IPBeja - Curso Técnico Superior Profissional - Redes e Administração de Sistemas
IPBeja > Cursos > Técnicos Superiores Profissionais > Redes e Sistemas Informáticos

Curso Técnico Superior Profissional
Redes e Sistemas Informáticos


A área do curso 481 (ciências informáticas) é uma das áreas a privilegiar segundo o Artigo 15.º do despacho orientador de 06 de Junho de 2014 do Ministério da Educação e Ciência para abertura de vagas nos cursos de ensino superior. A área do curso é útil a todas as instituições e empresas, pela ubiquidade da existência de infraestruturas informáticas, em redes locais, e presença na internet. Neste contexto, a administração, atualização, monitorização e segurança destas infraestruturas assume particular relevância, para as quais os profissionais que o presente curso visa formar dão adequada resposta.

A área e subárea do curso apresentam uma elevada procura a nível nacional e internacional. A ANQEP indicou prioridade 2 (0 mínima e 3 máxima) para esta área de formação no documento que define as áreas de educação e formação e de saídas profissionais prioritárias na oferta de dupla certificação de jovens. Possibilidade de promover a implantação de empresas da área do curso na região motivadas pela formação de quadros que respondam às suas necessidades técnicas.

A estrutura do curso proposto visa dotar os seus diplomados com os conhecimentos, aptidões e atitudes para efetuar - de forma autónoma e segura, ou sob supervisão - o projeto, instalação, configuração, administração e manutenção de redes e sistemas informáticos, de organizações ou empresas. Assegura-se os conhecimentos e competências nas tecnologias de rede e sistemas informáticos contemporâneos, dando também ênfase na obtenção da certificação profissional internacional Cisco, e na conceção e implementação de políticas de segurança adequadas. Desta forma estarão preparados para a sua rápida inserção no mercado de trabalho ou a criação do próprio emprego, bem como a preparação para a progressão de estudos num curso de licenciatura na área.

Os laboratórios da ESTIG (Laboratórios 08, 09, 10, 12, Laboratório de Redes e Sistemas de Computadores e Laboratório Ubinet) encontram-se completamente apetrechados com todos os equipamentos necessários a esta formação, nomeadamente computadores, routers, switches, Access points.
O curso proposto continua a linha formativa existente na ESTIG, nomeadamente através da anterior oferta do Curso de Especialização Tecnológica em Projeto e Instalação de Redes Locais de Computadores.
Desde o primeiro ano em que este curso foi oferecido até ao presente ano letivo, teve 151 alunos matriculados, encontrando-se todos os diplomados a desenvolver a sua atividade profissional e/ou inscritos nos cursos de licenciatura da ESTIG.
De salientar também o objetivo sempre presente no sentido da criação do próprio emprego, transmitindo aos alunos características empreendedoras e de inovação, na tentativa de dar resposta aos avanços tecnológicos galopantes dos nossos dias e ao desemprego verificado entre os jovens. Neste contexto, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do IPBeja, a funcionar na ESTIG, procurará promover a apoiar novas empresas regionais, particularmente as de base tecnológica.




CANDIDATURA ONLINE

(para mais informações contactar os Serviços Académicos Setor II: 284314400)


Pode acompanhar a atividade do curso nas seguintes redes sociais

   

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica