IPBeja - Curso Técnico Superior Profissional - Comércio Internacional
IPBeja > Cursos > Técnicos Superiores Profissionais > Comércio Internacional

Curso Técnico Superior Profissional
Comércio Internacional


A oferta de um CTeSP em Comércio Internacional é importante para a região, pois visa dar resposta às necessidades das empresas do Alentejo, em matéria de qualificações de nível superior nesta área concreta. Sabendo que o tecido empresarial regional é caraterizado pela existência de empresas com potencial de exportação nomeadamente na área agrícola e, com potencial de desenvolvimento ao nível da agroindústria e, tendo ainda em conta o “triângulo de desenvolvimento” Sines-Alqueva-Aeroporto de Beja, pretende-se que o surgimento de profissionais qualificados na área do comércio internacional possa colmatar algumas das limitações que sobretudo as pequenas empresas enfrentam. O facto de estarem expostas à concorrência mundial e, quando o mercado doméstico nacional não tem grande dimensão, têm dificuldades em atingir os níveis de competitividade necessários para se internacionalizar e atuar em mercados globais, propósito que na atualidade é entendido como uma necessidade no seu percurso de sobrevivência e viabilidade. Desta forma, a área de formação proposta, o perfil profissional, o referencial de competências a adquirir e respectivo plano de estudos incorporam fatores que pretendem ajudar as empresas da região a posicionarem-se internacionalmente e a desenvolver a sua capacidade exportadora.

A existência do curso pretende ir de encontro às linhas estratégicas de desenvolvimento da região e do país, dado que é uma das áreas a privilegiar em diversos documentos, nomeadamente nas prioridades de intervenção do Plano de Ação Regional - Alentejo 2020 (p. 9); nos eixos estratégicos do Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020 (p. 33); na Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo (p. 4), no projeto “ALENTEJO 2015 EXPORTAR +” (p. 6); no Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização (p. 10); no “Portugal Excecional: estratégia de internacionalização do sector agro-alimentar 2012-2017”, entre outros.

Desta forma, dadas as pretensões estratégicas para a região dos vários atores apontarem em grande parte para o desenvolvimento da economia regional baseado na promoção da internacionalização das suas empresas, justifica-se a necessidade de profissionais qualificados e especializados em comércio internacional que possam dar resposta ao meio empresarial da região. Portanto, pretende-se que o currículo deste curso técnico superior profissional possa vir a contribuir para formação de quadros que respondam às necessidades técnicas das empresas e, incentivar igualmente o empreendedorismo e, a possibilidade de promover a criação e implantação de empresas motivadas pela formação destes quadros.
Deve referir-se ainda que o curso permitirá um excelente aproveitamento dos recursos internos desta instituição de ensino superior, nomeadamente a existência de 6 doutorados em exclusividade em áreas científicas nucleares ao perfil do curso. Para além disso, docentes com outros perfis de formação existentes nesta instituição poderão prestar o seu importante contributo face ao referencial de competências que se propõe.
O surgimento deste curso permitirá também o acesso a formação superior qualificada para a valorização de profissionais que, sendo detentores de formação na área da gestão ou outras afins, não possuam formação especializada na área do comércio internacional.
Pretende-se também estimular e incrementar uma relação muito próxima junto da comunidade tradicionalmente recetora de alunos do 1.º ciclo de Gestão de Empresas.




CANDIDATURA ONLINE

(para mais informações contactar os Serviços Académicos Setor II: 284314400)




Pode acompanhar a atividade do curso nas seguintes redes sociais

   

 

 

PROGRAMA NOTA ACADÉMICA - S01E07 - CTeSP Comércio Internacional

O Nota Académica, é um talk-show do Instituto Politécnico de Beja que discute e analisa a Formação e a Empregabilidade.
Produzido pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Som e Imagem, com a orientação dos Docentes da mesma área de ensino, o programa tem como objetivo promover a oferta formativa do Instituto e apresentar sobretudo a trajetória dos alunos do IPBeja.

Neste episódio são convidados a professora Sónia Vieira, as alunas Sónia Brito e Ivone Charneca e do curso Paula Alvarenga, com os alunos Catarina Miguel e Manuel Godinho e Filipe Cameirinha da Herdade do Monte Novo e Figueirinha.

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica