(versão inglesa)
Objetivos e Metodologias
Objetivos Gerais
Os objetivos formulados para este curso decorrem do perfil de formação especializada em educação especial definido pelo Despacho Conjunto nº 198/99, de 15 de fevereiro, onde se aponta para o desenvolvimento de competências em quatro dimensões, tais como as de: análise crítica; intervenção; formação, supervisão e avaliação; consultoria.
Neste sentido, visa-se proporcionar aos futuros profissionais, um tipo de formação que os torne aptos a:
- Compreender a problemática da Educação Especial e da inclusão educativa e social de crianças/jovens com limitações cognitivas e/ou motoras;
- Aplicar conhecimentos teórico práticos na identificação, planificação, avaliação e intervenção junto destas crianças/jovens;
- Promover a inclusão escolar e social destas crianças/jovens, através do trabalho colaborativo com a família, outros agentes educativos e comunitários;
- Desenvolver uma atitude reflexiva e investigativa na prática profissional.
Metodologias de Ensino
A investigação educacional sobre os processos de formação tem há muito evidenciado a importância da utilização de metodologias ativas que promovam o envolvimento dos formandos e contribuam para um percurso de construção individual, apoiado em situações de mediação e reflexão grupal.
Se estes pressupostos se aplicam a qualquer nível de ensino, mais se justificam quando estamos perante um curso com o grau de exigência de Mestrado, que visa desenvolver nos formandos múltiplas competências, mas em que as mais fundamentais serão, sem dúvida, as relacionadas com um modo de pensar rigoroso, fundamentado e produtivo, que é capaz de problematizar, inovar e estabelecer um leque alargado de relações entre os vários elementos de uma dada situação em análise.
Com recurso a estratégias dinâmicas e diversificadas, procurar-se-á estimular a reflexão crítica permanente, proporcionar inquietude e curiosidade intelectual e assim contribuir para o desenvolvimento de uma atitude pessoal, social e profissional pautada pelo rigor, pela ética, pela responsabilidade e pela criatividade.