IPBeja - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
IPBeja > Escolas > Escola Superior de Tecnologia e Gestão

História

A ESTIG foi criada em 1991 (Decreto-Lei nº 40791, de 21 de Janeiro). Neste diploma determinava-se que as suas actividades fossem financiadas por receitas próprias, subsídios, comparticipações de empresas e de câmaras localizadas na área geográfica de influência da escola.

Este modelo de financiamento inicialmente previsto impediu o início das suas actividades até à publicação do Decreto-Lei n.º 304/94, de 19 de Dezembro, que aplicou à ESTIG o disposto na lei geral vigente em matéria de Ensino Superior Politécnico, designadamente quanto a financiamento.

A instalação da ESTIG iniciou-se em finais de 1995 com a nomeação do Director. Posteriormente, o Ministério da Educação, reenquadrou os cursos existentes no IPB e transferiu para a ESTIG quatro cursos que foram propostos e/ou se encontravam em funcionamento nas outras duas escolas do IPB.

Apesar de ter entrado em funcionamento no ano lectivo de 1995/96, a ESTIG conheceu já várias etapas no desenvolvimento dos seus programas académicos no sentido de lhes conferir maior flexibilidade e actualização.

No ano lectivo de 1995/1996 foi iniciado o processo de revisão dos cursos transferidos das outras unidades orgânicas do IPB para a ESTIG.

As alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo, resultante da Lei nº 115/97, de 19 de Setembro, possibilitou à ESTIG em 1998/1999 a organização dos seis bacharelatos segundo o modelo biétapico (cursos organizados em dois ciclos terminais, o primeiro de três anos e o segundo de duração variável consoante a área científica).

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica