IPBeja - Agronomia
IPBeja > Cursos > Licenciaturas > Agronomia

(versão inglesa) 

Objetivos e Metodologias

Os objectivos do Curso de Agronomia são a formação de técnicos que satisfaçam as exigências do mercado de trabalho.
O Engenheiro Agrónomo deve ter sempre presente que as novas opções culturais e os novos itinerários técnicos passam pelo uso racional dos factores de produção. Além disso, deverão ser enquadrados em sistemas agro-ecológicos, nos quais a protecção e preservação do ambiente serão objectivos prioritários, de forma a contribuir para a sustentabilidade agrícola, ou seja, desenvolver uma economia que satisfazendo as necessidades da geração presente não comprometa o potencial futuro.
Deve ter a capacidade de gerir sistemas agrícolas com alta produtividade, tendo em conta a protecção dos recursos naturais, mantendo a sustentabilidade do sistema produtivo e assegurando a qualidade e segurança alimentar.

Os técnicos formados em Agronomia têm também competências no âmbito da vertente comercial e do pós-colheita, de forma a poderem desenvolver eficazmente a sua actividade num mercado altamente competitivo.

As Metodologias adoptadas neste Curso têm como base o lema: “APRENDER FAZENDO”, o que significa que os alunos têm muitas aulas práticas de laboratório, de campo e visitas de estudo.
Têm a oportunidade de acompanhar as diferentes culturas no campo e realizar todas as práticas culturais inerentes a cada uma delas.


 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica