IPBeja - Biblioteca
IPBeja > Unidades Orgânicas > Biblioteca

Apresentação

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 

           

Referências Bibliográficas- APA

A elaboração de um trabalho académico e científico requer sempre a identificação das fontes consultadas que sustentam e fazem prova do que é transmitido no trabalho. A identificação das fontes é realizada através de citações no texto e das respetivas referências bibliográficas.

Uma referência bibliográfica apresenta os detalhes da publicação, de forma a permitir uma identificação inequívoca daquele documento. Cada referência bibliográfica deverá incluir a informação detalhada prevista pela norma em uso que permita a identificação inequívoca daquele trabalho. Os dados a incluir variam de acordo com o tipo de publicação: uma referência bibliográfica de um livro é diferente daquela que se faz para um artigo de revista científica ou uma patente.

 

As referências apresentadas durante o texto têm de obrigatoriamente constar da lista final de referências bibliográficas. O autor deve assegurar-se que toda a fonte documental apresentada ao longo do texto consta da lista de referências bibliográficas.

A elaboração de listas bibliográficas obedece a normas determinadas, existindo vários estilos de referenciação bibliográfica. Os trabalhos académicos realizados no IPBeja deverão adoptar o estilo de referenciação bibliográfica proposto pela APA (American Psychological Association), habitualmente utilizada na área das ciências naturais e sociais.A American Psychological Association (APA) definiu um estilo de escrita para textos científicos, no qual está incluído não só a redacção, citações no texto mas também, a elaboração de referências bibliográficas.

Citações no texto

Uma citação é uma forma abreviada de fazer referência no texto a conteúdo de outro autor e deve conter toda a informação necessária para permitir uma correspondência inequívoca entre si e as respetivas referências bibliográficas.

 Podem considerar-se três formas de realizar citações:

        › citação “autor-data” em texto;

         › citação numérica;

         › citação em nota.

A utilização de referências bibliográficas e citações no texto permitem:

 ü  Identificar as publicações que foram consultadas e a partir das quais foram recolhidos os conteúdos que são citados no texto;

ü  Estabelecer uma distinção clara entre o seu próprio trabalho e o trabalho publicado por outros, mostrando como o trabalho dos outros contribuiu para o seu próprio trabalho;

 ü  Especificar a localização precisa dos conteúdos citados na sua publicação de modo a que os leitores possam consultá-los, se assim pretenderem.

 

 
©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica