Atividades
“IPBEJA ACESSÍVEL”
O conceito de acessibilidade, percecionado de forma holística, implica que este programa vise a acessibilidade em todos os domínios da vida académica: físico, social, educativo e emocional pelo que o- “IPBEJA ACESSÍVEL”- se divide em duas linhas de ação:
- “IPBEJA +ACESSÍVEL” – com o objetivo de detetar barreiras à acessibilidade intra-IPBeja e encontrar soluções para a sua eliminação.
- IPBEJA TACESSÍVEL – visa a acessibilidade do IPBeja à comunidade.
No primeiro ano de atividade o CRENEE investiu no “IPBEJA +ACESSÍVEL” através da sinalização das barreiras que considerou como mais prioritárias. A partir da sua identificação elaborou o projeto FACILE
- FORMAR e ADAPTAR CONTEXTOS INCLUSIVOS LIGANDO ENSINOS -.
O FACILE constitui-se como uma plataforma de apoio à inclusão dos estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior, numa perspetiva de normalidade e equidade.
Através deste projeto pretende-se criar pontes entre os diferentes serviços do IPBeja, nomeadamente com a Biblioteca+inclusiva , e com a escola de referência do ensino secundário de Beja, para melhor se encontrar respostas para as barreiras encontradas rentabilizando saberes e recursos, e dando a conhecer os apoios existentes nas diferentes instituições do ensino superior aos estudantes com NEE no secundário, para que estes e as suas famílias possam orientar melhor as suas escolhas .