pois promovida pela aproximação entre empresas nacionais e o IPBeja, através da dinamização de Seminários com especialistas da área, workshops, exposições, visitas de estudo, desenvolvimento de projectos académicos e estágios curriculares, paralelamente ao desenvolvimento de projectos de I&D e de prestação de serviços em parceria com empresas nacionais.  

Pode acompanhar a atividade do curso nas seguintes redes sociais

   

 

NOTÍCIAS SOBRE O CURSO

 

CorpoFiltro
 
Entre 6 e 9 de Março de 2017 realizou-se a 11ª Edição do Artshots com a presença de centenas de alunos do ensino secundário




O Artshots é um evento promovido pelo Laboratório de Arte e Comunicação Multimédia e organizado pelo Sub-Departamento de Artes do Instituto Politécnico de Beja e, direcionado para alunos do Ensino Secundário Geral e Técnico Profissional. Este evento é enquadrado no âmbito dos Cursos de Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia e Educação e Comunicação Multimédia e do Curso Técnico Superior Profissional de Som e Imagem.
Este ano, o número de dias do evento foi alargado para quatro dias, assim como o número de workshops que passaram a ser quinze. Cerca de 400 alunos provenientes de Escolas Secundárias dos distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, participaram nos diversos workshops, sendo de destacar as novidades exclusivas desta edição, como é o caso dos workshops de Desenho de Figura Humana, Fotografia Infravermelha, Captação e gravação de Áudio em Estúdio, Controle de robots de iluminação, Desenho com frequências ou Cenários virtuais para Televisão. Esteve também patente na Galeria AoLado, a Exposição Intermedia, uma apresentação de trabalhos exemplificativos das competências lecionadas nas diversas unidades curriculares dos cursos já mencionados. Todos os alunos estiveram intensamente envolvidos em toda a dinâmica.
 
Exposição “Intermedia 2017”, uma apresentação de trabalhos desenvolvidos nos Cursos de Licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia e Educação e Comunicação e Multimédia e do Curso Técnico Superior Profissional de Som e Imagem




Exposição patente na Galeria AoLado no IPBeja, de 2 a 15 de Março de 2017, com trabalhos realizados pelos alunos dos cursos de Artes Plásticas e Multimédia, Educação e Comunicação Multimédia e do TESP de Som e Imagem.
O objetivo da exposição é apresentar à comunidade académica e local as competências técnicas e criativas adquiridas nas nossas Licenciaturas.
 
 
Exposição "Natureza Morta” pelos alunos de Artes Plásticas e Multimédia na Galeria dos Escudeiros, Beja




 
A Exposição "Natureza Morta" esteve patente na Galeria dos Escudeiros entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro. A exposição contou com os trabalhos dos alunos do 3º ano de Artes Plásticas e Multimédia nas UCs de Laboratório Multimédia III e Artes Digitais e foi subordinada ao tema Arte, Sustentabilidade e Tecnologia.
 
 
Mannequin Challenge organizado pelo Sub-departamento de Artes e o Lab:ACM




O Sub-departamento de Artes e o Lab:ACM - Laboratório de Arte e Comunicação Multimédia, do Instituto Politécnico de Beja, aderiram ao Mannequin Challenge e o resultado pode ser visionado em https://youtu.be/XMFbMrad8us
 
 
Exposição "A Narrativa interativa e ilustrada: mostra de contos ilustrados para crianças", na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António




 
A Exposição "A Narrativa interativa e ilustrada: mostra de contos ilustrados para crianças", esteve também patente na sala Infanto-juvenil da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António entre 18 de Novembro de 2016 e 2 de Dezembro de 2016.
 


Vídeos

 

 Performance de Artes Digitais: Crua Lua no Mundo Nua



No passado dia 20 de janeiro de 2016 a turma do 3.º ano apresentou, no auditório do IPBeja, o seu projeto final da unidade curricular de Artes Digitais, a performance: Crua Lua no Mundo Nua.
Crua Lua no Mundo Nua corporiza o diálogo interdisciplinar no cruzamento das artes performativa com as artes digitais, destacando-se a utilização de tecnologias de vídeo mapping com interação em tempo real na exploração da memória, tema conceptual do argumento.
O vídeo da performance pode ser visto na íntegra em https://youtu.be/i-2AMeBLKyU , tal como o making of em https://youtu.be/EtlxVKmIi2k

 

 Virgem Suta - Mundo ao Avesso



APM APOSTA NO CINEMA DE ANIMAÇÃO
A nossa aluna Marta Harthey Pinheiro produziu e realizou, no âmbito do Estágio curricular do curso, o videoclipe da música original dos Virgem Suta - Mundo ao Avesso.
Parabéns à Marta e um agradecimento ao Jorge Bemvinda e ao Nuno Figueiredo pela confiança depositada no trabalho dos nossos alunos, e pelo facto de terem associado este videoclipe à celebração dos 5 anos sobre o lançamento do 1.º álbum.
Este trabalho é reflexo do investimento na área do cinema de animação enquanto aposta estratégica  para o desenvolvimento do curso.

 

 Exposição "Habitar as Imagens"

No passado dia 7 de Junho inaugurou na Galeria dos Escudeiros em Beja a Exposição de Artes Plásticas e Multimédia - "Habitar as Imagens". Esta foi a segunda exposição de uma itinerância que se iniciou no ano de 2013  no Centro de Artes de Sines e que reuniu trabalhos de docentes, alunos e ex-alunos do Curso nos domínios da Animação 2D, Design Editorial, Fotografia, Ilustração, Infografia, Instalação e Vídeo. Importa referir que a a exposição em Beja celebrou os 10 anos de existência do Curso na cidade e na Instituição e a inauguração ficou marcada  pela presença de responsáveis institucionais, docentes de vários Cursos do IPBeja, alunos,ou seja, por todos os amigos do Curso

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica