IPBeja - Mestrado - Engenharia do Ambiente
IPBeja > Cursos > Mestrados > Engenharia do Ambiente

(versão inglesa) 

Mestrado
Engenharia do Ambiente


Código do Curso:

Acreditação do Curso (A3ES):

 
 

Curso reconhecido pela Ordem dos Engenheiros e submetido à FEANI (Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia) para atribuição do título EUR ING (Engenheiro Europeu). O seu novo plano de estudos foi publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 54 — 17 de março de 2016, Despacho n.º 3912/2016.

A organização curricular assenta em sistema de créditos ECTS, com unidades curriculares obrigatórias e opcionais. O número mínimo de créditos, para a obtenção do grau, é de 120 ECTS (4 semestres) dos quais 82 pertencem à Área Científica de Tecnologias de Proteção do Ambiente. A conclusão da parte curricular habilita o aluno com um diploma de Especialização na Área de Engenharia do Ambiente e a realização adicional da dissertação com um diploma de Mestrado em Engenharia do Ambiente (MEA). O MEA confere aos alunos a possibilidade de participarem em Programas de Mobilidade, em projetos de investigação ou de realizarem a sua dissertação em contexto de ambiente de trabalho.



 


Notícias

CorpoFiltro

 

ABERTAS CANDIDATURAS AO MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE





VAMOS DAR O PRÓXIMO PASSO?

O IPBEJA tem as candidaturas abertas para o MESTRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE para o ano letivo 2016/2017.

De 7 de junho a 7 de julho de 2016 decorre a 1ª Fase de Candidaturas.

 
 

Mestrado de Engenharia do Ambiente Organiza a 1ª Edição do Curso Liderança de Equipas de Alto Rendimento


A Comissão Técnico-Científica do Mestrado de Engenharia do Ambiente do Instituto Politécnico de Beja proporcionou, gratuitamente, aos seus alunos formação em Liderança de Equipas de alto rendimento. Também aberto à comunidade em geral, contou com a participação de formandos de outras Universidades e de Empresas. O curso decorreu na sala octogonal da Escola Superior Agrária do IPBeja, no dia 11 de Abril, das 14 às 18 horas. No final os participantes tiveram direito a um diploma.
O Curso foi ministrado pelo Engenheiro do Ambiente e Mestre em Engenharia Sanitária Carlos Manuel Figueira Carvoeiras Baiôa Monteiro e teve o seguinte programa:
14:00 Abertura: boas-vindas e acolhimento
14:30 – 16:00 Componentes da Liderança: Roda da Liderança
16:00 – 16:20 Intervalo
16:20 – 18:00 MODELO KASH
Características das Equipas de Alto Rendimento Recursos para o Sucesso: Feedback, Escuta ativa, Inteligência Emocional, Rapport Partilhas Finais.
18.00 Encerramento e entrega de certificados.

 

Mestrado de Engenharia do Ambiente do Instituto Politécnico de Beja acreditado por 6 anos 


Desde o dia 04 de março que o Conselho de Administração da Agência da Inovação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou mais um Mestrado no IPBeja, desta vez o Mestrado de Engenharia do Ambiente, pelo tempo máximo legalmente atribuído, 6 anos.
A acreditação do ciclo de estudos mereceu a aprovação da Acreditação porque reúne os requisitos necessários para este efeito, designadamente os que decorrem do seu enquadramento legal e em particular os critérios de qualificação do pessoal docente e a sua produção científica.
O corpo docente é ma sua maioria constituído por doutorados que estão envolvidos em projetos de investigação nacionais e internacionais, com publicação de artigos científicos internacionais de relevo e de patentes aprovadas e em aprovação. Foram ainda apontados como pontes fortes do mestrado a atratividade do curso para trabalhadores-estudantes; a proximidade entre os estudantes e os docentes que estão sempre acessíveis e disponíveis para ajudar no processo de ensino/aprendizagem; a facilidade na utilização de laboratórios e equipamentos pelos estudantes, designadamente durante o estágio, bem como a prestação de serviços à comunidade em termos de análises físico-químicas de águas. Para além disso, foi destacada a existência de um procedimento de avaliação de desempenho do pessoal docente no IPBeja que promove a sua competência científica e pedagógica bem como a sua atualização.
 
 

Seminário NOVOS HORIZONTES PARA OS NEGÓCIOS DE AMBIENTE E ENERGIA COLÔMBIA – MÉXICO – PERU


Organizado pela Associação Empresarial de Portugal, em colaboração com o IPBeja, decorreu no dia 25 de junho, pelas 14 horas, no auditório da Escola Superior Agrária, o Seminário NOVOS HORIZONTES PARA OS NEGÓCIOS DE AMBIENTE E ENERGIA COLÔMBIA – MÉXICO – PERU.
Este Seminário insere-se no âmbito do projeto "INTERAMBINERG - Internacionalização do Setor Português do Ambiente e Energia nos mercados da Colômbia, Peru e México" onde se pretende dar a conhecer o know-how e experiência das empresas portuguesas dos setores do ambiente e energia nos referidos mercados, alavancando a sua internacionalização. Do Programa constou também um painel intitulado "Sustentabilidade Ambiental no Baixo Alentejo - O Papel dos Atores Locais" com a presença de entidades do Baixo Alentejo.

Reportagem de vídeo
 
 

Vídeos
©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica