IPBeja - Biblioteca
IPBeja > Unidades Orgânicas > Biblioteca

  
Ver: 
CorpoFiltroEditar
Expandir/Fechar Ano : 2016 ‎(4)
Expandir/Fechar Mes : 01-janeiro ‎(1)
OECD (2015), Social Impact Investment: Building the Evidence Base, OECD Publishing, Paris. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264233430-en  (só para leitura) Para ter acesso ao formato PDF solicite o documento para o email da Biblioteca (biblioteca@ipbeja.pt).
 
Expandir/Fechar Mes : 10-outubro ‎(3)
Num contexto em que as métricas de avaliação da investigação são cada vez mais debatidas e surgem novas formas de avaliação sobretudo relacionadas com as novas formas de disponibilizar a informação científica (métricas alternativas) surge a Declaração de San Francisco sobre a Avaliação da Investigação (DORA). Esta pretende evidenciar e ver reconhecida a necessidade de melhorar os critérios com que são avaliados os resultados da investigação científica, em particular a cessação da utilização do fator de impacto das revistas científicas (FI) como medida do impacto de uma publicação ou indivíduo, para efeitos de avaliação, promoção ou financiamento. Este movimento foi iniciado em 2012 pela American Society for Cell Biology (BCSP), juntamente com um grupo de editores e de editoras de revistas académicas. Pretende encorajar os indivíduos e as organizações, preocupados com a avaliação adequada da investigação científica a assinar a “carta aberta”, cujo conteúdo se pode consultar na página da Declaração DORA (http://www.ascb.org/dora/) ou no sítio da Semana do Acesso Aberto (http://www.acessolivre.pt)
 
Veja o vídeo disponível em https://vimeo.com/88160156?ref=fb-share&1
 
Informação determinante para orientar e reforçar as estratégias das instituições de ensino superior e dos investigadores na área da produção científica e da sua difusão, porque o impacto da visibilidade mundial dessa produção é do investigador e da instituição que a dissemina e a torna acessível ao público e a põe ao serviço da comunidade. O estudo foi publicado pela SIMBA (Simba Information is the leading authority for market intelligence and forecasts in the information and media industries) e não está em livre acesso pelo que citamos um artigo que está disponível em https://universoabierto.com/2016/10/19/la-tasa-de-crecimiento-de-los-articulo-de-acceso-abierto-sera-el-doble-que-la-del-resto-de-toda-la-investigacion-publicada/
 
Expandir/Fechar Ano : 2015 ‎(6)
Expandir/Fechar Mes : 01-janeiro ‎(3)
 
O Processo de Bolonha em 2015
 

The European Higher Education Area in 2015: Bologna Process Implementación Report
Euryidce publicou o seu último relatório sobre o estado de implementação do Processo de Bolonha nos 47 países da Área Europeia de Educação Superior (AEES). Disponibiliza informação quantitativa e qualitativa sobre os principais aspectos das reformas dirigidas a melhorar o funcionamento do AEES. Foi elaborado pelo Eurydice, Eurostat e Eurostudent para a Conferencia de Ministros de Yerevan (14-15 de maio 2015) e supervisionado pelo Grupo de Seguimento de Bolonha.
 
 
 
 
Obras de arte no Google Art Project
 

O Google através do Art Project disponibiliza em acesso livre 40. 000 obras de arte de museus e galerias de todo o mundo, sendo que o utilizador pode visualizar, comparar, descarregar e partilhar as imagens. Apesar de grandes museus ainda não participarem no projecto encontram-se obras por exemplo de Paula Rego, Boticelli, Bruegel, Rubens, a colecção Berardo, etc. O projecto Cultural Institute disponibiliza ainda mais duas seções «Momentos históricos» com exposições online sobre grandes acontecimentos e «World Wonders» que permite a visualização, através da tecnologia street view, de património cultural da antiguidade e também maravilhas do mundo moderno.
 
 
 
 
Higher Education In The EU: Approaches, Issues And Trends
 

A partir do dia 1 de Maio pode aceder a todos os conteúdos da base Emerald eJournals Premier (mais de 300 títulos internacionais) até ao dia 30 de Junho de 2015 através do link www.emeraldinsight.com
 
 
 
Expandir/Fechar Mes : 10-outubro ‎(1)
Esta é uma iniciativa que será levada a cabo por um grupo de investigadores de várias áreas científicas e cujos principais objetivos são: verificar se é possível fazer-se investigação sem recurso a revistas tradicionais baseadas no modelo de subscrição; entender os benefícios da publicação em Acesso Aberto; avaliar o impacto da investigação realizada utilizando os modelos tradicionais no orçamento das Universidades e Bibliotecas. A iniciativa terá início durante a Semana Internacional de Acesso Aberto e irá decorrer durante 30 dias (24.10.2016 – 23.11.2016). Participe e divulgue! Mais informações em: http://30daysfor.science/
 
Expandir/Fechar Mes : junho ‎(2)
 
Higher Education In The EU: Approaches, Issues And Trends
 

The performance and quality of higher education has become a vital sign of a country’s capacity to foster its future economic development. The race for talent is currently open on a global scale. In spite of the fact that the United States is still the global leader with 17% of international students, the EU is increasingly popular with the United Kingdom, France and Germany accounting respectively for 13%, 6%, and 6% of world students.

Fonte: European Parliamentary Research Service

Full Report (PDF; 5.4 MB)
 
 
 
 
Eurydice Brief - Modernisation of Higher Education in Europe: Access, Retention and Employability
 

The information in this Eurydice Brief is drawn from the report, 'Modernisation of higher education in Europe 2014: access, retention and employability'. The report is the second in a series examining the evolution of the European Commission's modernisation agenda for higher education in Europe. Information for the report was gathered from 36 education systems (all EU Member States, with the exception of Luxembourg and the Netherlands, plus Iceland, Liechtenstein, Montenegro, Norway and Turkey) Date of publication: 27 March 2015.

Full version
 
©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica