(versão inglesa)
Objectivos e Metodologias
Descrição Geral
O Plano de Estudos do Curso de Engenharia do Ambiente pretende conferir competências ao nível:
1. Do conhecimento e compreensão
Estas passam pelo conhecimento científico e tecnológico:
· Do meio natural, dos diferentes ecossistemas e suas interacções;
· Das técnicas de avaliação da qualidade do meio ambiente e dos impactes provocados pelas fontes poluidoras;
· Dos métodos de controlo da qualidade ambiental e
· De conhecimento mais actual em alguns domínios da área de intervenção profissional.
2. Da aplicação do conhecimento, compreensão e avaliação
Estas passam pela:
2.1 Intervenção na resolução de problemas do ambiente designadamente, na prevenção, avaliação e controlo de poluição que passa pelo planeamento, projecto, exploração, conservação e avaliação do funcionamento de:
Sistemas de recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos;
Sistemas de abastecimento de água;
Sistemas de tratamento de águas;
Sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais;
Infraestruturas de saneamento e
Sistemas de efluentes gasosos.
2.2 Intervenção na avaliação e resolução de problemas ambientais, nomeadamente:
· Tratamento e recuperação de solos;
· Poluição atmosférica e sonora;
· Recuperação ambiental de áreas degradadas e
· Higiene e segurança no trabalho.
2.3 Intervenção em equipas de análise e avaliação de impacte ambiental e auditoria ambiental.
2.4 Assessoria técnica em processos de licenciamento e fiscalização ambientais.
2.5 Colaboração em programas de experimentação incluindo os de I-D&E.
2.6 Elaboração de pareceres relativos à resolução de problemas técnicos da área do ambiente, (recolha, selecção e interpretação da informação relevante para soluções fundamentadas).
3. Comunicação
Estas passam por saber receber e transmitir informação, ideias, levantar problemas e apresentar soluções a audiências especializadas ou não, envolvendo informação científica, tecnológica, económica, social e ambiental.
4. Aptidões de aprendizagem e seu desenvolvimento
Pretende conferir competências necessárias ao aperfeiçoamento do conhecimento com elevada autonomia promovendo a aprendizagem e capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação.