IPBeja - Mestrado - Engenharia Alimentar
IPBeja > Cursos > Mestrados > Engenharia Alimentar

(versão inglesa) 

Mestrado
Engenharia Alimentar

 
Código do Curso:
Acreditação do Curso (A3ES):

O curso de Mestrado em Engenharia Alimentar é um curso de 120 ECTS, que decorre em 4 semestres letivos, e visa a formação de técnicos nas áreas da ciência e da engenharia com competências para avaliar as matérias-primas e interpretar os fenómenos bioquímicos, físico-químicos e microbiológicos que ocorrem nos alimentos, inovar e melhorar processos e tecnologias de produção dos alimentos.
A preparação de técnicos adequados pode permitir progressos importantes na gestão de recursos naturais, na avaliação e garantia da qualidade dos produtos; no controlo de fatores contaminantes, na valorização e defesa dos produtos biológicos ou com denominação de origem e no desenvolvimento de novos produtos. Estes profissionais podem prestar contribuições importantes no campo da consultadoria e projetos, contribuindo para uma melhor racionalização dos recursos existentes.
A elevada competitividade do mercado implica uma exigência em todos os aspetos que dizem respeito à produção, comercialização e preparação de alimentos com especial destaque nos aspetos ligados ao controlo dos alimentos, de forma a garantir a segurança para o consumidor.
O curso encontra-se acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) pelo período de 6 anos.

 


Notícias

CorpoFiltro

 

ABERTAS CANDIDATURAS AO MESTRADO EM ENGENHARIA ALIMENTAR





VAMOS DAR O PRÓXIMO PASSO?

O IPBEJA tem as candidaturas abertas para o MESTRADO EM ENGENHARIA ALIMENTAR para o ano letivo 2016/2017.

De 7 de junho a 7 de julho de 2016 decorre a 1ª Fase de Candidaturas.

Faça aqui a sua candidatura



IPBeja cria Food Technology International Programme


O IPBeja criou recentemente "Food Technology International Programme", uma oferta formativa da área das Ciência e Tecnologia dos Alimentos, a ser lecionada em língua inglesa.
Este curso, que confere 60 ECTS, corresponde à versão em língua portuguesa do 3º ano do curso de licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos.
Dirige-se a estudantes Erasmus daquela área científica, que poderão agora compor o seu plano de estudos, semestral ou anual, com unidades curriculares lecionadas em língua inglesa. Também os estudantes portugueses poderão optar pela frequência da versão inglesa de algumas destas disciplinas, assim como outros potenciais interessados, de qualquer parte do mundo que queiram, numa ótica de aprendizagem ao longo da vida, reforçar os seus conhecimentos na área, onde se incluem empresários e técnicos em atividade na região.
Este novo International Programme é mais um reforço do posicionamento do IPBeja no Espaço Europeu de Ensino Superior, podendo também contribuir para a notoriedade da instituição noutras zonas do globo, particularmente junto de possíveis candidatos ao abrigo do Estudante Internacional.
Plano de Estudos do Food Technology International Programme disponível em:
https://www.ipbeja.pt/servicos/gmc/Documents/int_programme_food_technology_2.pdf
 
 

Encontro Transferência Tecnológica na Área da Carne e Produtos Cárneos


O Instituto Politécnico de Beja em parceria com a ADRAL-Agencia de Desenvolvimento Regional do Alentejo, encontram-se a organizar o Encontro Transferência Tecnológica na Área da Carne e Produtos Cárneos. O evento terá lugar no próximo dia 7 de Julho, pelas 14:30h nas instalações da Escola Superior Agrária de Beja.
Este Encontro pretende promover o diálogo entre investigadores e empresários deste setor, com o intuito de fortalecer a relação Academia/Sociedade, entendendo transferência como um fluxo bidirecional de conhecimento, ciência e tecnologia.
A seleção da Área da Carne e dos Produtos Cárneos, foi feita em função do potencial de investigação da Escola Superior Agrária de Beja (Instituto Politécnico de Beja) através do seu Centro de Ciência e Tecnologia dos Alimentos e do potencial da região e do seu tecido empresarial.
Esta é sem dúvida uma oportunidade para estabelecer contacto com o trabalho desenvolvido por este Centro de Saber e com os agentes do conhecimento que o representam, tendo também a possibilidade de visitar os seus laboratórios e os serviços que colocam à disposição das empresas do setor.
 


1º Simpósio "Produção e Transformação Industrial de Alimentos"


Terá lugar no próximo dia 3 de junho, no Anfiteatro Cenimat - FCT/UNL, o 1º Simpósio "Produção e Transformação Industrial de Alimentos".
A Comissão Organizadora é composta por: Prof. Fernando C. Lidon (FCT/UNL); Prof. Nuno Bartolomeu Alvarenga (ESA/IPBeja); Prof. Fernando H. Reboredo (FCT/UNL); Profª. Maria Margarida Pereira (ESA/IPBeja); Profª. Maria Fernanda Pessoa (FCT/UNL); Prof. José Ferro Palma (ESA/IPBeja).
O objetivo deste simpósio é proporcionar um "Dia aberto" à comunidade académica da FCT/UNL e do IPBeja, sob a forma de simpósio, dedicado à Produção e Transformação de Alimentos dando a conhecer em que área se está a trabalhar em ambas as instituições e, se possível, estimular a evolução de projetos conjuntos.
 
 

Vídeos
©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica