Ano : 2024 (8) | Mes : 01-janeiro (7) | | O documento institucional tem como objetivo apresentar um conjunto de normas, para orientação e uniformização na elaboração de trabalhos académicos, no que respeita à formatação, estilo, citações e referências.
Consulta em https://bit.ly/ntaipbeja | | | |
Trial da base de dados Statista para a comunidade IPBeja entre 01 de outubro de 2024 e 30 de outubro de 2024.
Statista é um dos maiores portais de estatística do mundo, com mais de 1 milhão de dados, que reúne e compila mais de 18.000 fontes, sobre mais de 80.000 tópicos em cerca de 170 setores industriais. Atualmente, o portal agrega também cerca de 200.000 forecasts, 7.000 dossiers, 41.000 estudos , 177 relatórios de indústrias e 150 relatórios de países.
Acesso à plataforma:
www.statista.com
Sobre a plataforma: https://spaces.statista.com/c1ca373be68f4d7f96d9fc5478d4a3ca.mp4
| | | | A Biblioteca convida toda a comunidade a participar no evento do 1ª Encontro do Clube de Leitura do IPBeja – Movimento das Forças Leitoras, sob o tema «Liberdade: Leitura(s) depois de abril» com a convidada Dra. Elsa Conde, dia 23 de abril às 17h30 na Biblioteca. Livros em destaque do Clube de Leitura Movimento das Forças Leitoras: Vinte cinco a sete vozes / Alice Vieira . - Lisboa : Caminho, cop. 1999 . - 70 p . - (Caminho de Abril) . - 972-21-1245-7 Cota: 82-93/VIE Os memoráveis / Lídia Jorge; Pref. Guilherme d'Oliveira Martins . - 1ª ed . - Alfragide : LeYa, cop. 2018 . - 311 p . - (Essencial; 22) . - 978-972-20-6041-7 Cota: 82-31/JOR | | | | Trata-se de um conjunto de 14 vídeos sobre temas de interesse transversal aos estudantes de todas as áreas disciplinares, agrupados em três blocos temáticos: (i) Elaboração de Trabalhos Académicos, (ii) Apresentações orais e (iii) Candidaturas.
Estes materiais foram realizados no âmbito do projeto financiado INORIAA.
Disponíveis em: www.literacia.ipbeja.pt | | | | Como publicar o seu manuscrito científico com sucesso (em português)
Hélder A. Santos, Diretor do Departamento de Biomateriais e Tecnologia Biomédica da UMCG Research
2 de abril de 2024 às 10h00 (hora de Lisboa)
https://attendee.gotowebinar.com/regi.../4617708481611845984 | | | | O IPBeja disponibiliza, no âmbito da estratégia institucional como ação promotora da política de integridade académica e qualidade do ensino, a ferramenta Turnitin para deteção de plágio.
Formação online https://turnitin.zoom.us/j/96077144233...
Objetivo da formação:
Esta formação tem como principal objetivo iniciar os docentes na utilização da ferramenta Turnitin, por forma a promover uma adequada utilização deste software de verificação da originalidade de trabalhos.
Visa também a promoção da integridade académica pela adoção de uma conduta ética e esclarecida dos estudantes.
Programa:
• Como aceder ao Turnitin
• Configuração do Turnitin no Moodle
• Criar uma tarefa no Moodle
• Criar uma tarefa no Turnitin web
• Interpretação do relatório de originalidade
o Fontes e coincidências
o Filtros
o Marcas de alerta
• Esclarecimento de dúvidas
Formadora: Pilar Gonzalez Ruiz (Turnitin)
A língua da sessão será em espanhol (as questões poderão ser colocadas em português ou inglês).
Link para a sessão online:
Join Zoom Meeting
https://turnitin.zoom.us/j/96077144233...
ID: 96077144233
passcode: 888746
Não é necessário qualquer inscrição. A sessão será gravada e disponibilizada posteriormente, apenas para uso interno. | | | | Está ativo um trial de acesso à coleção completa da Royal Society of Chemistry (RSC Gold package), para todos os membros da b-on até ao dia 29 de fevereiro de 2024 | | | Mes : 02-fevereiro (1) | | A Biblioteca informa que a Wiley vai organizar vários workshops para autores portugueses. O objetivo é informar e formar autores, em particular investigadores em início de carreira, sobre como escrever artigos científicos e também como submeter através dos acordos transformativos B-ON.
Para participar nos webinars, é necessário registar-se.
A inscrição dá acesso à gravação da sessão e certificado de participação.
Consulte mais informação e links de inscrição na página web da Biblioteca em Formação de utilizadores
https://www.ipbeja.pt/UnidadesOrganicas/biblioteca/Paginas/Forma%c3%a7%c3%a3odeutilizadores.aspx
| | | Ano : 2019 (17) | Mes : 01-janeiro (12) | | Webinar «Publicação em acesso aberto e retenção de direitos» – sessão destinada a autores de artigos científicos – 28 de novembro, às 10h30 (UTC); Link de registo: https://videoconf-colibri.zoom.us/webinar/register/WN_V_lxuPEJSvq1t8Vc4DeedA
As sessões são de acesso livre mas requerem registo nos links acima. | | | | Webinar «How to perform a literature review to optimize your research paper»
15 novembro, 16h
«A literature review is an essential part of an academic article - it demonstrates understanding of the academic literature on a particular topic, and helps place your research in the current debates. In this webinar, we will discuss what you need to consider when writing a literature review and how to best approach it.
Hosted by Sage's Jessica Offenberger and Sean Scarisbrick and featuring a Q&A session with prestigious guest speakers, the webinar will provide essential guidance for anyone hoping to get published in an academic journal.»
Registo
https://sagepub.zoom.us/webinar/register/5316856292935/WN_cada39x4QwyZlFk2ZWHTZg#/registration
| | | | A Springer Nature irá organizar dois workshops destinados a autores, apresentados em inglês por editores desta editora. A participação é livre mediante registo nos endereços abaixo.
Tópicos a abordar:
- How to publish a scientific article
- The benefits of publishing OA
- Publication ethics
Workshop I – Applied Sciences – 20 de novembro, às 14h;
Orador: Nathalie Jacobs
Link de Registo: https://attendee.gotowebinar.com/register/319883551909022293
Workshop II – Social Sciences & Humanities – 29 de novembro, às 14h;
Orador: Ties Nijssen
Link de registo: https://attendee.gotowebinar.com/register/1933984213715201376
| | | |
No âmbito do Programa Skills 4 Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior, a Biblioteca irá promover um Workshop dirigido à comunidade académica, sobre a criação de ferramentas interativas no âmbito da educação e especificamente da literacia informacional, como modo de diversificar o ensino e a aprendizagem. Aliado a ferramentas digitais e tirando partido de uma vertente de gamificação, o participante irá ser desafiado a explorar a plataforma AR (Augmented Reality) e a criar um recurso com aplicação AR.
O Workshop será realizado na Biblioteca, no dia 30 de outubro às 11h30m e dinamizado por MINDTRAIN, LDA com uma duração de 1h30m.
Para assistir ao Workshop será necessário um smartphone.
| | | | | | | |
No âmbito das comemorações da semana internacional do acesso aberto, informamos acerca do evento “Ciência Aberta: Comunidade, Acesso e Colaboração”.
Este será um evento online, no próximo dia 24 de Outubro entre as 14:15 e as 15:45. A participação é livre mas requer pré-inscrição neste link: Webinar Registration - Zoom
O webinar terá um foco especial num conjunto de temas decorrentes da atividade da FCT na área da Ciência Aberta, nomeadamente, os acordos transformativos celebrados pela b-on com editores de publicações científicas que permitem a publicação em acesso aberto, a futura Política de Acesso Aberto a Publicações Científicas Resultantes de Financiamento da FCT, a retenção de direitos de autor como forma de promover o acesso aberto e, finalmente, os dados de investigação.
A sessão é organizada pela FCCN, unidade da FCT que tem a missão de assegurar tecnologia e meios para a investigação, para a ciência e para o desenvolvimento de novo conhecimento. | | | | Trial de acesso aos conteúdos da base de dados Statista até 3 de Novembro de março de 2028
«acesso a mais de um milhão de estatísticas globais, 80.000 tópicos e mais de 40.000 relatórios selecionados sobre 170 sectores e 150 países»
Acesso no campus:
https://www.statista.com/site/copy-trials-bon-portugal
Acesso fora do campus: https://www.statista.com/login/corporate/elisete.sepanas@ipbeja.pt/FBQNa6HmP7sASpH3tZrLb5R9cs2LBsoHu48PPV3cfj0SvdaJ4WiNYjtCOrwS4i7jjCMWGfMWcX2SLJK16iyTwcqhepQzTCj0KyEkfZVnChBEC4ggEdXjyyCBcSFlaOgK | | | |
A Biblioteca informa que, a partir do dia 9 de outubro, tem o seguinte horário:
segunda a sexta-feira: 9h00 - 18h00 | | | |
A Biblioteca do IPBeja informa que se encontra disponível a base de dados nacional Qualfood que tem como objetivo, organizar, sistematizar e atualizar toda a informação relevante para os intervenientes, disponibilizando aos seus utilizadores um acesso rápido e funcional de acesso a vários motores de pesquisa de dados nas áreas de Qualidade e Segurança Alimentar, Ambiental e SST.
| | | |
Já é possível a publicação de artigos em acesso aberto ao abrigo dos acordos transformativos (AT) b-on.
Os AT permitem aos autores das instituições membro da b-on, como é o caso do IPBeja, publicar em acesso aberto sem custos (nas revistas hibridas ou com condições vantajosas nas revistas GOA), em editoras de prestígio.
Critérios de elegibilidade:
Afiliação IPBeja
e-mail institucional
| | | | Sessões de formação online, para autores/investigadores «Como publicar em Acesso Aberto», no âmbito dos Acordos Transformativos b-on. Descrição: Demonstração do processo de submissão, author journey/workflow, para publicação de artigos em acesso aberto ao abrigo dos acordos transformativos da b-on. Vídeos disponíveis em: Canal Educast público (Educast Manager - Channel «Vídeo Resources for b-on Users» Link: https://www.b-on.pt/e-learning/ | | | | Para o triénio 2022-2024 a b-on negociou com a maioria dos seus editores acordos de modo a proporcionar, aos autores das instituições membro da B-ON, condições vantajosas para publicação em acesso aberto. Os detalhes de cada acordo poderão ser consultados no link abaixo: https://www.b-on.pt/acesso-aberto/#acessoaberto | | | Mes : 07-julho (5) | | O Journal Impact Factors (JCR) será expandido para todos os periódicos da Web of Science Core Collection, incluindo Artes e Humanidades.
Todos os periódicos da Web of Science Core Collection™ receberão um Journal Impact Factor (JIF)™. Isso significa expandir o JIF do Science Citation Index Expanded (SCIE)™ e do Social Science Citation Index (SSCI)™ para incluir periódicos do Arts and Humanities Citation Index (AHCI)™ e o multidisciplinar Emerging Sources Citation Index (ESCI)™.
https://clarivate.com/blog/clarivate-announces-changes-to-the-2023-journal-citation-reports-release/ | | | | Acordo para alteração das práticas de avaliação científica, valorizando a Ciência Aberta, a diversidade da avaliação e a valorização de critérios qualitativos.
https://eua.eu/downloads/news/2022_07_19_rra_agreement_final.pdf
«Our vision is that the assessment of research, researchers and research organisations recognises the diverse outputs, practices and activities that maximise the quality and impact of research. This
requires basing assessment primarily on qualitative judgement, for which peer review is central, supported by responsible use of quantitative indicators. (...)" | | | | Como destacado nos documentos, uma iniciativa europeia dedicada a melhorar a avaliação da investigação pode ser vista como uma oportunidade para as universidades considerarem a melhor forma de equilibrar as várias atividades dos académicos na sua avaliação. | | | | Os HKPs foram desenvolvidos como parte da 6ª Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa, com foco sobre a necessidade de impulsionar o aprimoramento da pesquisa, garantindo que os pesquisadores sejam explicitamente reconhecidos e recompensados por atitudes que fortalecem a integridade. | | | | Relatórios propõem reformas na avaliação, para incluir critérios que levem em consideração paradigmas da Ciência Aberta.
"Towards a reform of the research assessment system"
https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/36ebb96c-50c5-11ec-91ac-01aa75ed71a1/language-en | | | Ano : 2017 (1) | Mes : 12-dezembro (1) | | Trends 2018 examines how learning and teaching at European higher education institutions evolves in the context of changing demands, technological and societal development, and European- and national-level policies and reforms. This EUA flagship report gathers data from more than 300 higher education institutions in 48 European countries.
Disponível em: https://eua.eu/downloads/publications/trends-2018-learning-and-teaching-in-the-european-higher-education-area.pdf | | | Ano : 2016 (4) | Mes : 01-janeiro (1) | | | | | Mes : 10-outubro (3) | | Num contexto em que as métricas de avaliação da investigação são cada vez mais debatidas e surgem novas formas de avaliação sobretudo relacionadas com as novas formas de disponibilizar a informação científica (métricas alternativas) surge a Declaração de San Francisco sobre a Avaliação da Investigação (DORA). Esta pretende evidenciar e ver reconhecida a necessidade de melhorar os critérios com que são avaliados os resultados da investigação científica, em particular a cessação da utilização do fator de impacto das revistas científicas (FI) como medida do impacto de uma publicação ou indivíduo, para efeitos de avaliação, promoção ou financiamento. Este movimento foi iniciado em 2012 pela American Society for Cell Biology (BCSP), juntamente com um grupo de editores e de editoras de revistas académicas.
Pretende encorajar os indivíduos e as organizações, preocupados com a avaliação adequada da investigação científica a assinar a “carta aberta”, cujo conteúdo se pode consultar na página da Declaração DORA (http://www.ascb.org/dora/) ou no sítio da Semana do Acesso Aberto (http://www.acessolivre.pt) | | | | | | | | | | | Ano : 2015 (6) | Mes : 01-janeiro (3) | |
O Processo de Bolonha em 2015
The European Higher Education Area in 2015: Bologna Process Implementación ReportEuryidce publicou o seu último relatório sobre o estado de implementação do Processo de Bolonha nos 47 países da Área Europeia de Educação Superior (AEES). Disponibiliza informação quantitativa e qualitativa sobre os principais aspectos das reformas dirigidas a melhorar o funcionamento do AEES. Foi elaborado pelo Eurydice, Eurostat e Eurostudent para a Conferencia de Ministros de Yerevan (14-15 de maio 2015) e supervisionado pelo Grupo de Seguimento de Bolonha.
| | | |
Obras de arte no Google Art Project
O Google através do Art Project disponibiliza em acesso livre 40. 000 obras de arte de museus e galerias de todo o mundo, sendo que o utilizador pode visualizar, comparar, descarregar e partilhar as imagens. Apesar de grandes museus ainda não participarem no projecto encontram-se obras por exemplo de Paula Rego, Boticelli, Bruegel, Rubens, a colecção Berardo, etc. O projecto Cultural Institute disponibiliza ainda mais duas seções « Momentos históricos» com exposições online sobre grandes acontecimentos e « World Wonders» que permite a visualização, através da tecnologia street view, de património cultural da antiguidade e também maravilhas do mundo moderno.
| | | |
Higher Education In The EU: Approaches, Issues And Trends
| | | Mes : 10-outubro (1) | | Esta é uma iniciativa que será levada a cabo por um grupo de investigadores de várias áreas científicas e cujos principais objetivos são: verificar se é possível fazer-se investigação sem recurso a revistas tradicionais baseadas no modelo de subscrição; entender os benefícios da publicação em Acesso Aberto; avaliar o impacto da investigação realizada utilizando os modelos tradicionais no orçamento das Universidades e Bibliotecas. A iniciativa terá início durante a Semana Internacional de Acesso Aberto e irá decorrer durante 30 dias (24.10.2016 – 23.11.2016). Participe e divulgue! Mais informações em: http://30daysfor.science/ | | | Mes : junho (2) | |
Higher Education In The EU: Approaches, Issues And Trends
The performance and quality of higher education has become a vital sign of a country’s capacity to foster its future economic development. The race for talent is currently open on a global scale. In spite of the fact that the United States is still the global leader with 17% of international students, the EU is increasingly popular with the United Kingdom, France and Germany accounting respectively for 13%, 6%, and 6% of world students. Fonte: European Parliamentary Research Service Full Report (PDF; 5.4 MB)
| | | |
Eurydice Brief - Modernisation of Higher Education in Europe: Access, Retention and Employability
The information in this Eurydice Brief is drawn from the report, 'Modernisation of higher education in Europe 2014: access, retention and employability'. The report is the second in a series examining the evolution of the European Commission's modernisation agenda for higher education in Europe. Information for the report was gathered from 36 education systems (all EU Member States, with the exception of Luxembourg and the Netherlands, plus Iceland, Liechtenstein, Montenegro, Norway and Turkey) Date of publication: 27 March 2015.
Full version
| | |
|
Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XsnLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | FileType | xsn | 255 | Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XmlLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | ProgId | InfoPath.Document | 255 | Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XmlLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | ProgId | InfoPath.Document.2 | 255 | Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XmlLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | ProgId | InfoPath.Document.3 | 255 | Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XmlLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | ProgId | InfoPath.Document.4 | 255 | Ver no Browser | /_layouts/images/ichtmxls.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/xlviewer.aspx?listguid={ListId}&itemid={ItemId}&DefaultItemOpen=1 | 0x0 | 0x1 | FileType | xlsx | 255 | Ver no Browser | /_layouts/images/ichtmxls.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/xlviewer.aspx?listguid={ListId}&itemid={ItemId}&DefaultItemOpen=1 | 0x0 | 0x1 | FileType | xlsb | 255 | Instantâneo no Excel | /_layouts/images/ewr134.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/xlviewer.aspx?listguid={ListId}&itemid={ItemId}&Snapshot=1 | 0x0 | 0x1 | FileType | xlsx | 256 | Instantâneo no Excel | /_layouts/images/ewr134.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/xlviewer.aspx?listguid={ListId}&itemid={ItemId}&Snapshot=1 | 0x0 | 0x1 | FileType | xlsb | 256 |
|
|