IPBeja - Curso Técnico Superior Profissional - Viticultura e Enologia
IPBeja > Cursos > Técnicos Superiores Profissionais > Viticultura e Enologia

Curso Técnico Superior Profissional
Viticultura e Enologia

Esta formação de nível 5 garante a sequência de formação dos  titulares do curso de Técnico de Viticultura e Enologia  referenciado co prioridade 3 (Elevada) a nível nacional e nível das regiões do Baixo Alentejo e do Algarve; esta área integra-se na Linha estruturante e de especialização inteligente do PORAlentejo 2020 - Complexo Agroalimentar e Florestal, que considera o vinho como produto de elevado valor acrescentado. O Programa Operacional Regional do Alentejo considera como eixos prioritários, o "Ensino e Qualificaçãodo Capital Humano" e  "Emprego e valorização económica de recursos endógenos", entre outros eixos, sendo o setor dos vinhos considerado como potencial para a atividade turística da região. A "renovação da base económica sobre os recursos naturais e a excelência ambiental e patrimonial" é considerada uma prioridade de intervenção para o período 2014-2020, sendo o desenvolvimento e dinamização de “Clusters” económicos, como o tradicional do Vinho um domínio estratégico. Para alcançar estes objetivos e metas, a (re)qualificação de ativos neste setor torna-se fundamental.
No documento "Estudo dos Impactes Previsíveis do Projeto de Fins Múltiplos do Alqueva na Configuração dos Recursos Humanos do Alentejo", publicado em 2009, a produção de vinhos é identificada na análise SWOT como um ponto forte, sendo considerada uma das sub-atividades da fileira com maior capacidade de crescimento do emprego na região.


CANDIDATURA ONLINE


(para mais informações contactar os Serviços Académicos Setor II: 284314400)

Pode acompanhar a atividade do curso nas seguintes redes sociais

   

 

 

PROGRAMA NOTA ACADÉMICA - S01E17 - CTeSP Viticultura e Enologia

O Nota Académica, é um talk-show do Instituto Politécnico de Beja que discute e analisa a Formação e a Empregabilidade.
Produzido pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Som e Imagem, com a orientação dos Docentes da mesma área de ensino, o programa tem como objetivo promover a oferta formativa do Instituto e apresentar sobretudo a trajetória dos alunos do IPBeja.

Neste episódio convidamos o coordenador José Penacho e os alunos Célia Grazina e Miguel Ferreira. Em representação da Herdade dos Largos temos a Eng.ª Helena Manuel.

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica