IPBeja - Curso Técnico Superior Profissional - Informação e Comercialização Turística
IPBeja > Cursos > Técnicos Superiores Profissionais > Informação e Comercialização Turística

Curso Técnico Superior Profissional
Informação e Comercialização Turística


A área proposta do Curso enquadra-se no domínio de «outras atividades turísticas» que, de acordo com o “Estudo Melhores competências! Melhor turismo!” da Confederação do Turismo Português, é aquela que maior diversidade apresenta ao nível dos domínios de prestação de serviço e, consequentemente, dos empregos que se lhe associam. Por sua vez, a subárea proposta referente à «informação e comercialização turística» enquadra-se num dos três domínios da prestação de serviços em turismo definido nesse mesmo estudo, nomeadamente a “prestação de serviços de informação e orientação turística e a comercialização de serviços turísticos” (p. 64). O currículo deste curso técnico superior profissional pretende dar resposta aos vários drivers de mudança (Económico/Regulamentares, Tecnológicos, Estilos de Vida/Padrões de Consumo e Demográficos) globalmente considerados ao subsector do turismo segundo a Confederação de Turismo Português. Neste sentido, a área de formação proposta, o perfil profissional, o referencial de competências a adquirir e respetivo plano de estudos incorporam fatores de mudança com incidência particular em duas grandes áreas funcionais identificadas pela Confederação do Turismo Português: a área funcional da “Informação e Acolhimento” e área funcional da “Comercialização e Mediação” (p. 68 e seguintes do mesmo documento).

Do ponto de vista regional, o curso proposto vem na sequência do que foi definido pelo POTA (Plano Operacional de Turismo do Alentejo) e do próprio “Documento Estratégico Turismo do Alentejo 2014-2020“ da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo. Mais concretamente, ao assentar em duas áreas funcionais (informação e comercialização) e em função do perfil de competências definido, contribuirá para a afirmação de duas áreas estratégicas definidas nesse documento: i) Requalificar e criar novos produtos turísticos, com um ênfase muito forte na qualificação da informação in situ, ou seja, informação disponível no próprio destino, incidindo nesta componente como fator diferenciador entre destinos e empresas, sobretudo micro e PMEs. Este curso aposta num reforço de competências na área do atendimento, informação turística e comunicação com o turista e ii) reforçar a promoção e o Marketing Digital (Alentejo 3.0), com aposta concreta na definição de estratégias e ações de promoção e comercialização online.

De referir ainda que o perfil do curso se enquadra no «Turismo Alentejo e Ribatejo» como prioridade de intervenção no Plano de Ação Regional - Alentejo 2020, mais concretamente nas seguintes tipologias de ação (p.44): (i) Atividades de Promoção da Marca Alentejo na lógica da promoção integrada; (ii) Atividades de Reengenharia do Produto Turístico; (iii) Projetos de Empreendedorismo Inovador; (iv) Agenda Alentejo 3.0, com a melhoria do uso das TIC por parte dos destinos e empresas.

Uma nota final para o facto desta subárea do curso (informação e comercialização turística) oferecer a possibilidade de promover a criação e implantação de empresas na região motivadas pela formação de quadros que respondam às necessidades técnicas dos diferentes sectores do turismo (alojamento, animação turística, agências de viagens). Em simultâneo, existirá um excelente aproveitamento dos recursos internos, nomeadamente pela existência de três doutorados em exclusividade em áreas científicas nucleares ao perfil do curso (Gestão e Turismo), e de dois doutorandos em fase de conclusão com preparação e motivação para as áreas nucleares deste curso. Todavia, docentes com outros perfis de formação existentes nesta instituição de ensino superior darão o seu importante contributo face ao referencial de competências que se propõe. Pretende-se igualmente estimular e incrementar uma relação muito próxima junto da comunidade tradicionalmente recetora de alunos do 1.º ciclo de Turismo.




CANDIDATURA ONLINE

(para mais informações contactar os Serviços Académicos Setor II: 284314400)


Pode acompanhar a atividade do curso nas seguintes redes sociais

   

 

 

NOTA ACADÉMICA - S01E14 - CTeSP Informação e Comercialização Turística

O Nota Académica, é um talk-show do Instituto Politécnico de Beja que discute e analisa a Formação e a Empregabilidade.
Produzido pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Som e Imagem, com a orientação dos Docentes da mesma área de ensino, o programa tem como objetivo promover a oferta formativa do Instituto e apresentar sobretudo a trajetória dos alunos do IPBeja.


Como convidada temos a coordenadora Marta Amaral.

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica