 Ano : 2019 (7) |  Mes : 01-janeiro (2) |  | Sessões de formação online, para autores/investigadores «Como publicar em Acesso Aberto», no âmbito dos Acordos Transformativos b-on.
Descrição: Demonstração do processo de submissão, author journey/workflow, para publicação de artigos em acesso aberto ao abrigo dos acordos transformativos da b-on.
Vídeos disponíveis em:
Canal Educast público (Educast Manager - Channel «Vídeo Resources for b-on Users»
Link: https://www.b-on.pt/e-learning/
| | |  | Para o triénio 2022-2024 a b-on negociou com a maioria dos seus editores acordos de modo a proporcionar, aos autores das instituições membro da B-ON, condições vantajosas para publicação em acesso aberto.
Os detalhes de cada acordo poderão ser consultados no link abaixo:
https://www.b-on.pt/acesso-aberto/#acessoaberto | | |  Mes : 07-julho (5) |  | O Journal Impact Factors (JCR) será expandido para todos os periódicos da Web of Science Core Collection, incluindo Artes e Humanidades.
Todos os periódicos da Web of Science Core Collection™ receberão um Journal Impact Factor (JIF)™. Isso significa expandir o JIF do Science Citation Index Expanded (SCIE)™ e do Social Science Citation Index (SSCI)™ para incluir periódicos do Arts and Humanities Citation Index (AHCI)™ e o multidisciplinar Emerging Sources Citation Index (ESCI)™.
https://clarivate.com/blog/clarivate-announces-changes-to-the-2023-journal-citation-reports-release/ | | |  | Acordo para alteração das práticas de avaliação científica, valorizando a Ciência Aberta, a diversidade da avaliação e a valorização de critérios qualitativos.
«Our vision is that the assessment of research, researchers and research organisations recognises the diverse outputs, practices and activities that maximise the quality and impact of research. This
requires basing assessment primarily on qualitative judgement, for which peer review is central, supported by responsible use of quantitative indicators. (...)" | |  |  | Como destacado nos documentos, uma iniciativa europeia dedicada a melhorar a avaliação da investigação pode ser vista como uma oportunidade para as universidades considerarem a melhor forma de equilibrar as várias atividades dos académicos na sua avaliação. | |  |  | Os HKPs foram desenvolvidos como parte da 6ª Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa, com foco sobre a necessidade de impulsionar o aprimoramento da pesquisa, garantindo que os pesquisadores sejam explicitamente reconhecidos e recompensados por atitudes que fortalecem a integridade. | |  |  | Relatórios propõem reformas na avaliação, para incluir critérios que levem em consideração paradigmas da Ciência Aberta.
"Towards a reform of the research assessment system"
https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/36ebb96c-50c5-11ec-91ac-01aa75ed71a1/language-en | |  |  Ano : 2017 (1) |  Mes : 12-dezembro (1) |  | Trends 2018 examines how learning and teaching at European higher education institutions evolves in the context of changing demands, technological and societal development, and European- and national-level policies and reforms. This EUA flagship report gathers data from more than 300 higher education institutions in 48 European countries.
Disponível em: https://eua.eu/downloads/publications/trends-2018-learning-and-teaching-in-the-european-higher-education-area.pdf | | |  Ano : 2016 (4) |  Mes : 01-janeiro (1) |  | | |  |  Mes : 10-outubro (3) |  | Num contexto em que as métricas de avaliação da investigação são cada vez mais debatidas e surgem novas formas de avaliação sobretudo relacionadas com as novas formas de disponibilizar a informação científica (métricas alternativas) surge a Declaração de San Francisco sobre a Avaliação da Investigação (DORA). Esta pretende evidenciar e ver reconhecida a necessidade de melhorar os critérios com que são avaliados os resultados da investigação científica, em particular a cessação da utilização do fator de impacto das revistas científicas (FI) como medida do impacto de uma publicação ou indivíduo, para efeitos de avaliação, promoção ou financiamento. Este movimento foi iniciado em 2012 pela American Society for Cell Biology (BCSP), juntamente com um grupo de editores e de editoras de revistas académicas.
Pretende encorajar os indivíduos e as organizações, preocupados com a avaliação adequada da investigação científica a assinar a “carta aberta”, cujo conteúdo se pode consultar na página da Declaração DORA (http://www.ascb.org/dora/) ou no sítio da Semana do Acesso Aberto (http://www.acessolivre.pt) | |  |  | | |  |  | | |  |  Ano : 2015 (6) |  Mes : 01-janeiro (3) |  |
O Processo de Bolonha em 2015
The European Higher Education Area in 2015: Bologna Process Implementación ReportEuryidce publicou o seu último relatório sobre o estado de implementação do Processo de Bolonha nos 47 países da Área Europeia de Educação Superior (AEES). Disponibiliza informação quantitativa e qualitativa sobre os principais aspectos das reformas dirigidas a melhorar o funcionamento do AEES. Foi elaborado pelo Eurydice, Eurostat e Eurostudent para a Conferencia de Ministros de Yerevan (14-15 de maio 2015) e supervisionado pelo Grupo de Seguimento de Bolonha.
| |  |  |
Obras de arte no Google Art Project
O Google através do Art Project disponibiliza em acesso livre 40. 000 obras de arte de museus e galerias de todo o mundo, sendo que o utilizador pode visualizar, comparar, descarregar e partilhar as imagens. Apesar de grandes museus ainda não participarem no projecto encontram-se obras por exemplo de Paula Rego, Boticelli, Bruegel, Rubens, a colecção Berardo, etc. O projecto Cultural Institute disponibiliza ainda mais duas seções « Momentos históricos» com exposições online sobre grandes acontecimentos e « World Wonders» que permite a visualização, através da tecnologia street view, de património cultural da antiguidade e também maravilhas do mundo moderno.
| |  |  |
Higher Education In The EU: Approaches, Issues And Trends
| |  |  Mes : 10-outubro (1) |  | Esta é uma iniciativa que será levada a cabo por um grupo de investigadores de várias áreas científicas e cujos principais objetivos são: verificar se é possível fazer-se investigação sem recurso a revistas tradicionais baseadas no modelo de subscrição; entender os benefícios da publicação em Acesso Aberto; avaliar o impacto da investigação realizada utilizando os modelos tradicionais no orçamento das Universidades e Bibliotecas. A iniciativa terá início durante a Semana Internacional de Acesso Aberto e irá decorrer durante 30 dias (24.10.2016 – 23.11.2016). Participe e divulgue! Mais informações em: http://30daysfor.science/ | |  |  Mes : junho (2) |  |
Higher Education In The EU: Approaches, Issues And Trends
The performance and quality of higher education has become a vital sign of a country’s capacity to foster its future economic development. The race for talent is currently open on a global scale. In spite of the fact that the United States is still the global leader with 17% of international students, the EU is increasingly popular with the United Kingdom, France and Germany accounting respectively for 13%, 6%, and 6% of world students. Fonte: European Parliamentary Research Service Full Report (PDF; 5.4 MB)
| | |  |
Eurydice Brief - Modernisation of Higher Education in Europe: Access, Retention and Employability
The information in this Eurydice Brief is drawn from the report, 'Modernisation of higher education in Europe 2014: access, retention and employability'. The report is the second in a series examining the evolution of the European Commission's modernisation agenda for higher education in Europe. Information for the report was gathered from 36 education systems (all EU Member States, with the exception of Luxembourg and the Netherlands, plus Iceland, Liechtenstein, Montenegro, Norway and Turkey) Date of publication: 27 March 2015.
Full version
| | |
|
Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XsnLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | FileType | xsn | 255 | Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XmlLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | ProgId | InfoPath.Document | 255 | Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XmlLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | ProgId | InfoPath.Document.2 | 255 | Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XmlLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | ProgId | InfoPath.Document.3 | 255 | Editar no Browser | /_layouts/images/icxddoc.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/formserver.aspx?XmlLocation={ItemUrl}&OpenIn=Browser | 0x0 | 0x1 | ProgId | InfoPath.Document.4 | 255 | Ver no Browser | /_layouts/images/ichtmxls.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/xlviewer.aspx?listguid={ListId}&itemid={ItemId}&DefaultItemOpen=1 | 0x0 | 0x1 | FileType | xlsx | 255 | Ver no Browser | /_layouts/images/ichtmxls.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/xlviewer.aspx?listguid={ListId}&itemid={ItemId}&DefaultItemOpen=1 | 0x0 | 0x1 | FileType | xlsb | 255 | Instantâneo no Excel | /_layouts/images/ewr134.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/xlviewer.aspx?listguid={ListId}&itemid={ItemId}&Snapshot=1 | 0x0 | 0x1 | FileType | xlsx | 256 | Instantâneo no Excel | /_layouts/images/ewr134.gif | /UnidadesOrganicas/biblioteca/_layouts/xlviewer.aspx?listguid={ListId}&itemid={ItemId}&Snapshot=1 | 0x0 | 0x1 | FileType | xlsb | 256 |
|
|