IPBeja - Biblioteca
IPBeja > Unidades Orgânicas > Biblioteca

           Como pesquisar

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

::

: Pesquisa por autor

: Pesquisa por título

: Pesquisa por palavra no título

: Pesquisa por assunto

: Pesquisa por palavra no assunto

: O que são os operadores booleanos?

: Pesquisa cruzada ou avançada

: Pesquisa de Trabalhos Académicos

: Pesquisa Geral

: O que é a cota?

: Como sei se o documento está disponível para empréstimo?

: Pesquisa de uma revista

: Pesquisa de um artigo de uma revista ou capítulo de uma monografia

: Renovação de um empréstimo

: Reservar uma publicação

: Posso guardar referências bibliográficas na minha área pessoal?


: Pesquisa por autor                                                                                                    [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Na pesquisa avançada seleccione o campo «autor», na caixa de escolha múltipla, e digite o nome do autor de forma invertida, isto é, introduzindo o apelido seguido do primeiro nome. Clique no botão «pesquisar» e o programa apresentará a listagem de todas as obras do autor, existentes no fundo bibliográfico da biblioteca.

Deverá, após encontrar a obra pretendida, clicar no botão «ver detalhe (exemplar)» que se encontra no lado esquerdo do registo, de forma a abrir uma janela que lhe permitirá verificar quantos exemplares existem, o estatuto (consulta local, reservado ou normal) e o estado do exemplar (disponível ou emprestado). Para localizar o documento na biblioteca poderá clicar na «cota», de forma a visualizar o mapa que lhe indicará a estante onde está arrumado.


: Pesquisa por título                                                                                                     [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Na pesquisa avançada seleccione o campo «título» na caixa de escolha múltipla e digite o título da publicação pretendida. Mantenha a truncatura à direita, pois a obra poderá ter um complemento de título. Clique no botão pesquisar e o programa apresentará a listagem das obras existentes com o mesmo título.

Deverá, após encontrar a obra pretendida, clicar no botão «ver detalhe (exemplar)» que se encontra no lado esquerdo do registo, de forma a abrir uma janela que lhe permitirá verificar quantos exemplares existem, o estatuto (consulta local, reservado ou normal) e o estado do exemplar (disponível ou emprestado). Para localizar o documento na biblioteca poderá clicar na «cota», de forma a visualizar o mapa que lhe indicará a estante onde está arrumado.


: Pesquisa por palavra no título                                                                                [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Na pesquisa avançada seleccione o campo «título» na caixa de escolha múltipla e digite a palavra ou expressão pretendida. Mantenha a truncatura à direita e à esquerda, pois assim poderá pesquisar a palavra/expressão em qualquer zona do título. Clique no botão «pesquisar» e o programa apresentará a listagem dos documentos existentes com a palavra/expressão pesquisada no campo do título.


:
Pesquisa por assunto                                                                            [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Na pesquisa avançada seleccione o campo «Assunto» na caixa de escolha múltipla e digite o assunto que pretende pesquisar. Clique no botão «pesquisar» e o programa apresentará a listagem das obras existentes sobre aquele assunto.


: Pesquisa por palavra no assunto                                                                            [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Na pesquisa avançada seleccione o campo «Assunto» na caixa de escolha múltipla e digite a palavra ou expressão que pretende pesquisar. Mantenha a truncatura à direita e à esquerda, pois assim poderá pesquisar a palavra/expressão em qualquer zona do campo assunto. Clique no botão «pesquisar» e o programa apresentará a listagem dos documentos existentes sobre aquele assunto.


: O que são os operadores booleanos?                                                                 [Ínicio da página]

Os operadores lógicos booleanos permitem efectuar uma pesquisa que envolve 2 ou mais termos independentes, que tais operadores permitem ligar numa só expressão.  Os mais habitualmente utilizados são os operadores E (AND), OU (OR) e Não (NOT). O operador «E» permite criar uma expressão de pesquisa em que a resposta deverá conter ambos os termos (A AND B). Caso o pretendido seja recuperar informação com um ou outro termo deverá ser utilizado o operador «OU» (A OR B). Se o que se pretende é que a informação contenha este termo e não contenha um outro a expressão de pesquisa deve ser construída com o operador «NÃO» (A NOT B).


: Pesquisa cruzada ou avançada                                                                 

. De várias palavras no título                                                                       [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Na pesquisa avançada seleccione o campo «título» na caixa de escolha múltipla e digite a palavra ou expressão que pretende pesquisar. Mantenha a truncatura à direita e à esquerda, pois assim poderá pesquisar a palavra/expressão em qualquer zona do campo. Na linha abaixo volte a seleccionar o campo título na caixa de escolha múltipla e digite uma nova palavra ou expressão. De seguida na caixa do lado esquerdo seleccione o operador booleano «e», para que o sistema cruze a pesquisa nos dois campos.

. De palavras no título ou no assunto                                                            [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Na pesquisa avançada seleccione o campo «título» na caixa de escolha múltipla e digite a palavra ou expressão que pretende pesquisar. Mantenha a truncatura à direita e à esquerda, pois assim poderá pesquisar a palavra/expressão em qualquer zona do campo. De seguida, na linha abaixo seleccione o campo «assunto» e introduza a palavra/expressão a pesquisar. Seleccione o operador booleano «ou», na caixa do lado esquerdo, para que o sistema recupere os registos que contenham o termo/expressão no campo do «título» ou do «assunto».

. De palavras no título e em determinado ano                                                  [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Seleccione o campo «título» na caixa de escolha múltipla e digite a palavra ou expressão que pretende pesquisar. Mantenha a truncatura à direita e à esquerda, pois assim poderá pesquisar a palavra/expressão em qualquer zona do campo. De seguida, na linha abaixo seleccione o campo «data de publicação» e introduza a palavra/expressão a pesquisar. Seleccione o operador booleano «e» na caixa do lado esquerdo para que o sistema cruze a pesquisa nos dois campos.

. De documentos em português e em inglês                                                    [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Seleccione o campo «título» na caixa de escolha múltipla e digite a palavra ou expressão que pretende pesquisar. Mantenha a truncatura à direita e à esquerda, pois assim poderá pesquisar a palavra/expressão em qualquer zona do campo. De seguida, na linha abaixo seleccione o campo título e introduza a palavra/expressão em inglês. Seleccione o operador booleano «ou» na caixa do lado esquerdo para que o sistema pesquise um ou outro termo.


: Pesquisa de Trabalhos Académicos                                                                    [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Seleccione o campo «Assunto» na caixa de escolha múltipla e digite a expressão «trabalho académico», mantendo a truncatura à direita e à esquerda, pois assim poderá pesquisar a expressão em qualquer zona do campo assunto. De seguida, na linha abaixo, seleccione o campo assunto e digite a palavra/ expressão que represente a temática sobre o qual o(s) trabalho(s) deverá incidir, mantendo a truncatura à direita e à esquerda. Na caixa do lado esquerdo deverá seleccionar o operador booleano «e» para que o sistema cruze a pesquisa. Clique no botão pesquisar e o programa apresentará a listagem dos trabalhos académicos existentes sobre aquele assunto. A mesma forma de pesquisa poderá ser usada utilizando a conjugação do assunto «trabalho académico» com título, data de publicação, ou qualquer outro índice disponibilizado.


: Pesquisa Geral                                                                                                         [Ínicio da página]

A vantagem da Pesquisa Geral é permitir a procura de palavras-chave ou expressões em qualquer ponto do registo bibliográfico, não se limitando a recuperar a informação dos campos «título», «assunto», «autor», etc. A pesquisa geral recupera inclusivamente a informação dos índices das obras, pois actualmente a biblioteca está a digitalizar e a introduzir o índice dos documentos nos registos, de forma a tornar a pesquisa de informação mais eficaz. Assim, para utilizar esta opção de pesquisa aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». No botão «pesquisa», do menu superior, seleccione «pesquisa geral». Na caixa de texto introduza a expressão que deseja procurar e clique no botão «pesquisar». Para ver os índices associados aos registos deverá seleccionar o formato de visualização ISBD+Índice.

Este tipo de pesquisa permite ainda a utilização de operadores booleanos dando ao utilizador a possibilidade de introduzir mais do que um termo de pesquisa. Assim, deverá digitar a palavra a procurar (se utilizar uma expressão deverá usar aspas), seguida do operador booleano, escrito em inglês (AND, OR, NOT) e do segundo termo ou expressão e clicar no botão «procurar».


: O que é a cota?                                                                                                          [Ínicio da página]

A cota é o elemento que permite localizar o documento na estante. É constituída pela sigla da Unidade Documental, biblioteca (BIPB) ou Centro de Documentação Europeia (IPB/CDE), seguida de uma notação numérica, retirada da Classificação Decimal Universal ou do ECLAs, e que equivale a um assunto. Fazem também parte da cota três letras que correspondem às três primeiras letras do apelido do autor, ou em casos excepcionais às três primeiras letras do título. Normalmente a etiqueta da cota está colada na lombada do documento e tem uma cor que está associada ao assunto, isto é à notação a que corresponde.

No caso dos documentos do Ponto de Acesso do INE, a cota reflecte a organização estabelecida pelo próprio INE para as suas publicações. Assim, a cota das publicações periódicas é constituída pela sigla (IPB/INE) seguida pela letra da colecção a que o documento pertence e que corresponde a uma temática. Por fim, a cota contém ainda as três primeiras letras do título e o número do cacifo onde a publicação está organizada. Sempre que há uma mudança de tema (e por consequência de letra) a numeração da cota é reiniciada. As monografias seguem o mesmo esquema de cotação, sendo que o tema é precedido da letra M.


: Como sei se o documento está disponível para empréstimo                           [Ínicio da página]

Após encontrar a obra pretendida, através da pesquisa no «catálogo», deverá clicar no botão «ver detalhe (exemplar)», que se encontra no lado esquerdo do registo, de forma a abrir uma janela que lhe permitirá verificar quantos exemplares existem, o estatuto (consulta local, reservado ou normal) e o estado do exemplar (disponível ou emprestado). Para localizar o documento na biblioteca poderá clicar na «cota», de forma a visualizar o mapa que lhe indicará a estante onde está arrumado.


 : Pesquisa de uma revista                                                                                     [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Na pesquisa avançada seleccione o campo «título» ou «assunto» na caixa de escolha múltipla e digite o título ou assunto pretendido. Após a introdução dos dados clique no botão «tipo de documento» e seleccione «periódico». Clique no botão «pesquisar» e o programa apresentará a listagem das publicações periódicas com o mesmo título ou assunto. Deverá, após encontrar a revista pretendida, clicar no botão «ver detalhe (exemplar)» que se encontra no lado esquerdo do registo, de forma a abrir uma janela que lhe permitirá verificar quais os números da publicação a biblioteca tem disponíveis.

No entanto, a biblioteca ainda não tem o registo dos exemplares de todas as publicações periódicas informatizado, pelo que por vezes a informação sobre os números disponíveis só é possível de ser visualizada no formato ISBD, em zona de notas.

Para as publicações periódicas que estão acessíveis em texto integral online é disponibilizado um link do lado direito do registo e é visualizada uma nota, no formato ISBD, que informa a partir de que número está disponível a edição electrónica.

 
: Pesquisa de um artigo de uma revista ou capítulo de um livro                        [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Na pesquisa avançada seleccione o campo «título» ou «assunto» na caixa de escolha múltipla e digite o título ou assunto pretendido. Após a introdução dos dados clique no botão «tipo de documento» e seleccione «analítico» (artigo de uma publicação periódica ou capítulo de monografia). Clique no botão «pesquisar» e o programa apresentará a listagem dos analíticos existentes com o mesmo título ou assunto.


: Renovação de um empréstimo                                                               [Ínicio da página]

Aceda à página da biblioteca e clique no link «catálogo». Para ter acesso ao serviço de renovação deverá entrar registado. Assim, deverá clicar no botão «Utilizador» do menu superior e introduzir o seu número do cartão e password nas respectivas caixas de texto e clicar em «confirmar». Caso tenha esquecido a sua password bastará clicar no botão «Esqueci a password» e esta será enviada novamente para o seu endereço de correio electrónico.

Na sua área de utilizador pode visualizar o registo dos empréstimos que efectuou e a data final de empréstimo. Poderá proceder à renovação clicando no botão «Renovar» e visualizar a nova data de devolução. No entanto, o sistema não permite que a renovação seja efectuada após a data final de empréstimo ou mais do que duas vezes ou, ainda, quando existe uma reserva de outro utilizador sobre o documento.


: Reservar uma publicação                                                                       [Ínicio da página]

Para reservar uma publicação deverá efectuar a pesquisa no catálogo e depois de encontrar o registo da obra que pretende, clicar no botão «ver detalhe (exemplar)». Na nova janela aberta poderá ver quantos exemplares daquela obra estão disponíveis e efectuar a reserva clicando no botão «reservar». Imediatamente o programa solicitará que insira os seus dados pessoais, código de utilizador e password. Caso decida que já não necessita requisitar o documento poderá desistir da reserva entrando na sua área de utilizador e seleccionando a opção «desistir».

Para consulta das normas que regem as reservas consulte o guia.


: Posso guardar referências bibliográficas na minha área pessoal?                  [Ínicio da página]

Sim. Para constituir as próprias bibliografias deverá aceder à página da biblioteca e clicar no link «catálogo». Para ter possibilidade de guardar registos deverá entrar registado. Assim, deverá clicar no botão «Utilizador» do menu superior e introduzir o seu número do cartão e password nas respectivas caixas de texto e clicar em «confirmar». Caso tenha esquecido a sua password bastará clicar no botão «Esqueci a password» e esta será enviada novamente para o seu endereço de correio electrónico.

Depois de se registar seleccione o tipo de pesquisa pretendida (assistida, geral, simples, avançada ou por índice) e efectue a procura do documento. Para guardar o registo deverá assinalar o quadrado do lado esquerdo, ficando o registo guardado na pasta que estiver activa na sua área pessoal/bibliografias. Se pretender guardar o registo numa outra pasta deverá criar uma nova bibliografia, renomeá-la, clicando no botão «Editar bibliografia» e activá-la antes da pesquisa, para que no momento em que assinale o registo, este passe para essa pasta.

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica