Referencial de Competências
Conhecimentos
1 Conhecimentos especializados de gestão da segurança no trabalho, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 45001 e ferramentas de apoio à gestão da segurança no trabalho
2 Conhecimentos especializados da organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações
3 Conhecimentos especializados de legislação, normas e regulamentos de segurança e saúde no trabalho
4 Conhecimentos especializados de metodologias de avaliação, prevenção e controlo dos riscos laborais
5 Conhecimentos especializados de métodos de avaliação dos fatores psicossociais no trabalho
6 Conhecimentos especializados de agentes químicos, biológicos e físicos
7 Conhecimentos especializados de técnicas de informação, comunicação e formação
8 Conhecimentos especializados de avaliação e controlo de riscos profissionais
9 Conhecimentos fundamentais de ergonomia e de organização do trabalho
10 Conhecimentos fundamentais de organização e gestão da emergência
11 Conhecimentos especializados em segurança no trabalho
12 Conhecimentos fundamentais de probabilidades e estatística
13 Conhecimentos fundamentais de organização de empresas e técnicas de análise de projetos de investimento
14 Conhecimentos básicos de socorrismo
15 Conhecimentos especializados de procedimentos e técnicas de auditoria, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 19011
16 Conhecimentos especializados de gestão da qualidade, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 9001
17 Conhecimentos fundamentais sobre calibração, monitorização e medição
18 Conhecimentos especializados de informática aplicada
19 Conhecimentos especializados do sistema português da qualidade
20 Conhecimentos abrangentes de ferramentas da qualidade
21 Conhecimentos especializados de métodos estatísticos aplicados à qualidade
22 Conhecimentos abrangentes de gestão de processo
23 Conhecimentos especializados de integração de sistemas de gestão
24 Conhecimentos abrangentes de técnicas de melhoria da qualidade
Aptidões
1 Aplicar técnicas de identificação de perigos e avaliação de riscos profissionais
2 Aplicar técnicas de informação e comunicação adequadas ao contexto de intervenção
3 Conceber documentação técnica relacionada com as áreas de intervenção
4 Conceber e avaliar a eficácia das ações de formação e sensibilização em segurança no trabalho
5 Conceber e executar a organização da emergência
6 Conceber e executar a organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações
7 Conceber e executar planos de prevenção e controlo de riscos profissionais
8 Controlar a atuação de forma adequada incidentes ao nível da segurança no trabalho
9 Controlar a documentação e registos do sistema de gestão da segurança no trabalho
10 Controlar o cumprimento das normas de segurança no trabalho e de gestão da qualidade
11 Elaborar e aplicar listas de verificação de cumprimento de requisitos legais e normativos
12 Identificar causas de não conformidades da segurança no trabalho e definir as medidas corretivas adequadas
13 Pesquisar e aplicar legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes setores de intervenção
14 Planear e controlar as etapas de implementação e acompanhamento de sistemas de gestão de qualidade e segurança
15 Planear e utilizar técnicas de auditoria a sistemas de qualidade e segurança
16 Utilizar técnicas de determinação de agentes físicos, químicos e biológicos em meio laboral e avaliar a sua conformidade legal
17 Aplicar técnicas de avaliação e controlo de riscos ergonómicos
18 Aplicar técnicas de identificação de riscos psicossociais
19 Aplicar técnicas de primeiros socorros
20 Elaborar planos de contingência
21 Elaborar plano de calibração de instrumentos de medição
22 Gestão dos dispositivos de monitorização e medição
23 Identificar as melhores opções estratégicas aplicadas a diversos contextos e situações, na perspetiva da gestão da qualidade e segurança
24 Elaborar documentação técnica relacionada com as áreas específicas de intervenção
25 Conceber suportes documentais diversificados para disseminar informação, a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade e segurança
26 Definir e implementar indicadores de medição e monitorização
27 Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão
28 Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos
29 Controlar e manusear equipamentos de medição, de monitorização e de controlo
30 Definir parâmetros estatísticos e de fiabilidade aplicáveis aos contextos de intervenção da gestão da qualidade e segurança
31 Utilizar técnicas de desenvolvimento e de implementação de programas de melhoria associados à qualidade e à segurança
Atitudes
1 Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos de nível superior, quando inserido em equipa
2 Demonstrar capacidade de agir com espírito de equipa e cooperação para responder às solicitações do serviço
3 Demonstrar capacidade de comunicação com diferentes interlocutores
4 Demonstrar capacidade de trabalho, orientação para objetivos e rigor, cumprimento de prazos, horários e procedimentos definidos
5 Demonstrar capacidade para se adaptar às evoluções técnicas e metodológicas e a diferentes contextos organizacionais
6 Demonstrar capacidade para solucionar situações ou problemas que são da sua responsabilidade e determinar quando são da responsabilidade de um nível hierárquico superior
7 Demonstrar disponibilidade para adotar as soluções adequadas para a resolução de conflitos
8 Demonstrar iniciativa, proatividade, assertividade e espírito crítico
9 Demonstrar responsabilidade no cumprimento da legislação, normas, regulamentos e procedimentos de boas práticas
10 Demonstrar responsabilidade no desempenho e capacidade de supervisão de terceiros e gestão de equipas, demonstrando capacidade de liderança e motivação