(versão inglesa) 
Resumos de Dissertações
2012 - 1ª Edição
1. Aida Cristina Engrola Condeça - "Estudo de Caso - Desenvolvimento da Linguagem na Criança com Trissomia XXI", orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
2. Alice Noé da Silva Furtado - "Necessidades de Formação em Competências Emocionais dos Professores com Alunos com Necessidades Educativas Especiais", orientada pela Doutora Maria Cristina Campos de Sousa Faria.
3. Ana Cristina Catarino Pires - “Benefícios da Expressão Dramática na Educação de Crianças/Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimento: Estudo De Caso”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
4. Ana Margarida Antunes de Carvalho Pereira -"Um Caminho Para a Autonomia: Filosofia Para crianças em Alunos com Necessidades Educativas Especiais", orientada pelo Doutor José Pedro Matos Fernandes.
5. Ângela Susana Duarte Pinho - "Perceção dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, sobre o Envolvimento Parental de Alunos com Necessidades Educativas Especais do Domínio Cognitivo e Motor", orientada pela Doutora Maria Cristina Campos de Sousa Faria.
6. Áurea José Costa Lopes de Almeida - “Crianças com multideficiência na escola regular: da integração para a inclusão”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
7. Carla de Jesus Pereira Barriga - “Grau de satisfação dos docentes das Equipas Locais de Intervenção Precoce do Baixo Alentejo”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
8. Isabel Horta Formigo - “Interacção Criança-Criança: A inclusão de crianças com multideficiência”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos
9. Manuel Francisco Pereira Ferreira - "Necessidades Formativas dos Professores do 1º Ciclo na Prática Profissional com alunos com Necessidades Educativas Especiais", orientada pela Doutora Maria Cristina Campos de Sousa Faria.
10.Manuela de Jesus Pinto Raminhos - "Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
11.Maria Teresa Patrocínio Reis Pereira - “O trabalho de cooperação entre professores titulares de turma e docentes de educação especial como factor de qualidade na inclusão de crianças com dificuldades intelectuais”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
12.Marília José da Costa Amador Coelho Pelica - “Perceber para intervir: a atitude dos professores do pré-escolar e 1º Ciclo do Agrupamento nº3 de Beja, face à inclusão de crianças com multideficiência nas classes regulares”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
13.Vanda Maria Marques Nobre do Rosário - "Relações de Socialização de Crianças com NEE em contexto Escolar-Uma Estratégia Plástica de Intervenção", orientada pelo Doutor José Pedro Matos Fernandes.
2013 – 2ª edição
1. Anabela Palma Lampreia - “A influência das crises epiléticas no desenvolvimento cognitivo e motor: estudo de caso de um aluno com epilepsia”, orientada pelo Doutor José Espírito Santo.
2. Isabel Maria Filipe Irra Marques Bernardino - “A Música no Desenvolvimento da Comunicação e Socialização da Criança /Jovem com Autismo”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
3. Liliana Isabel Romana Brito - “As Atividades Lúdico-Expressivas e a Criança com Dificuldades Cognitivas”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos
4. Rute Cristina Correia Montes - “O Autismo e as Artes Plásticas”, orientada pelo Doutor José Pedro Matos Fernandes.
5. Susana Cristina Bravo Gomes – “Leituras especiais para Leitores especiais”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
2014 – 3ª edição
1. Helena Maria Salgueiro Silva Lopes Sardica - “Autoconceito, suporte social e comportamento de risco em adolescentes com deficiência mental”, orientada pela Doutora Maria Cristina Campos de Sousa Faria.
2. Maria Madalena Leitão Fernandes Policarpo - “As atitudes e representações da figura paterna face ao seu filho com Trissomia 21”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
3. Maria Teresa Figueira Condeça - “Necessidades Formativas dos docentes face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
4. Sónia Catarina Falé do Carmo Barradas - “A Inclusão do aluno com Sídrome de Dubowitz na sala de aula”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
5. Telma de Jesus Lourenço Mestre - “Histórias com Estória - A adaptação de histórias na promoção da comunicação de crianças com problemática cognitiva” orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
6. Teresa Dolores Soares Infante - “A Motricidade Aquática em Crianças Multideficientes do 1º e 2º ciclos do ensino básico”, orientada pela Doutora Vânia Azevedo Ferreira Brandão de Loureiro.
7. Ana Patrícia da Silva Pratas - “Representações de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico face aos seus pares com Necessidades Educativas Especiais”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
8. Raquel de Jesus Ventura Figueira - “Ser como os outros - A inclusão de alunos com multideficiência do 2º ciclo de ensino básico, num agrupamento de escolas, no interior do país”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
9. Luis Salvador Martins Fialho Acabado - “Inclusão de alunos com perturbação do espectro do Autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos” orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
10.Carla Isabel Santos Oliveira Lança - “ Conhecimentos e Práticas de Professores do 1º Ciclo no âmbito da educação de crianças Sobredotadas”, orientada pelo Doutor José António Espírito Santo.
11.Maria Aurora Barata Boné - “Capacitação de crianças com dificuldades intelectuais para práticas alimentares saudáveis”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
12.Ana Isabel Martins Fialho Acabado - "A Transição para a Vida ativa e a formação de docentes", orientada pelo Doutor José António Espírito Santo.
13.Mariana Conceição Costa Patrícia Caeiro - “Fatores de inclusão de alunos com défice cognitivo nas atividades de enriquecimento curricular”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
14.Patrícia Maria Guerreiro Silva Brás - “O Contributo da expressão plástica na promoção da comunicação de crianças com défice cognitivo”, orientada pelo Doutor José Pedro Matos Fernandes.
2015 – 4ª edição
1. Ana Isabel Viriato de Brito - “Inclusão dos alunos com dificuldades severas de comunicação no 1º ciclo”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Espírito Santo.
2. Joana Malveiro Monteiro Palma Ramos - “A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Espírito Santo.
3. Joana Isabel Guardiano Figueiredo - “Boas Práticas na Inclusão de um aluno com Paralisia Cerebral”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Espírito Santo.
4. Maria de Lourdes Pinto Pão Duro Caldeira – “Fatores facilitadores de intervenção educativa em IPI com famílias e crianças”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Espírito Santo.
5. Ana Margarida Carvalho - “Apoio Virtual para docentes de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais”, orientada pelo Doutor Cesário Almeida.
6. Susana Alexandra Santos Flores – “O Impacto do escotismo no Comportamento Adaptativo de crianças com dificuldade intelectual e desenvolvimental”, orientada pelo Doutor José António Espírito Santo.
7. Justina Maria Páscoa da Magra Horta – “Inclusão de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
8. Ana Paula Monteiro Rôla – “Representações e Autoestima dos professores do 2º ciclo face a alunos com P.E.A.”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
9. Inês Isabel Silvestre – “A influência da Educação Psicomotora no desempenho escolar de uma Turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais”, orientada pelo Doutor Luís Manuel da Cruz Murta.
10. Lucília Maria Borralho Pipa Godinho - “As representações dos alunos sem NEE na inclusão de alunos com NEE: A prática do desporto adaptado – modalidade boccia nas aulas de educação básica”, orientada pelo Doutor Luís Manuel da Cruz Murta.
11. Ana Maria da Silva Martins Lemos Figueiredo – “O contributo do assistente social numa equipa transdisciplinar na intervenção precoce”, orientada pela Doutora Maria Teresa Santos e Co-orientação de Adelaide Pires Malainho.
12. Madalena Maria Pires Domingos Fernandes - “Inclusão Educativa e Social de um aluno com multideficiência – Um estudo de caso”, orientada pela Doutora Maria Teresa Santos.
2016 - 5ª Edição
1. Cláudia Maria Rocha Félix - “Promoção do Comportamento adaptativo de jovem com Trissomia XXI”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
2. Mariana Vitória Vaz Lampreia Ramos Costa – “Fatores Facilitadores da Interação entre Crianças com a Síndrome de Dravet e os Seus Pares”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
3. Patrícia Graça Venes Medeiro - “O Olhar das Crianças do 2º Ciclo Face aos Pares com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID)”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
4. Telma Cristina Anico – “A Comunicação Aumentativa e Alternativa como facilitador da inclusão”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
5. Célia do Carmo Corujo Fialho - “Os Currículos Específicos Individuais (CEI) e o Desafio na Inclusão”, orientada pelo Doutor José António Reis do Espírito Santo
6. Cristina Isabel Lampreia Matias Silva – “A Articulação curricular entre a unidade de ensino estruturado e as turmas do ensino regular no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
7. Pedro Arsénio Correia Teixeira - “Políticas de Educação Especial/Inclusão no Projeto Educativo: um olhar sobre quatro Agrupamentos de Escola do Baixo Alentejo”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho
8. Sónia Cristina Monteiro Carapau Jordão - “A importância das Práticas educativas familiares no acompanhamento de crianças com NEE”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
9. Fábio Rúben Duarte Gonçalves - “Atividade física adaptada e sua influência na funcionalidade e auto-estima de um aluno com espinha bífida”, orientada pelo Doutor Luís Manuel da Cruz Murta.
10. Delfina da Conceição Elena Careto - “As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
11. Fátima de Almeida Nunes Cardoso - “ComPassos Musicais: a Relação da Música numa Criança com Autismo”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
2017 – 6ª edição (13 teses)
1. Daniela Sofia Ramalho Lopes - “A Intervenção do assistente social como elemento de uma equipa local de intervenção precoce”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
2. Bruna Marisa Francisco Rodrigues Rosa - “De mãos abertas: reflexos da Língua Gestual na vida de uma jovem com Trissomia XX!”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
3. Guadalupe do Ó Almeida Caeiro Charraz - “Transição para a Vida Ativa”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Pereira Jacinto do Espírito Santo.
4. Sónia Regina Sobral Gonçalves - “Necessidades e Desafios na Formação de Professores de Educação Especial”, orientada pelo Doutor José António Reis do Espírito Santo.
5. António Manuel Fagulha Morais - “A Monitorização do processo de Implementação dos Currículos Específicos Individuais de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico”, orientada pelo Doutor José António Reis do Espírito Santo.
6. Jacinto Manuel de Brito Romão Domingos - “A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias - estudo de caso na Escola Secundária de Moura”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
7. Ana Isabel Lacão Bonito - “A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular num agrupamento do Baixo Alentejo”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
8. Rita Isabel Palma Veríssimo Machado Correia - “As práticas educativas dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico face aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais”, orientada pelo Doutor José Pereirinha Ramalho.
9. Ana Margarida Nunes da Costa - “Parcerias entre os Centros de Recursos para a Inclusão e as Escolas”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
10. Maria de Fátima Dias Figueira Costa da Silva - “A aprendizagem cooperativa como metodologia para a inclusão”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
11. Margarida Isabel Santos Sousa Reis - “A inclusão dos alunos nas Unidades de Ensino Especializado e de Ensino Estruturado no Agrupamento de Escolas de Moura”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
12. Maria Margarida de Brito da Lança - “O trabalho colaborativo entre professores de educação especial e os professores do ensino regular do 1º ciclo”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
13. Ana Lúcia Caetano Calado Pinela - “Alunos com Currículos Específicos no contexto da Escola Secundária: práticas de inclusão”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.
2018 – 8ª edição (3 teses)
1. Graça Luanda - “A Inclusão dos Alunos com Problemática Motora numa escola da parte Leste de Angola”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Espírito Santo.
2. Juliana Isabel Alves Ferreira - “A Importância dos Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa na Inclusão de Alunos com Dificuldades Severas na Comunicação Oral”, orientada pela Mestre/Especialista Adelaide Espírito Santo.
3. Domingos José Quissanga – “As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, no complexo escolar do Município do Cambulo, na província da Lunda-Norte em Angola”, orientada pela Doutora Maria Teresa Pereira dos Santos.