IPBeja - Biblioteca
IPBeja > Unidades Orgânicas > Biblioteca

Empréstimo domiciliário

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 

O serviço de empréstimo - que é pessoal e intransmíssivel - está acessível apenas a utilizadores registados e permite a requisição domiciliária respeitando as regras estabelecidas no Regulamento da BIPB.

Ver as condições do empréstimo no Guia de utilizador.


Através deste serviço, os utilizadores da Biblioteca do IPB poderão requisitar documentos que se encontrem disponíveis para empréstimo domiciliário nos fundos da Biblioteca.


:: Documentos que não podem ser emprestados

: Monografias com a cota (R) = reservados ou (CL) = fundo da consulta local, respectivamente assinaladas na lombada com um círculo amarelo ou encarnado.

: Publicações periódicas,

: Trabalhos académicos.

 

:: Reservas on-line

: De documentos disponíveis no fundo documental,

: De documentos emprestados.

>> Como fazer uma reserva on-line

 

:: Renovações on-line

: Apenas pode ser efectuada dentro do prazo de empréstimo e desde que outro utilizador não tenha efectuado a sua reserva.

>> Como fazer uma renovação on-line

A operação de renovação tem efeitos imediatos inutilizando o tempo eventualmente sobrante da anterior requisição. Ou seja, a renovação efectuada antes do decurso desse tempo (data de fim de empréstimo) não se adiciona à totalidade do tempo previsto como prazo do empréstimo.

Ex.: Data de ínico de empréstimo: 9.Março | Data de fim de empréstimo: 20.Março

      Renovação efectuada dia 10.Março | Data de fim de empréstimo da 2ª renovação: 21.Março 

Isto é, recomenda-se que as renovações sejam efectuadas no último ou penúltimo dia do término de empréstimo.

Alerta-se ainda para o facto de dar apenas um clique no botão da renovação e aguardar o processamento do pedido, de modo a não inutilizar a segunda hipótese de renovação.

As eventuais falhas de sistema não serão tidas em conta como legitimação para a não renovação de documentos, sendo que se o utilizador estiver no seu direito de usufruir da renovação de documentos e não a conseguir efectuar remotamente, então deverá enviar o seu pedido de renovação por e-mail até ao final do dia de término do prazo de empréstimo e, só assim, a Biblioteca procederá à anulação da penalização e prerrogação do seu empréstimo.

 

 
©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica