IPBeja - Curso Técnico Superior Profissional - Sistema de Proteção do Ambiente
IPBeja > Cursos > Técnicos Superiores Profissionais > Sistema de Proteção do Ambiente

Curso Técnico Superior Profissional
Sistemas de Proteção do Ambiente


A proposta de formação apresentada resulta da reflexão do papel que os empregos "verdes" poderão ter no desenvolvimento de atividades inovadoras e sustentáveis na região do Baixo Alentejo, pretendendo, assim, contribuir para a transição da sua economia para o paradigma de baixo carbono. Assim, procurou-se reforçar as competências específicas da área da proteção do ambiente e identificar novas competências “ambientais” transversais que permitirão a emergência de atividades económicas inovadoras ambientalmente sustentáveis.
Esta formação de nível 5 garante a continuidade de formação dos titulares do curso de Técnico de Sistemas de Tratamento de Águas (nível 4) que já deu sequência à formação dos titulares dos cursos Operador de Sistemas de Gestão de Resíduos Sólidos e Operador de Sistemas de Tratamento de Águas (nível 2), de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações.
A formação proposta é pertinente no Baixo Alentejo visto que a Linha Estruturante e de Especialização Inteligente do PORAlentejo 2020 - Renovação da Base Económica sobre os Recursos Naturais e a Excelência Ambiental da Região - responsabiliza a Região pela manutenção e melhoramento de parâmetros ambientais a fim de se atingir a excelência ambiental.
Do mesmo modo, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Baixo Alentejo 2014 Plano 2014—20, na sua Ação estratégica  (A.E.9)- “Gestão Integrada de Ativos e Riscos Ambientais” refere a necessidade de “….qualificar o património ambiental presente no território do Baixo Alentejo através da conservação e valorização dos seus ativos distintivos e do incremento da sua resiliência a fatores e riscos de génese natural e antrópica suscetíveis de contribuir para a sua degradação”. Esta ação estruturante entronca na Orientação Estratégica 3 (OE.3) deste documento – “Valorizar o Baixo Alentejo como um Território de Excelência Ambiental” e nos objectivos temáticos (OT) do Quadro Estratégico Comum (QEC):
- OT.05: Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos
- OT.06: Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos
Assim, no Baixo Alentejo:
- As produções agrícolas de alta produtividade, decorrentes da alteração do modelo agrícola regional do Baixo Alentejo com o aumento do regadio, potenciam a maior rentabilidade das explorações agrícolas e o desenvolvimento da indústria agro-alimentar levando à utilização de novas tecnologias e à produção de novos produtos que terão de ser ambientalmente sustentáveis.

- A extensa faixa atlântica, áreas estuarinas (Sado, Mira e Lagoas de Melides, Santo André e
Sancha) e águas interiores (rios e albufeiras) necessitam de ter a sua qualidade hídrica preservada e valorizada, enquanto fonte de grande riqueza de recursos com potencial para se afirmar como uma importante atividade económica na região.

- O  Porto de Sines como plataforma industrial e logística de grande importância nacional e internacional.

- A  faixa piritosa ibérica, tem  no Alentejo uma das mais ricas reservas mundiais de minérios, cobre e zinco, cuja exploração necessita de  ser ambientalmente sustentável.

Assim, existem na região diversas infraestruturas, que poderão beneficiar da existência destes profissionais, nomeadamente:
- Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva;
- Grupo Águas de Portugal;
- Porto de Sines;
- Unidades Agro-industriais;
- Câmaras Municipais;
- Associações de Municípios;
- Empresas de Serviços na Área de Gestão de Resíduos;
- Associação de Agricultores;
- Indústrias.
   Parece, assim, fundamental a (re)qualificação de ativos neste setor que permitam colmatar o défice que se prevê vir a ocorrer  para se alcançarem estes objetivos e metas.





CANDIDATURA ONLINE

(para mais informações contactar os Serviços Académicos Setor II: 284314400)



Pode acompanhar a atividade do curso nas seguintes redes sociais

   

 

 

PROGRAMA NOTA ACADÉMICA - S01E06 - CTeSP Sistemas de Proteção do Ambiente

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica