IPBeja - Curso Técnico Superior Profissional - Análises Laboratoriais
IPBeja > Cursos > Técnicos Superiores Profissionais > Análises Laboratoriais

Curso Técnico Superior Profissional
Análises Laboratoriais


Esta formação de nível 5 garante a sequência de formação dos titulares do curso de Técnico de Análise Laboratorial (nível 4), referenciado com prioridade 1 no documento sobre “Áreas de Educação e Formação e Saídas Profissionais Prioritárias” da ANQEP. A necessidade deste tipo de formação, no contexto do tecido socioeconómico local, encontra-se justificada a vários níveis.

Esta área de formação pode ser considerada transversal e necessária a diversas áreas integradas na estratégia de especialização inteligente do Programa Operacional Regional do Alentejo - PORAlentejo 2020 – nomeadamente na Linha estruturante “Complexo Agroalimentar e Florestal” e no “ Eixo Prioritário 8 - Ambiente e Sustentabilidade”. A qualidade e segurança alimentar, o controle da qualidade de águas para abastecimento às populações, e a monitorização de impactes ambientais ao nível do solo e das águas superficiais e subterrâneas, são alguns dos exemplos da importância de ter Técnicos Superiores Profissionais formados em Análises Laboratoriais. O PORAlentejo2020 considera também como eixos prioritários, o "Ensino e Qualificação do Capital Humano" e o "Emprego e valorização económica de recursos endógenos”.  Para alcançar estes objetivos e metas, a (re)qualificação de ativos é muito importante também neste sector de formação.
Por outro lado, no documento " Estudo dos Impactes Previsíveis do Projeto de Fins Múltiplos do Alqueva na Configuração dos Recursos Humanos do Alentejo ", publicado em 2009, a fileira Água é identificada como uma das mais importantes na alavancagem do desenvolvimento da região Alentejo, sendo identificada a necessidade de técnicos com perfis de competências que lhes permitam atuar nas áreas do “Abastecimento e Distribuição de Água” ao nível da “Análise e Tratamento da Qualidade da Água”, nomeadamente de “Técnicos de Laboratório” (nível 3, 4 e 5). Neste mesmo estudo, uma outra área de atividade considerada como importante no desenvolvimento futuro do Alentejo é a da “Produção Agro-Industrial”, sendo que o perfil de competências de “Analista de Laboratório” (nível 3, 4 e 5) é considerado essencial para atuar ao nível dos “Sistemas e Tecnologias de Certificação da Qualidade e Segurança Alimentar” de diferentes tipos de produtos (produção de vinho, azeite, etc.).

É também importante não esquecer a importância na região Alentejo do Porto de Sines e da associação com a plataforma industrial e logística, com especialização no sector petroquímico e na refinação de combustíveis. Esta plataforma industrial possui indústrias com laboratórios que executam predominantemente análises de derivados do petróleo, constituindo um polo de empregabilidade para os formados com um CTeSP em Análises Laboratoriais. O Instituto Politécnico de Beja, através da sua Escola Superior Agrária, possui experiência bem alicerçada no controle da qualidade analítico de águas e de alimentos, experiência que foi adquirida através das estruturas designadas por “Laboratório de Controlo de Qualidade de Águas”, e do “Laboratório de Microbiologia”, os quais tiveram a sua génese nos então designados Sector de Química/Bioquímica e Sector de Agro-Industrias. Esses laboratórios, que funcionam desde 1987, desenvolvem trabalho de prestação de serviço à comunidade e de I&D, e dão apoio às aulas laboratoriais das diversas formações ministradas na ESA-IPBeja. Encontram-se modernamente equipados, podendo constituir um polo de excelência para a formação de TeSP em Análises Laboratoriais. Foi neste enquadramento que foi anteriormente ministrado na ESA-IPBeja um Curso de Especialização Tecnológica (CET) em “Análises Químicas e Microbiológicas”, que serviu de embrião à formação ora proposta.





CANDIDATURA ONLINE

(para mais informações contactar os Serviços Académicos Setor II: 284314400)


Pode acompanhar a atividade do curso nas seguintes redes sociais

   

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica